Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Rali de Mortágua com várias inovações a pensar no público, na segurança e no espectáculo

2014-09-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Foi apresentado no passado dia 10, em conferência de imprensa, a edição deste ano do Rali de Mortágua, que se realiza nos próximos dias 19 e 20 de setembro. A apresentação teve lugar em Coimbra, na sede do Clube Automóvel do Centro, entidade organizadora do evento, com o apoio do Município de Mortágua.

O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, José Júlio Norte, referiu que a continuidade do Rali de Mortágua era um dado adquirido, até pela responsabilidade direta que teve na organização do Rali ao longo das várias edições, ainda na qualidade de Vereador Municipal.

Segundo José Júlio Norte, trata-se de “uma prova com enorme projeção mediática que eleva o nome de Mortágua e da região e se reveste de uma enorme importância na dinâmica concelhia, não só em termos desportivos, mas também turísticos e económicos”, salientando que o impacto do evento não se cinge apenas aos dois dias de prova. “Desde o início da semana começa logo a notar-se uma grande animação, com a realização dos treinos de reconhecimento, a montagem da logística da prova, a procura de alojamento”.

Destacou a qualidade da organização do Clube Automóvel do Centro que permitiu que a prova atingisse o nível e o reconhecimento que hoje é notório, e lembrou a esse propósito o excelente trabalho desenvolvido por Armando Fidalgo, antecessor no cargo de presidente do CAC, e pelos seus colaboradores.

À qualidade organizativa junta a colaboração das associações locais e da população mortaguense, que, de forma ímpar, acolhe esta realização com entusiasmo, civismo, cooperação e colaboração na segurança do Rali.

O Presidente da Câmara manifestou a sua convicção de que a prova se traduzirá num grande sucesso à semelhança de anos anteriores e deixou o convite aos amantes do desporto automóvel para visitarem Mortágua no próximos dias 19 e 20 de setembro, “aproveitando a estadia para conhecer a nossa terra, as nossas gentes, as nossas belezas naturais e a gastronomia local , com especial relevo para a Lampantana de Mortágua”.

Coube ao Diretor da Prova, Carlos Santos, dar as explicações sobre o formato da prova e as alterações que foram introduzias em relação à edição transata, que são em número considerável.

O Rali de Mortágua é constituído por 7 especiais de classificação (PEC`s), que são Super-Especial (1ª etapa), Cercosa, Barril (uma novidade) e Trezoi, estas referentes à segunda etapa e com dupla passagem, perfazendo uma extensão total de 108, 68 Km cronometrados.

A Super-Especial terá o seu epicentro em Vale de Açores (junto à EN234), mas com algumas variações relativamente à extensão, passando de 1,86km para cerca de 2,7 km, e ao sentido habitual do percurso. “A Super-Especial vai ter muito mais condução, muito mais espetáculo, vai ter zonas que vão proporcionar bons momentos, boas fotografias e grandes aplausos, esperamos nós”, perspetivou Carlos Santos.

Em relação aos troços da segunda etapa, segundo Carlos Santos, trata-se de um rali praticamente novo e com um modelo que foi desenhado a pensar muito no público, além dos pilotos, quer por razões de segurança quer também pelo espetáculo.

Assim, na primeira secção da 2ª etapa será disputado o troço de Cercosa por duas vezes, com o troço do Barril pelo meio. Na segunda secção desta etapa, o troço de Trezoi é realizado por duas vezes, tendo pelo meio a segunda passagem por Barril.

Desta forma os espectadores poderão ver quatro troços completos, mais a Super-Especial, algo que não era possível com o tradicional esquema de dupla passagem pelos três troços.

Outra alteração é a localização do parque de assistência, que deixa de ser o Aeródromo Municipal e passa para o parque onde funcionou a Expomortágua, na zona da Gândara.

A prova de Mortágua integra também o Campeonato de Ralis do Centro e o Rali Clássicos.

Os pilotos do Rali do Centro terão pela frente um traçado semelhante ao campeonato nacional, com a diferença de que começam no troço de Trezoi, seguem para o troço do Barril e voltam ao troço de Trezoi, e não fazem o primeiro troço (Cercosa).

O Rali Clássicos Mortágua é exatamente igual ao rali do campeonato nacional, mas terá também uma novidade. Para além do troféu de Regularidade, já habitual em anos anteriores, foi criada uma nova categoria, denominada “Clássicos Desportivos”, que compreende carros de 1991 até aos dias de hoje. O objetivo é dinamizar a lista de inscritos e ter mais concorrentes em prova, dando também ao público a oportunidade de ver carros muito interessantes que dão sempre nas vistas e até conseguem grandes performances.

Mais uma vez a segurança é a prioridade máxima da organização, dando particular atenção à sinalização das zonas consideradas perigosas, estando também previsto o reforço das equipas de apoio no terreno.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade