Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Carnaval Escolar encheu as ruas de colorido e alegria

2015-02-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Saiu à rua, no passado dia 13, o tradicional Carnaval Escolar que encheu as ruas de Mortágua de alegria, colorido e animação. O desfile integrou as crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo da Escola Básica de Mortágua/Centro Educativo, da Creche da Santa Casa da Misericórdia, da Creche e Pré-Escolar do Jardim-Escola João de Deus, num total de cerca de 500 pequenos foliões.

As crianças da Creche, dada a sua idade, foram transportadas em carros decorados a preceito, acompanhadas pelas Educadoras e Funcionárias, enquanto as restantes fizeram o trajecto a pé, agrupadas por anos.

O tempo deu uma preciosa ajuda, já que não choveu e a temperatura apresentou-se amena, criando todas as condições para que o desfile decorresse com toda a normalidade e em clima de festa. O desfile percorreu as ruas Tomás da Fonseca, Dr. João Lopes de Morais, Av. Assis e Santos e Dr. José Lopes de Oliveira, tendo sido presenciado por centenas de pessoas.

Ao som de música carnavalesca, as crianças extravasaram toda a sua alegria, irreverência e entusiasmo, exibindo com orgulho e vivacidade as suas roupas de fantasia, lançando serpentinas e papelinhos de cor.

Pais e familiares concentraram-se ao longo do desfile, acompanhando os seus filhos e netos, e aproveitaram para registar em foto ou filme aquele momento único para mais tarde recordar.

As crianças do Centro Educativo prestaram um tributo à “Natureza”, nomeadamente à Floresta e á Água, transmitindo a mensagem, dirigida a toda a comunidade, de que é necessário proteger e preservar os recursos naturais.

As da Pré vestiram-se de abelhinhas, joaninhas e flores; por sua vez as do 1º Ciclo apresentaram fatos e adereços que aludiam aos cogumelos, às árvores, ao mar e à água. O “sol” foi o tema retratado pelas crianças da Creche. Na confecção dos fatos foi privilegiada a utilização de materiais reciclados, desde panos, plástico, papel, denotando muita criatividade.

O tema do desfile enquadra-se nos projectos de natureza ambiental que o Agrupamento de Escolas vem desenvolvendo. Recentemente o Agrupamento de Escolas viu aprovada a sua inscrição no Programa Eco-Escolas, que está vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.

Como tem sido habitual, as crianças da Creche e da Pré do Jardim-Escola João de Deus associaram-se ao desfile e apresentaram vestidos muito coloridos, já que os “palhaços” foi o tema escolhido para o seu desfile.

É sempre com um carinho especial que os Mortaguenses assistem à passagem do Carnaval Escolar, pois ninguém fica indiferente à alegria contagiante das crianças.

Está de parabéns a comunidade educativa por continuar a manter viva a tradição do Carnaval entre nós, sendo de realçar o trabalho e a dedicação dos Pais que foram os principais responsáveis pela confecção dos fatos.

O desfile foi organizado pelo Agrupamento de Escolas de Mortágua, com a colaboração da Câmara Municipal (som de rua) e da GNR (controle do trânsito).


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade