Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Oficina das Árvores e dos Avós na Biblioteca Municipal

2015-02-25

 

Decorreu nos dias 21 e 22 a Oficina das Árvores e dos Avós. A atividade inseriu-se na comemoração do 11º aniversário da Biblioteca Municipal.

Com base no meio ambiente envolvente (florestas, quintais ou jardins) as crianças foram desafiadas à leitura, ou mais ainda, a experimentar e sentir os livros, a pensar e a imaginar.

E como? Fazendo uma abordagem diferente, inovadora e estimulante da leitura, cruzando vários tipos de expressões, como a escrita criativa, a ilustração, a poesia, as artes plásticas, proporcionando-lhes experiências estéticas, poéticas, sensoriais e imaginativas.

Ao longo de três sessões, as crianças do 3º ano da Escola Básica de Mortágua assumiram o papel de escritores e ilustradores. Não meros leitores mas também criadores.

À volta de uma espécie de instalação artística, rodeados de livros, frutos, objetos, relacionados com as árvores, as crianças criaram desenhos, poemas, histórias de fantasia, e puderam viver também uma experiência estética.

“Ler é sentir e para interpretar um livro temos que ler o mundo”, referiu Marina Palácio, dinamizadora da atividade. Para quem é importante que o livro não seja apenas lido de uma forma teórica, ler por ler, mas percebendo que é um campo aberto à imaginação e criatividade, um território de descoberta, experimentação e partilha.

A Oficina funciona como um laboratório e as crianças são os cientistas à descoberta das sensações e emoções do mundo que as rodeia. Convocando todos os sentidos, descobrindo que os livros têm cheiros, que as cores transmitem estados de espírito, que as árvores têm idade e memória, contam histórias, à semelhança das histórias contadas pelos nossos avós.

Através da leitura, escrita e expressão artística, as crianças foram também sensibilizadas para a preservação das árvores e para uma relação afetiva com a natureza. Desenhar (plantar) uma horta imaginando a visão de um pássaro a partir do céu e desenhar uma árvore ao vivo, foram dois dos desafios lançados às crianças.

As crianças demostraram um grande interesse e muita interação nas atividades, o que significa que os objetivos foram plenamente alcançados.

A comemoração do aniversário da Biblioteca Municipal continua no próximo dia 28, pelas 21 horas, com o espetáculo “Palavras Musicadas”, no Centro de Animação Cultural.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade