Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Fórum Permanente do Teatro integrou homenagem ao escritor mortaguense Branquinho da Fonseca

2014-10-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mortágua acolheu nos dias 26, 27 e 28 o XIII Fórum Permanente do Teatro, numa organização da Federação Portuguesa de Teatro Amador (FPTA) e Teatro Experimental de Mortágua, e com apoio do Município de Mortágua.

Nesta edição marcaram presença 16 grupos vindos de Norte a Sul do país. No sábado realizou-se a Sessão de Abertura do Fórum. O Presidente da Câmara deu as boas vindas aos participantes e aos responsáveis da Federação, e afirmou que não sendo um homem do teatro é um homem que gosta muito de teatro.

E referiu que a Câmara Municipal, desde a primeira hora, logo que o TEM lançou o repto, mostrou-se disponível para dar o seu apoio a esta iniciativa. O Presidente da Câmara referiu ainda que “a troca de experiência e saberes, no teatro como noutras áreas da vida humana, é fundamental, todos nós temos sempre algo a aprender. E penso que o teatro está aqui a dar-nos uma excelente demonstração do que deve ser a vida em sociedade, assente na partilha, no trabalho em equipa, na aprendizagem mútua”. No final formulou votos de “bom trabalho e uma boa estadia para todos”.

O Presidente da Federação, Luís Mendes, referiu que este evento tem por principal objectivo a formação, “proporcionar às nossas associadas formação nas diversas áreas do teatro, com a colaboração graciosa de formadores profissionais”, para além da troca de experiências e o intercâmbio entre os grupos, que ajudam a fomentar novas possibilidades de fazer teatro.

Durante os três dias realizaram-se vários workshops de formação de Actores e ligados a diversas áreas, como Construção do Espectáculo, Encenação, Dramaturgia, Cenografia, Adereços, Figurinos, Caracterização, Iluminação e Sonoplastia, entre outras, orientados por formadores experientes e acreditados. Os painéis de formação decorreram em várias salas do Centro de Animação Cultural e no Centro Educativo.

Neste XIII Fórum Permanente, e tal como em edições anteriores, foi feita uma homenagem à obra de um dramaturgo português. Desta feita, a escolha recaiu em Branquinho da Fonseca, escritor, poeta e dramaturgo, natural de Mortágua.Coube ao Presidente da Assembleia Geral do TEM, Gualter Mendes, fazer a apresentação biográfica do homenageado, referindo-se a “um grande vulto das letras portuguesas e um ilustre conterrâneo que muito nos honra e orgulha”, mas cuja obra ainda não é muito divulgada.

Branquinho da Fonseca (1905-1974), filho de outro grande vulto das letras (Tomás da Fonseca), foi figura ligada ao movimento literário Presença, juntamente com José Régio e João Gaspar Simões. Foi também impulsionador do projecto das Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, que tiveram um importante papel na democratização da leitura pública, nas décadas de 60 e 70. Entre as suas obras destaca-se a novela “O Barão”, publicada em 1942, considerada uma obra-prima no género.

Paralelamente ao Fórum decorreu um programa social composto de atividades lúdicas e de convívio. Logo na sexta-feira, Mortágua recebeu os participantes do Fórum com o espetáculo «Fábrica do Nada» de Judith Herzberg apresentado pelo grupo anfitrião. Na noite de sábado foi a vez da apresentação da peça “Macbeth” de Shakespeare, numa adaptação e encenação de Cláudio Hochman, peça vencedora do Prémio Ruy de Carvalho (Melhor Produção 2014) – CONTE 2014, pelo Teatro de Carnide.

No domingo à tarde desenrolou-se o espectáculo de encerramento construído a partir do texto “A Grande Estrela”, de Branquinho da Fonseca, interpretado pelos formandos dos Painéis de Formação de Atores e com cenografia, adereços e iluminação dos formandos dos respetivos painéis.

No final do espectáculo, o Presidente da Federação passou o testemunho (a bandeira) aos organizadores do próximo Fórum, que estará a cargo dos grupos Passagem de Nível e Caixa Criativa, da Amadora, e a realizar nos dias 23,24 e 25 de janeiro.

Durante três dias Mortágua foi palco de uma grande festa do teatro, tendo deixado uma boa imagem da sua hospitalidade nos participantes. Na sessão de encerramento, o Presidente da Câmara dirigiu agradecimentos à Federação e felicitou o TEM na pessoa do seu Presidente da Direcção e restantes Corpos Sociais, por ter abraçado e levado a bom porto este desafio, reiterando ao mesmo tempo o apoio do Município à Cultura, nomeadamente ao Teatro.

O Presidente da Direcção do TEM, António João Lobo, referiu que tinha sido um enorme prazer receber os grupos em Mortágua, deixando o convite para voltarem sempre, e agradeceu o apoio dos colegas de Direcção e da Câmara Municipal.

O Teatro Experimental de Mortágua tem largos motivos de satisfação, ao ter assumido uma grande responsabilidade e chegado ao fim com o sentimento de missão cumprida, de tudo ter feito para dar uma boa imagem do concelho aos grupos visitantes, sendo este evento nacional mais uma data a registar na sua já longa história de mais de 40 anos.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade