Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Dia do Diploma com entrega de Prémios de Mérito aos melhores alunos no ano letivo 2013-2014

2014-10-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Realizou-se no passado dia 11 a sessão solene de entrega dos diplomas aos alunos que concluíram com sucesso o Ensino Secundário. A sessão serviu também para a entrega dos prémios aos melhores alunos do 1º, 2º , 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

A cerimónia pública contou com a presença da comunidade educativa, Professores, Alunos, Funcionários e Pais.

Na Mesa de Honra tomaram lugar o presidente da Câmara Municipal, a convite do Agrupamento, o Diretor do Agrupamento de Escolas, a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, a Presidente da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação, e a representante da Associação de Estudantes.

A cerimónia teve início com a entrega dos Prémios de Mérito dr.Assis e Santos, instituídos pela Associação de Pais, que contemplou os alunos que obtiveram melhor aproveitamento no 4º, 6º, 9º e 12º anos (Curso Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais).

Seguiu-se a entrega dos Diplomas de Curso aos alunos que concluíram com aproveitamento escolar o 12º ano, tarefa que esteve a cargo dos respetivos Diretores de Turma.

Pelo terceiro ano consecutivo foi atribuído o Prémio de Mérito e Louvor “Tinos”, que tem como patronos o casal Abraltino Lobo e Albertina Lobo. O prémio, no valor monetário de mil euros, distingue o melhor aluno do Ensino Secundário, que foi o jovem Rafael Simões Duarte.

Procedeu-se depois à entrega dos Prémios de Mérito do Ministério da Educação e Ciência, que distingue os melhores alunos dos Cursos Cientifico-Humanísticos e Cursos Profissionais, que foram os jovens Rafael Simões Duarte e Marlon Mendes Mateus, respetivamente.

Por último procedeu-se à atribuição do Prémio por Comportamentos Meritórios, instituído pelo Agrupamento, em que o distinguido foi o jovem Pedro Silva. Este prémio visa distinguir os alunos que se destacam no desenvolvimento de iniciativas ou ações de reconhecida relevância social. A distinção consistiu na entrega de um certificado de comportamento meritório e na atribuição de um prémio financeiro, de natureza simbólica.

 

A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Fátima Potró, referiu que o final do Secundário é sempre um ponto de chegada mas também de partida para novos voos, e deixou aos alunos a seguinte mensagem: “nunca parem de sonhar porque são os sonhos que alimentam a esperança”. Lembrou ainda que “o sucesso é construído, conquistado”, o que exige determinação, empenho e coragem para enfrentar os problemas.

O Diretor do Agrupamento, Rui Parada, dirigiu agradecimentos ao pessoal docente e não docente, aos pais, alunos e entidades presentes na sessão. Dirigiu ainda uma saudação especial para os professores que se aposentaram durante o ano letivo passado..

Aproveitou para fazer um balanço do ano letivo, dizendo: “Foi um ano muito bom ano para o Agrupamento. Fomos distinguidos com o prémio Selo Escola Voluntária e dos 36 alunos que concorreram ao Ensino Superior 32 foram colocados, sendo que 72% conseguiram colocação na 1ª e 2ª opção”. Além disso, dos 7 alunos que concluíram o Curso Profissional de Frio e Climatização , quatro conseguiram emprego após o estágio.

“Tenho orgulho de ser diretor deste Agrupamento e de formar alunos tão bons quanto vocês”, disse, a finalizar.

A Presidente da Associação de Pais, Paula Cordeiro, felicitou os alunos homenageados e os pais, e referiu que o verdadeiro mérito dos alunos vai muito para além do certificado e do prémio monetário que receberam neste evento. “Sabemos que o mérito está no esforço de cada um dos alunos e os pais e os professores saberão o esforço que eles fizeram para alcançar o seu objetivo”.

Falando do futuro, referiu que “o mais importante é o trabalho e a dedicação que colocamos em tudo aquilo que fazemos. O vosso futuro depende do investimento que fizerem no momento presente”.

A representante da Associação de Estudantes, Diana Ramos, afirmou sentir-se “feliz” por ver os colegas a terminarem mais uma etapa para a construção do seu futuro, quer na Universidade quer já no mercado de trabalho.

O Presidente da Câmara, José Júlio Norte, saudou a comunidade educativa presente na sessão e felicitou os alunos distinguidos, e afirmou que os bons resultados alcançados só são possíveis porque “há uma direção que é capaz de gerir bem a Escola, bons professores, bons colegas e um conjunto de pessoas que estão permanentemente atentas à nossa realidade” .

Falou das dificuldades que os jovens licenciados encontram hoje quando terminam um curso e deixou palavras de estímulo, dizendo-lhes: “não desanimem, continuem a lutar, porque como diz o poeta “o sonho comanda a vida”. Vocês têm o sonho, tentem concretizá- lo”.

E deixou a garantia de que o Município, enquanto parceiro da escola, “fará todos os esforços para criar condições em Mortágua que ajudem a concretizar o vosso objetivo e o vosso sonho. Esse é também o sonho do Município”.

Felicitou a Associação de Pais, destacando a forma como tem exercido a sua função de verdadeiro representante da comunidade e o seu empenho em construir uma escola cada vez melhor.

O Presidente da Câmara referiu ainda o papel relevante dos Professores e Funcionários, afirmando que “só com um trabalho de equipa se pode alcançar estes bons resultados”.

Dirigiu palavras de reconhecimento para a Direção do Agrupamento, “que nos tem dado um bom exemplo do que deve ser uma escola”.

Finalmente dirigiu palavras de estima, respeito e gratidão para o casal benemérito, e lembrou que “Tino Lobo é dos homens que mais fez pela cultura no concelho e um grande exemplo de cidadania”, e Tina Lobo um exemplo de uma “mulher solidária, que faz o bem sem olhar a quem”. “É um casal que nos tem demonstrado ao longo do tempo o que é viver a cidadania na nossa terra”, resumiu.

No final o Diretor do Agrupamento fez questão de sublinhar uma mensagem escrita por um aluno e afixada junto ao palco, onde se podia ler: “Vou ter saudades disto”.

Uma ocasião que mereceu o seguinte comentário do Presidente da Câmara: “É para esta mensagem que nós todos trabalhamos, para que cada um de vós, quando saia da escola, possa dizer isto, e os que estão do lado de cá sintam o dever cumprido”.

A cerimónia do Dia do Diploma foi precedida de um jantar-convívio onde estiveram presentes os Alunos homenageados, os Pais, Professores, Funcionários e Entidades convidadas.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade