Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Marcha do Bolo Rei Solidário mobilizou centenas de pessoas por uma causa maior

2014-12-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foram muitos os mortaguenses que quiseram participar na Marcha do Bolo Rei Solidário que teve lugar no passado domingo (dia 21), numa iniciativa promovida pelo Município.

Os participantes começaram a chegar aos poucos e em grupos ao Parque das Nogueiras, o local aprazado para a concentração. O primeiro dia de inverno trouxe uma surpresa, pois o sol já raiava e prometia uma caminhada agradável. A grande maioria dos participantes vinha trajada de Pai Natal ou pelo menos com o tradicional barrete vermelho, embora não fosse o mais importante, mas sim a presença e a vontade de apoiar uma boa causa.

Antes da partida os participantes realizaram alguns exercícios de aquecimento, com a colaboração do Ginásio Morfit. À frente do desfile seguiu um trio musical, composto por bombos e acordeonista, que animou a caminhada e pôs muita gente a cantar e a dançar, esquecendo assim o frio. O desfile percorreu a Rua Dr. João Lopes de Morais, Rua Tomás da Fonseca, Avenida Assis e Santos, Caniveta, zona escolar, regressando novamente á Avenida Assis e Santos, Rua Dr. José Lopes de Oliveira, Rua da Gandarada, Avenida dos Bombeiros e finalmente chegada à Praça do Município, por volta das 11 horas.

A acompanhar os participantes esteve ainda uma equipa da estação televisiva SIC que realizou várias filmagens e entrevistas, tendo a reportagem sido exibida nos telejornais da uma hora e das oito da noite.

A animação continuou na Praça do Município, com os participantes a serem convidados para uma sessão de Zumba, dinamizada pela Cogit`Arte.

Entretanto já se preparava a instalação do mega bolo rei com cerca de 30 metros de comprimento, fabricado e oferecido pela Pastelaria Salinas, de Mortágua. O Presidente da Câmara Municipal, também vestido de Pai Natal, acompanhado pelo Provedor da Santa Casa, Dr. Vítor Fernandes, foi convidado a cortar a primeira fatia, deixando a sua contribuição.

De seguida todos os participantes na caminhada e demais pessoas foram convidadas a provar o saboroso bolo rei tradicional. Cada pessoa contribuiu com o que quis. No final a receita apurada ultrapassou os mil euros.

O Provedor da Santa Casa, Dr. Vítor Fernandes, dirigiu agradecimentos á Câmara Municipal pela iniciativa e à Pastelaria Salinas por se ter associado à mesma, e às pessoas que decidiram trocar o quentinho da cama por uma caminhada solidária em plena manhã de inverno.

O Centro de Atividades Ocupacionais proporciona um variado conjunto de atividades que visam o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e emocionais das pessoas com deficiência, que abrangem as áreas das madeiras, tapeçaria, expressão plástica, expressão corporal, ateliê de música, atividades da vida diária e cuidados de autoimagem.

No entanto, explica o Provedor da Instituição, debate-se com a falta de condições adequadas, em termos de espaço, para o desenvolvimento das suas atividades. “Precisamos de aumentar as instalações do CAO para poder diversificar e responder às especificidades dos utentes e dessa forma aproveitar ao máximo as suas capacidades” .

Sobre a iniciativa, refere que a mesma ajudou a “aproximar a comunidade da instituição, dando a conhecer o seu trabalho, sendo ao mesmo tempo uma forma da instituição se abrir à comunidade”.

“É importante que as pessoas percebam que os deficientes são pessoas como nós, com as suas limitações e dificuldades, mas acima de tudo são seres humanos. E nesse sentido é bom que eles estejam aqui, que a população conviva com eles e eles convivam com a população, porque é desta forma que se promove a sua integração”, sublinhou.

José Vilareto, gerente da Pastelaria Salinas referiu que já é habitual associarem-se a causas sociais. “ Em todos os concelhos onde estamos instalados costumamos fazer este tipo de eventos, que reverte sempre a favor de uma instituição ou de alguém que precisa da nossa ajuda”.

Para fazer o bolo foram precisos 100 quilos de massa. “Demorou a fazer cerca de doze horas, começámos ontem às oito da noite e acabámos hoje às oito da manhã”.

Um trabalho e um tempo que considera bem gasto. “Fazemos com todo o gosto e nesta altura do ano com um carinho especial”.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, referiu que “não há melhor forma de celebrar e evocar o Natal do que mostrar a nossa solidariedade e o nosso apoio aos que sofrem e aos que precisam da nossa ajuda”.

E sublinhou o mérito de uma iniciativa que conseguiu juntar a celebração do Natal, o desporto e a solidariedade num só evento. “Tenho de felicitar as pessoas de Mortágua que mostraram aqui o que para nós não é nenhuma novidade, que são pessoas com um grande coração, muito solidárias e que quando são chamados para apoiar causas sociais respondem de forma pronta. Como Presidente da Câmara só posso ter orgulho neste povo e sentir-me feliz”.

Júlio Norte lembrou que o Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais foi um projeto ao qual esteve diretamente ligado, no seu lançamento e na sua conclusão, porquanto era na altura Provedor da Santa Casa.

“Lutei muito para que fosse uma realidade, mas também foi um enorme desafio, quer em termos financeiros quer em termos de abordagem de uma nova área de intervenção. A nossa preocupação era dar resposta a uma necessidade fundamental que tínhamos no nosso concelho. Felizmente conseguimos erguer a obra e hoje está a funcionar, proporcionando qualidade de vida e contribuindo para a integração social dos cidadãos deficientes”.

Segundo Júlio Norte, esta obra social também foi feita a pensar no apoio de retaguarda às famílias que têm pessoas com deficiência a seu cargo, “de forma a que pudessem levar uma vida mais tranquila, no fundo pudessem viver a sua própria vida, sabendo que elas estão bem entregues, que vão ter quem cuide delas no futuro”.

Relativamente ao funcionamento do CAO, adianta que a Câmara Municipal já aprovou a cedência da antiga Escola Primária de Vila Meã para apoio às atividades ocupacionais, faltando apenas aprovar e assinar o protocolo com a instituição, o que deverá acontecer logo no início do próximo ano.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade