Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua celebra Natal com conjunto alargado de iniciativas, algumas das quais com cariz solidário

2014-12-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A quadra do Natal vai ser assinalada em Mortágua com um vasto e diversificado conjunto de iniciativas, dinamizadas pelo Município, pelas Associações e Instituições do concelho e pelo Comércio local, que prometem dar mais alegria e animação a esta época de especial significado.

As iluminações de Natal nas ruas vão acender a 6 de dezembro, dando mais cor e brilho à Praça do Município, rotundas e entradas da Vila. O Município lançou também o desafio a Associações e Instituições para fazerem a ornamentação natalícia de espaços públicos, privilegiando a reutilização de materiais ou a reciclagem. Na iniciativa participam 14 Associações e Instituições.

O Município, em parceria com o Comércio Local, volta a lançar a campanha “Faça Mortágua Brilhar”, que visa promover e incentivar as compras no Comércio Local, nesta quadra festiva. O Comércio Local irá aderir com a decoração exterior dos seus estabelecimentos com motivos alusivos à quadra.

Na manhã do dia 13, a Filarmónica de Mortágua irá animar as ruas da Vila com música alusiva à quadra. Ainda de manhã terá lugar uma aula livre de Zumbatómic para crianças, dinamizada pela Academia Cogit`ARTE.

À tarde decorrerão aulas livres de Cycling e Circuito, entre outras, dinamizadas pelo Ginásio Morfit, na Praça do Município.

Durante a manhã e a tarde, o Pai Natal, duendes, mimos e outras animações, darão vida às ruas e lojas de Mortágua e farão as delícias das crianças.

 

No dia 14 de dezembro realiza-se a segunda edição do Mercadinho de Natal, com Artesanato, Doçaria e outros produtos relacionados com a quadra. O Mercadinho de Natal funcionará na Praça do Município, entre as 10h00 e as 17h00. Durante a tarde haverá momentos de animação dinamizados pelo Agrupamento de Escolas de Mortágua.

No dia 20 o Pai Natal vai estar à espera das crianças em vários locais da Vila, nomeadamente no Mercado Municipal, Av. Assis e Santos, Rua Dr. João Lopes de Morais e Praça do Município. Neste dia haverá também animação de rua pela Filarmónica de Mortágua e pela Escola de Música da Academia Cogit`Arte.

 

Marcha do Bolo Rei Solidário

Natal é sinónimo de fraternidade, solidariedade e partilha. Dando sentido a essa mensagem, vai realizar-se no dia 21 de dezembro uma Marcha do Bolo Rei Solidário, com início as 9h30 no Parque das Nogueiras. A Caminhada de Pais Natal conta com a colaboração do Ginásio Morfit e Academia Cogit`Arte.

Pelas 11h30 será apresentado o Bolo Rei Solidário, um bolo gigante gentilmente oferecido por uma pastelaria local, cuja receita da venda reverterá a favor do Centro de Atividades Ocupacionais Para Pessoas Portadoras de Deficiência, da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.

A celebração do Natal irá também acontecer na Biblioteca Municipal, com atividades para crianças e idosos.

As crianças vão participar na construção de duas árvores de Natal, que ficarão a decorar o espaço da Biblioteca. A pintura de lâmpadas, no âmbito da preparação para o Ano Internacional da Luz, que se assinala em 2015, será integrada nesta atividade. A criação de uma carta para enviar ao Pai Natal e a confeção de biscoitos de Natal, associando esta atividade à leitura, são outras atividades que vão envolver o público infantil.

Estão previstas sessões de Contos de Natal para os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (dia 17) e para os utentes dos Lares de 3ª Idade (dia 18).

O Centro de Animação Cultural será também palco de várias iniciativas inseridas no ambiente da quadra natalícia.

No dia 21 de dezembro, pelas 17h00, será apresentado o teatro “ O Pequeno Trevo” pelos utentes do CAO - Centro de Atividades Ocupacionais para Cidadãos Portadores de Deficiência -, no âmbito da área de oficina artística.

No dia 28 realiza-se o tradicional Concerto de Natal, com início marcado para as 16horas. Como habitualmente será abrilhantado pelo Coral Juvenil Silvia Marques, Orfeão Polifónico de Mortágua e pela Filarmónica de Mortágua.

A programação alusiva à quadra encerra no dia 2 de janeiro com a realização do XXVI Encontro de Cantadores de Janeiras, organizado pelo Teatro Experimental de Mortágua

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade