Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua e Wormeldange assinalaram 10 anos da geminação

2014-12-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua e a Comuna de Wormeldange assinalaram os 10 anos da sua geminação no passado dia 29, numa cerimónia oficial que decorreu no Centro Cultural de Wormeldange, pelas 18 horas.

O Presidente da Comuna de Womeldange, Jean Beining, o Presidente da Câmara de Mortágua, José Júlio Norte, o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, Carlos Marques, o Cônsul de Portugal no Luxemburgo, Rui Monteiro, o Presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL), José Coimbra de Matos, o Coordenador do Ensino do Português no Luxemburgo, Joaquim Prazeres, a Presidente da Comissão da Geminação, Paula Martins, o Presidente da Direção da União Desportiva Portuguesa de Wormeldange, Horácio Martins, entre outros elementos desta Associação, marcaram presença neste ato protocolar. Estavam também presentes os elementos do Teatro Experimental de Mortágua, que ali se deslocou, a convite da CCPL, para realizar dois espetáculos, no dia 29 em Wormeldange e no dia 30 na Cidade do Luxemburgo.

O Burgomestre Jean Beining referiu que dos 2735 habitantes de Wormeldange muitos são portugueses, nomeadamente da zona de Mortágua, e que foi essa realidade que esteve na base da geminação em 2004 entre os dois Municípios. Referiu que desde então tem havido vários intercâmbios entre as duas comunidades, dando como exemplos a deslocação dos Bombeiros, Filarmónica, Orfeão Polifónico, equipas de futebol, e no sentido inverso a presença de associações de Wormeldange na festa das Tasquinhas em Mortágua, no mês de agosto. Outro exemplo que apontou foi a apresentação de vinhos produzidos em Mortágua (Sociedade Agrícola Boas Quintas) em Wormeldange.

O Burgomestre realçou a importância da cooperação se fazer nos dois sentidos e formulou votos para que a mesma tenha continuidade nos próximos tempos.

O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, José Júlio Norte, saudou todos os presentes e dirigiu uma saudação especial ao seu homólogo Jean Beining. Aproveitou o momento para publicamente prestar homenagem, em nome de todos os Mortaguenses, à Comuna de Wormeldange, pela forma como tem acolhido os portugueses e mortaguenses em especial, recebendo-os de braços abertos, contribuindo para a sua plena integração na sociedade luxemburguesa, fazendo com que se sintam em casa. “Quero expressar aqui a nossa gratidão em nome da comunidade mortaguense”, afirmou. Referindo-se aos 10 anos da geminação, disse que já são parte da história recente de Mortágua, mas é preciso continuar e fazer mais para manter viva essa chama da cooperação, reconhecendo que a cooperação tem de ser mais assertiva no sentido de Mortágua para o Luxemburgo.

No final Júlio Norte arriscou algumas palavras em luxemburguês para desejar longa vida à geminação e deixou o convite ao Burgomestre para visitar Mortágua, por ocasião da festa das Tasquinhas ou noutra altura do ano.

O Presidente da União Desportiva de Wormeldange, Horácio Martins, agradeceu o apoio da Comuna de Wormeldange e da Câmara Municipal de Mortágua, afirmando que sem esses apoios seria mais difícil trazer o TEM ao Luxemburgo. Agradeceu também à CCPL por ter escolhido a UDP para parceiro nesta mostra de teatro lusófona, bem como o empenho pessoal dos restantes elementos da UDP e da Presidente da Comissão da Geminação.

Horácio Martins referiu que a UDP esteve na origem da geminação em 2004, tendo na altura o privilégio de ser também Presidente da Direção. E destacou o apoio e a confiança que sempre foram dados pela Comuna, quer com o anterior Burgomestre, Erny Demuth, quer com o atual Burgomestre, Jean Beining, o mesmo sucedendo com a Câmara Municipal de Mortágua, nas pessoas do anterior e atual Presidente da Câmara.  

No final, em nome da UDP, fez a oferta de um donativo de 500 euros ao TEM, agradecendo também a sua presença.

O Presidente da Direção do TEM, António João Lobo, agradeceu à CCPL o convite para estar presente no evento, o apoio da Câmara Municipal de Mortágua e da União Desportiva Portuguesa de Wormeldange. Recordou que a primeira atuação do TEM no Luxemburgo aconteceu há cerca de 24 anos. E afirmou que nessa altura como agora, continua a ser muito acarinhado pelos emigrantes. No final manifestou a disponibilidade do TEM para receber grupos culturais do Luxemburgo que queiram apresentar-se em Mortágua.

O Presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, José Coimbra de Matos, que é natural de Nandufe, concelho de Tondela, começou por dirigir as primeiras palavras ao Presidente da Câmara de Mortágua, Júlio Norte, dizendo que era uma felicidade reencontrar um velho amigo e conterrâneo.

Referiu que estes 10 anos de geminação são a prova de que apesar da distância de 2 mil Km entre os dois países, das diferenças de Língua, de Cultura, é possível criar laços, os povos entenderem-se e compreenderem-se. E salientou que é muito mais o que une os dois países do que aquilo que os separa, referindo as afinidades a nível da alimentação, baseada nos produtos da terra, das festividades e tradições. E referiu que os portugueses que aqui vivem são considerados portugueses do Luxemburgo ou portugueses luxemburgueses, e não meros estrangeiros, destacando a forma como os portugueses souberam integrar-se na sociedade luxemburguesa.

Após as intervenções, procedeu-se à troca simbólica de lembranças. O Burgomestre Jean Beining fez a oferta de uma caixa de vinho da região de Wormeldange e o Presidente Júlio Norte retribuiu com a oferta de uma caixa de vinho, produzido em Mortágua com a chancela “Boas Quintas”, e uma salva com o Brasão do Município. O Presidente da CCPL ofereceu à Câmara Municipal de Mortágua um livro sobre a história do Luxemburgo, escrito em português.

Numa região vinícola por excelência, não podia faltar um brinde, com votos à continuidade dos laços de amizade e cooperação entre as duas comunidades.

À margem desta cerimónia e por cortesia do Burgomestre, as entidades presentes foram ainda convidadas a visitar as instalações da Mairie (Câmara Municipal), bem como as instalações dos Bombeiros, contíguas ao edifício municipal.

A visita permitiu observar as diferenças no modo de organização e funcionamento dos serviços municipais em Portugal e no Luxemburgo, e nessa perspetiva foi uma visita muito interessante e enriquecedora.

O novo Embaixador de Portugal no Luxemburgo, Carlos Marques, que tomou posse no cargo há poucos dias, marcou também presença na cerimónia e assistiu depois ao espetáculo do TEM no Centro Cultural de Wormeldange, tendo sido o primeiro evento público em que participou nessa qualidade. “Para mim, acabado de chegar ao Luxemburgo, é uma surpresa muito agradável constatar que existe este diálogo, esta cooperação, entre as autoridade dos dois países, neste caso autoridades locais”, afirmou.

O Embaixador referiu que a importância da comunidade portuguesa no Luxemburgo é sobejamente reconhecida. “Acabei de apresentar credenciais há dois dias ao Grão-Duque e a primeira coisa que me falou foi do papel fundamental que a comunidade portuguesa tem para a construção da sociedade luxemburguesa”.

O Cônsul Geral de Portugal no Luxemburgo, Rui Monteiro, referiu que é importante manter os laços de ligação entre os “portugueses que estão cá” e os “portugueses que estão lá”.

“Assim como é importante que os portugueses se integrem na sociedade luxemburguesa, aprendam as línguas oficiais, tenham as mesmas oportunidades na Escola, na Universidade, no Emprego, também não há que perder de vista a língua materna e as ligações de vária ordem, nomeadamente afetiva, aos locais de origem”.

Rui Monteiro considera que a vinda de grupos portugueses ao Luxemburgo, como o caso do TEM, “também nos faz sentir que continuamos próximos”, além de dar a conhecer aos luxemburgueses a realidade do que é Portugal hoje em dia.

No final da visita, o Presidente da Câmara afirmou que é sempre um enorme gosto e ao mesmo tempo uma grande emoção estar junto dos conterrâneos que vivem no Luxemburgo, enaltecendo a sua forma de ser e de estar num país que abraçaram como segunda pátria. Por outro lado, dirigiu agradecimentos especiais à Comuna de Wormeldange, à Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, à UDP de Wormeldange, e à Presidente da Comissão de Geminação, Paula Martins, por terem ajudado a concretizar este momento de reencontro e convívio. Agradecimento extensivo ao TEM, que mais uma vez demonstrou toda a sua generosidade e solidariedade, levando um pouco de Portugal e da nossa cultura até aos nossos conterrâneos, proporcionando-lhes momentos de alegria e boa disposição. E não quis terminar sem desejar muitas felicidades, com votos de um Bom Natal e um próspero ano de 2015, a todos os emigrantes mortaguenses, onde quer que eles estejam.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade