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Índice > Educação 



Alunos do 12º ano participaram numa sessão de esclarecimento sobre acesso ao Ensino Superior

2015-01-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Realizou-se no passado dia 26 uma sessão de esclarecimento sobre acesso ao Ensino Superior dirigida aos alunos que estão a frequentar o 12º ano do Agrupamento de Escolas de Mortágua. A iniciativa decorreu no auditório da EB2.3 e foi promovida pelo Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida” e Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas, no âmbito do Programa de Orientação Escolar e Profissional.

A ação contou com a presença de Maria da Conceição Pereira, do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (Viseu), que esclareceu os alunos sobre os vários passos num processo de candidatura on line, as provas de ingresso, os exames nacionais, os pré-requisitos, as diferenças entre a 1ª e a 2ª fase do concurso nacional, e alertou para alguns erros ou distrações mais comuns que cometem os alunos no ato de inscrição.

Para que o esclarecimento fosse o mais completo possível, fizeram-se várias simulações de candidaturas ao Ensino Superior, com os alunos a indicarem vários cursos, médias, provas de ingresso, antecipando já possíveis cenários pessoais.

Ao mesmo tempo os alunos puderam colocar questões, tirar e dissipar dúvidas, o que certamente irá facilitar o seu trabalho no momento em que tiverem de fazer a sua candidatura, o que acontecerá dentro de poucos meses.

Aquela responsável avisou para algumas premissas que os estudantes devem observar antes da candidatura, nomeadamente “consultar o guia das provas de ingresso antes de se inscreverem para os exames nacionais, saber quais são as notas mínimas para o curso que pretendem seguir, saber se são exigidos pré-requisitos, como testes físicos ou outros”.

Lembrou ainda que o guia de candidatura, por norma, sai uns dias antes do concurso, e só nessa altura o aluno sabe qual é a fórmula de cálculo e a nota mínima exigível naquele curso. Por essa razão, um indicador a ter em conta, pelo menos em termos de referência, é a nota do último aluno que entrou no curso no ano anterior.

A responsável salientou que é importante que os alunos façam uma candidatura “muito racional e ponderada” e deixou o conselho para que, antes da candidatura, façam o “trabalho de casa”.

“Uma coisa é querer ir para um determinado curso, outra coisa é saber de antemão se tem nota mínima para entrar nesse curso. Acontece até às vezes os alunos fazerem exames cujas provas de ingresso não correspondem nada aquilo que eles querem”, disse.

O papel do Gabinete de Acesso, enfatizou, é ajudar e orientar os alunos, esclarecer dúvidas, mas nunca interferindo na sua escolha, tendo o aluno total autonomia e responsabilidade da decisão: “Os alunos que vão fazer a candidatura junto do nosso Gabinete têm que estar cientes que não vão levar nenhuma “lavagem ao cérebro”, muito pelo contrário. A responsabilidade da decisão cabe só ao aluno”.

Aquela responsável referiu que o Gabinete tem sempre as portas abertas para receber e esclarecer os alunos: “Estamos sempre disponíveis para ajudar, inclusive para vir às escolas, se for necessário”.

Alexandra Reis, aluna do 12ºano, área de Humanidades, referiu que a sessão foi muito proveitosa: “Tinha algumas dúvidas mas com esta palestra fiquei mais esclarecida e não tanto assustada com o ingresso no Ensino Superior”. Ficou a saber por exemplo, “que há cursos que dão mais importância à média do Secundário ou à média dos exames, isso eu não sabia”.

Esta sessão faz parte de um conjunto mais amplo de ações promovidas pelo Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, tendo como objetivo apoiar os alunos no processo de tomada de decisão quanto às suas futuras opções académicas e vocacioanais.

 

 


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