Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



1ª Mostra de Curtas Metragens de Mortágua

2015-02-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 13 a 1ª Mostra de Curtas Metragens de Mortágua, numa iniciativa promovida pelo Município de Mortágua. Pela sala do Centro de Animação Cultural passaram oito produções, de autores nacionais e estrangeiros. A seleção e apresentação esteve a cargo de jovens com formação na área dos Audiovisuais, Multimédia, Fotografia, e com alguns trabalhos já no currículo.

Entre eles estiveram três jovens de Mortágua, Jérémy Pouivet, David Silva e David Mendes, que em comum têm a paixão pela captação da imagem, pela realização, de tal forma que optaram por seguir cursos académicos ligados a estas áreas.

A apresentação de cada curta foi complementada com explicações sobre o trabalho que está por detrás da produção de um filme, desde o storyboard, o desenvolvimento da ideia, a iluminação, o cenário, o som, entre outros aspetos.

Para além de curtas assinadas por autores estrangeiros consagrados, como Wes Anderson e Christopher Nolan, foram exibidas duas curtas de autores nacionais. Uma delas intitulada “Aqui jaz a minha casa”, realizado por Rui Pilão, que retrata de uma forma crua e dura o fenómeno do despovoamento do interior transmontano. Trata-se de um filme de choque, que termina com a imagem do último habitante a cavar a sua própria sepultura, numa alusão ao isolamento e solidão das gentes que vivem no Portugal profundo.

O autor não pôde estar presente mas falou deste seu trabalho através de um depoimento gravado, tendo contado acerca das dificuldades que encontrou para produzir um filme sem orçamento, sem grandes meios técnicos, mas como com imaginação e engenho conseguiu ultrapassá-las, dizendo que o segredo é a força de vontade, é nunca desistir.

A outra curta nacional foi “Ana”, um trabalho da dupla viseense Rui Costa e Paulo Varela. Este filme, rodado na cidade de Viseu, surgiu no âmbito de um festival de cinema de curtas metragens a que concorreram. Os autores tiveram que produzir um filme em 48 horas, sendo o tema a autopsicografia de Fernando Pessoa.

A adesão e aceitação do público a esta primeira Mostra foi muito interessante, tratando-se de um formato diferente do chamado filme convencional, desde logo pela duração, normalmente de apenas alguns minutos.

No final da apresentação, o Vereador da Cultura, Paulo Oliveira, referiu que esta mostra cumpriu um dos objetivos do Município “que é promover os jovens talentos que temos no concelho”. Afirmou que há muitos jovens com talento e criatividade em Mortágua nas mais diversas áreas, desde a música, teatro, audiovisuais, artesanato, que muitas vezes estão escondidos ou são desconhecidos, “mas que é necessário trazer á luz do dia, ao conhecimento público”, disse, deixando palavras de incentivo e o desafio aos jovens para que divulguem o seu processo criativo, podendo contar com a abertura e disponibilidade da Câmara Municipal.

Nesse sentido lembrou várias iniciativas que têm sido promovidas pelo Município ou com a sua colaboração, que têm contribuído para revelar ou despertar o talento de jovens e menos jovens, através de exposições, eventos musicais, feiras temáticas. No ano passado alguns jovens de Mortágua tiveram também oportunidade de apresentar “curtas” no intervalo das sessões de cinema, que constituiu o pré-lançamento desta primeira mostra.

A Câmara Municipal pretende dar continuidade à iniciativa, com a expectativa que na próxima edição vão aparecer jovens mortaguenses a produzir e a mostrar as suas próprias criações.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade