Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município faz balanço das festas “francamente positivo”. Novidades foram do agrado do público.

2014-08-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Terminada que está mais uma edição da Festa da Juventude / Feira das Associações, a Câmara Municipal faz um balanço “francamente positivo” do evento, apesar dos pingos de chuva no primeiro dia, quase uma tradição nos últimos anos.  

 “Com a benção da chuva iniciámos o primeiro dia das “tasquinhas”, a partir daí foi sempre em crescendo e sobretudo nos últimos três dias, coincidindo com os concertos de Richie Campbell, Paulo Gonzo e Adriana Lua, registámos grandes enchentes de público”, refere o Presidente da Câmara, José Júlio Norte, numa primeira análise ao evento.

As “tasquinhas” voltaram a ser o ponto de encontro e convívio dos Mortaguenses, incluindo dos emigrantes e imigrantes, atraindo também milhares de visitantes vindos de vários locais da região e do país. Este ano participaram 34 tasquinhas associativas, que promoveram a gastronomia local e regional. Esteve também presente uma tasquinha de Wormeldange, representada pelo Clube de Pétanque Miseler, no âmbito da geminação entre Mortágua e aquela região do Grão-Ducado do Luxemburgo.

Segundo o Presidente da Câmara, “há muita gente que vem às festas de Mortágua só por causa das tasquinhas, da gastronomia tradicional, do ambiente característico que aqui encontra. Mas também há pessoas, sobretudo de fora do concelho, que vêm atraídos pelo cartaz de espetáculos e que acabam por descobrir o outro lado da festa, literalmente”.

A edição deste ano contou com várias novidades. “Tivemos um programa alargado em termos desportivos e de animação. A Feira do Artesanato animou não só as festas mas a própria Vila durante toda a semana. Este ano funcionou no recinto das festas um Posto de Informação Turística do Município, onde para além de diversa informação sobre o concelho, o visitante poderia também adquirir um “passaporte”, que continha o mapa das tasquinhas e a ementa diária. Tivemos ainda um espaço de diversão para as crianças. O feedback que temos é que foram inovações que agradaram ao público”.

Durante os cinco dias assistiu-se a espetáculos para diferentes públicos e gostos, com concertos de música Pop, Rock, Hip-Hop, Reggae, Blues, Popular. No último dia realizou-se ainda a Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores. O evento contou com a presença de cinco grupos nacionais e dois estrangeiros, oriundos da Galiza e da Sérvia.

Do cartaz destacou-se, mais uma vez, a participação das Bandas de Mortágua que tiveram honras de abertura dos espetáculos de palco, em cada uma das noites. As bandas em presença, Smoking Beer, Scape, Blemish e Filarmónica de Mortágua, proporcionaram excelentes concertos.

Pode-se dizer que não foram um “aperitivo” para os nomes que vinham a seguir, mais sonantes, pelo contrário, mostraram por direito próprio que são capazes de agarrar o público do principio ao fim e que estão à altura dos grandes palcos e dos públicos mais exigentes. As nossas Bandas e os nossos jovens estão mais uma vez de parabéns, por esta demonstração de qualidade, profissionalismo e maturidade.

Este ano a Filarmónica de Mortágua teve direito a atuar num dos palcos das festas, com outras condições técnicas, (som e luz), de espaço, e outra moldura humana. No tema final da sua apresentação contou ainda com a participação do Coral Juvenil Silvia Marques.

No decorrer das festas aconteceram vários momentos de animação, nomeadamente exibições de zumba, kick boxing e performance, proporcionados por grupos informais, pela Cogit`arte, Morfit, que animaram o espaço das Tasquinhas e da Praça do Município.

Outra novidade absoluta foi a Feira de Artesanato, integrada também na Festa da Juventude / Feira das Associações. Ao todo estiveram presentes cerca de 30 expositores, ligados a diversas áreas (madeira, barro, costura e bijuteria criativa, artes decorativas, pintura, escultura, entre outras). A iniciativa ajudou a divulgar e a promover o trabalho artístico e criativo de jovens e menos jovens do nosso concelho, sendo também um incentivo à continuação da sua atividade.

Houve ainda espaço para os produtos locais, de fabrico artesanal, com destaque para os produtos à base de mel e para o pão. O Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia também apresentou uma mostra de trabalhos executados por utentes.

A iniciativa constituiu um êxito em termos de adesão e aceitação do público, tendo contribuído não só para a valorização das festas como para a animação da própria Vila.

O desporto também marcou presença nas festas, destacando-se o Prémio de Ciclismo de Mortágua, organizado pelo Velo Clube do Cento. O Presidente da Câmara aproveitou o momento para  homenagear os atletas do Velo Clube do Centro, que realizaram uma grande época desportiva, bem como os irmãos Sancho, naturais de Mortágua, atualmente a correrem em equipas profissionais e que começaram a sua carreira no clube mortaguense.

O programa desportivo incluiu ainda o Torneio de Tiro aos Pratos, organizado pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua, e o Torneio de Petanca, uma novidade, organizado pelo Clube Miseler, de Wormeldange.

Finalizadas as festas, o Presidente da Câmara Municipal expressa público agradecimento a todos os que contribuíram para o sucesso das mesmas, enaltecendo “o trabalho, esforço e empenho dos dirigentes, colaboradores e de muita gente anónima, que durante esta semana das festas, deu o seu melhor, fazendo-o com gosto, dedicação e paixão pela sua terra, com o objetivo de deixar a melhor imagem do concelho aos visitantes”, refere.

“Em nome do Município, deixo aqui o meu sincero e profundo agradecimento a todas as Associações, Instituições, Pessoas e Grupos, que colaboraram nos diversos eventos, às nossas Bandas, aos nossos Expositores, aos nossos Funcionários, porque é este conjunto de vontades a trabalharem para um mesmo fim, que faz a festa ser o que ela é”.

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade