Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



TEM apresentou dois espetáculos junto da comunidade portuguesa no Luxemburgo

2014-12-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

O TEM - Teatro Experimental de Mortágua deslocou-se ao Luxemburgo nos dias 29 e 30 de novembro, onde apresentou dois espetáculos no âmbito da 1ª Mostra de Teatro Lusofóna, organizada pela Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL).

Esta presença do TEM em terras luxemburguesas integrou-se também na comemoração dos 10 anos da geminação entre Mortágua e Wormeldange.

No dia 29, apresentou a peça “É Urgente o Amor” no Centro Cultural de Wormeldange, com a presença de cerca de 250 pessoas, sendo uma das maiores enchentes ali registada. A assistência era constituída maioritariamente por Mortaguenses, oriundos da região da Comuna de Wormeldange e de vários locais do Luxemburgo. No jantar e espetáculo que se seguiu, estiveram presentes várias entidades: Burgomestre de Wormeldange, Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Embaixador de Portugal no Luxemburgo, Presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, Presidente da Comissão de Geminação e responsáveis da União Desportiva Portuguesa de Wormeldange.

 
 

Os nossos emigrantes puderam assistir a um espetáculo de comédia e drama, recheado de momentos de boa disposição, a um serão cultural bem passado, vivido num ambiente de grande calor humano e convivência fraterna.

No final, entre calorosos aplausos, viram-se também algumas lágrimas nos rostos, num misto de sentimentos, de alegria, emoção e saudade. Os atores vieram ao palco para a despedida, recebendo uma forte ovação do público, demonstrando o seu agrado pela qualidade artística do trabalho apresentado.

Esta peça já valeu ao TEM vários prémios em festivais de teatro, como Melhor Espetáculo, Melhor Cenografia, Melhor Encenação, Melhor Ator, Melhor Atriz, entre outros.

O Presidente da Direção do TEM subiu ao palco para oferecer um troféu da peça ao Presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo e entregar algumas lembranças à União Desportiva Portuguesa de Wormeldange, que apoiou em toda a organização da deslocação do TEM ao Luxemburgo.

Aproveitou o momento para dirigir algumas palavras aos presentes, começando por lembrar que a última vez que o TEM tinha estado no Luxemburgo foi há cerca de 24 anos. De seguida dirigiu agradecimentos à Comuna de Wormeldange, à Câmara Municipal de Mortágua, à Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, que fez o convite ao TEM, e à União Desportiva Portuguesa de Wormeldange, pelo apoio logístico e não só, que prestou durante toda a estadia.

O Presidente da Direção da UDP, Horácio Martins, agradeceu a presença do TEM e o apoio da Comuna de Wormeldange e da Câmara Municipal de Mortágua, bem como o apoio das famílias que acolheram em suas casas os elementos do TEM durante os dois dias da estadia.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, também dirigiu algumas palavras, dizendo sentir-se muito feliz e ao mesmo tempo emocionado por estar junto dos seus conterrâneos no Luxemburgo. “Nestes momentos é sobretudo o coração que fala, a amizade, os afetos, as saudades”, disse.

Aproveitou o momento para informar que o Município de Mortágua já tem a funcionar o Gabinete de Apoio ao Emigrante, explicando que é um serviço de apoio tanto para os emigrantes que estão a residir no estrangeiro como para os que entretanto já regressaram a Portugal, e que a sua função é ajudar a agilizar processos e a resolver assuntos relacionados com a emigração.

Disse que as portas do seu gabinete estarão sempre abertas aos emigrantes, que a partir de agora podem contar também com este gabinete especifico para tratar dos mais diversos assuntos.

Júlio Norte afirmou que não esquece o contributo que as sucessivas gerações de emigrantes deram ao desenvolvimento de Mortágua. “Os emigrantes não podem ser lembrados quando vêm no verão, mas devem ser lembrados durante todos os dias do ano”. Por isso mesmo, adiantou, “a Câmara Municipal irá prestar, em tempo oportuno, uma merecida e devida homenagem aos emigrantes Mortaguenses”.

Procedeu depois à entrega, ao Presidente da Direção da União Desportiva Portuguesa de Wormeldange (UDP), de uma salva com o Brasão do Município.

E finalizou com um abraço de amizade a todos, na pessoa do Presidente da Direção da UDP, fazendo votos de muitas felicidades, um bom Natal e próspero Ano Novo.

No dia 30 foi a vez do TEM se deslocar até á cidade do Luxemburgo, mais precisamente ao Centro Cultural de Bonnevoie para apresentar, pelas 16 horas, a peça “Fábrica do Nada”, a sua mais recente produção teatral. Mais uma vez “casa cheia”, com cerca de 200 pessoas na assistência, salientando-se a comunidade mortaguense. O Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, e o Cônsul Geral de Portugal no Luxemburgo, encontravam-se entre os presentes.

 

Um espetáculo diferente do primeiro, uma comédia com um humor mais refinado, mas que igualmente fez soltar muitas gargalhadas. No final a plateia aplaudiu de pé, agradecendo os bons momentos ali passados, em família, pode-se mesmo dizer.

No final o Presidente do Direção do TEM, António João, fez a entrega à CCPL de um troféu alusivo à peça, entre outras lembranças. O Presidente da Câmara também entregou algumas lembranças à CCPL, que por sua vez fez a oferta ao TEM e à Câmara Municipal de um livro sobre a história do Luxemburgo, da autoria do historiador Gilbert Trausch, mas escrito em português.

Já em jeito de balanço da deslocação ao Luxemburgo, o Presidente da Direção do TEM referiu que tinha sido um enorme prazer estar junto da comunidade mortaguense e outros emigrantes portugueses no Luxemburgo. “A adesão superou as expectativas, houve até necessidade de colocar mais mesas e cadeiras em Wormeldange, porque não estavam à espera de tanta gente. As pessoas gostaram de ambos os espetáculos, uns mais de um, outros mais de outro, porque são muito diferentes, foi essa a impressão que colhi. O público do Luxemburgo já se habitou a ver teatro, portou-se condignamente, não podia ter corrido melhor”.

Referiu ainda que o TEM estará sempre disponível para levar a cultura portuguesa aos nossos emigrantes.

O Presidente da Câmara dirigiu também algumas palavras, dizendo que é sempre um gosto, um prazer e um privilégio estar junto dos emigrantes Mortaguenses. Afirmou que partia mais motivado para continuar a trabalhar em prol dos Mortaguenses e de um concelho cada vez melhor.

Dirigiu um agradecimento especial ao TEM, à sua Direção e Atores, não só pelo brilhante espetáculo que proporcionou aos nossos emigrantes, mas também por se ter associado à Câmara Municipal na comemoração dos 10 anos da geminação e a este abraço solidário vindo de Mortágua.

E para todos os Mortaguenses que vivem no Luxemburgo renovou os votos de felicidades e de um bom Natal e próspero Ano Novo.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade