Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Autarquia decidiu prolongar acções de vigilância florestal até 15 de Outubro

2005-10-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
A Câmara Municipal de Mortágua, sob proposta do seu Gabinete Técnico-Florestal, decidiu prolongar a campanha de vigilância florestal até ao dia 15 de Outubro. Esta decisão do Município teve em consideração as circunstâncias excepcionais existentes, prevendo-se a continuação das elevadas temperaturas e baixos valores de humidade, a que se juntam as condições do solo, a vegetação seca, o que faz com que os factores de risco ainda sejam favoráveis à ocorrência de incêndios na floresta.
A autarquia local, à semelhança de anos anteriores, planeou e montou no terreno um dispositivo móvel de vigilância florestal, constituído por 16 homens, 4 viaturas equipadas com kit de 1ª intervenção e motos todo-o-terreno, com o objectivo de vigiar a floresta do concelho 24 horas sobre 24 horas, de modo a permitir a detecção precoce e intervenção imediata no caso de uma ocorrência. Estava inicialmente previsto que esse dispositivo funcionasse durante a “Época Oficial de Fogos, que vai de 1 de Julho a 30 de Setembro, mas a autarquia já tinha ressalvada a possibilidade de alargar esse intervalo caso as condições meteorológicas fossem anormais, como está a acontecer este ano, o que tem contribuído para um grande número de fogos a nível nacional.
“É um esforço acrescido, humano e financeiro, que teremos que fazer, mas não podemos ficar sossegados enquanto não houver uma normalização das condições metereológicas”, refere o presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes.
O concelho de Mortágua tem uma vasta área de floresta, (cerca de 85% do território), no entanto tem registado ao longo dos últimos anos uma baixa incidência de área ardida, em boa parte como resultado de uma planeada e eficaz política de prevenção, com fortes e continuados investimentos na construção e beneficiação de infra-estruturas florestais, como caminhos, aceiros, pontos de água e postos de vigia, criando condições de protecção e preservação da mancha florestal. Este ano, contra o que era habitual, também foi atingido, embora a área ardida no total da área florestal do concelho não seja significativa.
“Investimos como poucos municípios deste país na prevenção e vigilância florestal, mas há fenómenos que não conseguimos dominar e depois há as mãos criminosas que deles se aproveitam”, conclui Afonso Abrantes.












Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade