Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



1ª Gala do Desporto distinguiu Atletas, Treinadores e Equipas

2014-10-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 18 a Gala do Desporto, uma iniciativa promovida pelo Município de Mortágua, que distinguiu personalidades e entidades da área do desporto, reconhecendo publicamente a sua ação em prol do desenvolvimento desportivo e promoção do concelho no exterior.

A entrega das distinções decorreu numa cerimónia púbica realizada no Centro de Animação Cultural, perante uma sala cheia, onde se encontravam entidades municipais, dirigentes desportivos, atletas, familiares e amigos dos homenageados, e muitos mortaguenses que quiseram associar-se a este evento relevante na vida da nossa comunidade.

Antes de se dar início à entrega formal das distinções, foi feita uma breve apresentação dos objetivos e âmbito da iniciativa, que quis prestar público reconhecimento ao trabalho, dedicação e esforço dos homenageados, nas diversas modalidades que representam, pelo sucesso desportivo alcançado e contributo para o prestigio do concelho.

Foi explicado que os prémios destinavam-se a naturais, ou residentes em Mortágua, ou mesmo não residentes que se tenham destacado na área desportiva ao serviço de uma coletividade do concelho.

A distinção, para além do reconhecimento público, pretendeu também constituir um estimulo e incentivo a todos os agentes desportivos do concelho, para que continuem a dar a sua colaboração em prol da promoção e do desenvolvimento desportivo de Mortágua.

A preceder a entrega de cada distinção, foi lida uma resenha do currículo de cada galardoado, assinalando os momentos mais marcantes do seu percurso.

A entrega dos galardões foi intercalada com vários momentos musicais, que estiveram a cargo da Filarmónica de Mortágua, Coral Juvenil Silvia Marques, Orfeão Polifónico de Mortágua, Grupo de Cordas, Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, e da jovem Rafaela Monteiro, vencedora do 1º Festival da Canção Jovem de Mortágua, que deram mais brilho à cerimónia.

Prémios de Mérito e Carreira Desportiva

Na cerimónia foram entregues dois galardões: o Prémio Mérito Desportivo, que distinguiu Atletas, Treinadores e Equipas que se destacaram na época transata; e o Prémio Carreira, que distinguiu o contributo de um percurso individual ou coletivo, na área do desporto, para o prestigio do concelho.

Os galardoados representaram as seguintes modalidades: Futebol, Futsal, Ténis, Pesca Desportiva, Ciclismo e Natação.

Na hora de receber a distinção, os agraciados felicitaram a iniciativa do Município e fizeram agradecimentos às famílias, aos treinadores e clubes que apoiaram a sua formação.

Muitos dos atletas e treinadores homenageados têm palmarés a nível nacional e internacional. Pedro Silva, ex-ciclista profissional, conquistou 64 etapas, incluindo 12 da Volta a Portugal, e participou no Campeonato do Mundo em França, na Volta à Espanha e no Giro de Itália, entre outras.

Os irmãos Bruno Sancho e Hugo Sancho correram na equipa profissional de ciclismo do Benfica, venceram várias provas nacionais, participaram na Volta a Portugal e em provas no estrangeiro, como Espanha, México, China, Dubai.

Joaquim Silva, atleta do Velo Clube do Centro, foi Campeão Nacional de Fundo Sub-23 e participou no Campeonato da Europa, Campeonato do Mundo Sub-23 e na Volta à França do Futuro.

Nuno Pardal foi Campeão do Mundo em Kumite Individual Juvenil e 2º lugar em Kata Individual Juvenil no Campeonato Europeu.

Marco Almeida foi Campeão Nacional de Juniores pela equipa do Futebol Clube do Porto e atleta internacional Sub- 17, Sub-18 e Sub-21 da Seleção Nacional. O jogador entregou ao Presidente da Câmara uma das camisolas que envergou ao serviço da Seleção.

Donato Ramos foi árbitro principal da 1ªDivisão Nacional e árbitro auxiliar internacional. “Estou emocionado porque finalmente se lembraram de mim. Mais vale tarde do que nunca. Obrigado Senhor Presidente e a todos os que me quiserem homenagear”, disse, ao receber a distinção.

Francisco Neto (Miná) foi treinador de guarda-redes da Seleção Nacional Feminina, integrou a equipa técnica da Seleção Nacional Feminina de Sub—19 para o apuramento do Campeonato da Europa e do Mundo. Foi treinador da Seleção Sub 21 de Goa e desde fevereiro de 2014 é treinador da Seleção Nacional Feminina.

Francisco Gonzalez, foi campeão regional em todos os escalões, venceu vários prémios a nível nacional, incluindo prize moneys, fez parte de uma das melhores duplas de Portugal. É o atleta com melhor ranking de sempre na Assoc. Ténis de Viseu (nº19 de Portugal) e atingiu o 5ºlugar do ranking da FADU (ranking do desporto universitário). É Treinador credenciado pela Federação Portuguesa de Ténis desde 2005.

Fernando Breda, na modalidade da Pesca Desportiva, representou o distrito em várias provas a nível nacional e como treinador conseguiu ao longo dos últimos anos, que 14 vezes as seleções nacionais de juniores e/ou esperanças fossem constituídas por um ou dois mortaguenses, que representaram Portugal na Croácia, Sérvia, Portugal, República Checa, Bélgica, Itália, França, Holanda e, no próximo ano, na Sérvia.

Em 2005 foi distinguido com o prémio “Cana de Ouro”, pela ARBPS, e considerado “Treinador do Ano”. Recebeu ainda o prémio “Reconhecer o Mérito”, atribuído pelo Instituto do Desporto de Portugal, pela ação exercida junto dos jovens praticantes. Em 2010 foi convidado pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva para responsável pelas camadas jovens.

O jovem Luís Almeida, atleta da Pescamor, sagrou-se este ano Campeão Nacional de Clubes e já participou em Campeonatos da Europa e do Mundo. Francisco Gouveia foi Vice-Campeão Nacional em Natação adaptada, em vários estilos.

“Obrigado por levarem tão longe o nome de Mortágua” - Presidente da Câmara, José Júlio Norte

O Presidente da Câmara, José Júlio Norte, referiu que era um momento muito feliz e agradável estar perante a “nata” do desporto de Mortágua. E afirmou que já era chegada a altura de homenagear os homens e mulheres do desporto em Mortágua, reconhecendo a sua dedicação, o seu empenho, o seu mérito. “O sucesso desportivo destas pessoas e equipas, é antes de mais dos próprios, mas é também o sucesso do concelho, porque promovem e elevam o nome de Mortágua. Através do desporto dignificam o nome de Mortágua pelo país e pelo estrangeiro, e portanto são embaixadores do concelho”.

O Presidente da Câmara referiu que a iniciativa do Município “é um gesto de reconhecimento pelo muito que estas pessoas deram a Mortágua” e lembrou que os resultados desportivos alcançados são fruto de muito trabalho, dedicação e esforço ao longo de anos.

Ao mesmo tempo é “um exemplo e um incentivo para todos os jovens da nossa terra” disse, para que outros possam chegar ao mesmo patamar ou mais alto ainda, a que chegaram os homenageados. E referiu que é com esse objetivo que o Município investe na formação dos jovens, nomeadamente na sua formação desportiva, destacando o apoio que é dado às coletividades e clubes desportivos do concelho, para além da promoção da prática desportiva desenvolvida pelo próprio Município.

 

Prémio Mérito Desportivo

PEDRO LUIS BARABOSA GONZALEZ – TÉNIS

ANA MARIA DIAS PARDAL – KARATÉ

LUIS MIGUEL FONSECA ALMEIDA – PESCA DESPORTIVA

JOAQUIM RICARDO SOARES SILVA – CICLISMO

ABILIO LUIS CORDEIRO SIMÕES MONTEIRO – FUTEBOL

JOÃO TOMÁS FERREIRA BORGES – FUTEBOL

FERNANDO MANUEL SOUSA SOARES (MANÁ) - FUTEBOL

EQUIPA FUTSAL SÉNIOR FEMININO DA CASA DO BENFICA DE MORTÁGUA - FUTSAL

 

Prémio Carreira Desportiva

FRANCISCO JOSÉ LOPES GONZALEZ – TENIS

NUNO DAVID DIAS PARDAL – KARATÉ

FERNANDO MANUEL ROSA BREDA – PESCA DESPORTIVA

FRANCISCO MÁRIO FERNANDES GOUVEIA – NATAÇÃO

PEDRO MANUEL RODRIGUES SILVA – CICLISMO

BRUNO MATOS SANCHO – CICLISMO

HUGO MATOS SANCHO – CICLISMO

DONATO RAMOS– FUTEBOL

FRANCISCO MIGUEL CONCEIÇÃO ROQUE NETO– FUTEBOL

MARCO ANTÓNIO MENDES ALMEIDA - FUTEBOL

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade