Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Feira da Castanha, em Quilho, atraiu milhares de visitantes em ambiente de festa

2014-10-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

A localidade de Quilho acolheu nos dias 25 e 26 a Feira da Castanha e Outros Produtos Regionais, já na sua 7ª edição. O evento, organizado pela Associação de Desenvolvimento Social Cultural e Desportiva de Quilho, atraiu mais uma vez milhares de pessoas, incluindo muitos visitantes oriundos de toda a região.

Durante os dois dias os visitantes puderam desfrutar de gastronomia, exposição/ venda de produtos regionais e animação.

Na feira à moda antiga os visitantes podiam adquirir o fruto que dá mote ao certame ( a castanha), além de variados produtos agrícolas, avelãs, nozes, pão caseiro, mel, licores, numa verdadeira mostra do mundo rural.

Um dos objetivos da Feira é apoiar os produtores rurais do concelho a escoar os seus produtos, permitindo que obtenham um rendimento complementar à sua atividade normal.

Outra zona da feira estava reservada para as atividades económicas e produtos regionais, destacando-se os enchidos de fumeiro, o queijo da Serra da Estrela, os vinhos de produção local.

O artesanato teve também o seu espaço próprio na Feira, representado pela cestaria, bordados, rendas, tapeçaria, artes decorativas.

A gastronomia foi outro dos pontos de atração, com um cardápio rico em sabores tradicionais que incluía sopa de matança, serrabulho, carne de porco de alguidar, feijoada à moda de Quilho, torresmos.

Não faltou também a doçaria caseira ou artesanal, com destaque para o Bolo de Cornos, as Regueifas, as Filhós com mel ou canela.

A animação foi uma das grandes apostas da organização na edição deste ano. Durante os dois dias, grupos de gaiteiros e bombos animaram o espaço da feira, além da presença de artistas. No sábado a animação esteve a cargo de Ruizinho de Penacova, que já é uma presença quase obrigatória. No domingo a atração foi o rei da música popular, Quim Barreiros, antecedido da atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, registando-se uma grande enchente de público, como já era de esperar.

Fazendo jus à tradição do São Martinho, no final da tarde de domingo teve lugar o monumental Magusto oferecido pela Associação a todos os presentes.

O espaço da Feira tem vindo a ser valorizado ao longo das várias edições e este ano não foi exceção, tendo sido pavimentada em calçada toda a zona envolvente ao Pavilhão Polivalente e acessos. A obra contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal.

Este ano houve uma forte aposta na animação. “A Feira já atingiu um patamar muito alto e quisemos acompanhar essa evolução apostando também um pouco mais na animação”, explicou Mário Esteves, da ADESQ.

Mário Esteves destaca o apoio da Câmara Municipal de Mortágua e da Junta de Freguesia de Espinho, sem esquecer as pessoas de Quilho, “que de forma graciosa e voluntária colaboram nas mais diversas funções, na cozinha, no bar, nas bilheteiras, na manutenção do Parque”. Dizendo: “Somos uma terra pequena mas com o coração do tamanho do mundo”.

Como tem sido habitual, o Presidente da Câmara e os Vereadores do Executivo marcaram presença no evento, a convite da organização. “A Feira da Castanha começou por ser uma simples feira de aldeia e hoje é um evento de referência no contexto do concelho e até da região, atraindo milhares de pessoas”, salienta o Presidente da Câmara, José Júlio Norte.

E destaca o mentor e impulsionador deste evento, Mário Esteves, “um homem com muita garra e determinação” que consegue mobilizar à sua volta toda a Associação e o povo de Quilho.

“O que vemos aqui é o resultado de um trabalho de equipa, do espírito de união das pessoas, que querem colaborar e sentem-se orgulhosas por verem que uma aldeia que não tem mais de meia centena de habitantes consegue pôr de pé um evento desta natureza e com esta dimensão. A Câmara Municipal dá o seu apoio, nomeadamente a nível das infraestruturas, mas o maior mérito é das gentes de Quilho”, conclui.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade