Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Festa da Juventude / Feira das Associações já arrancou e este ano com várias novidades

2014-08-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Arrancou ontem (dia 12), mais uma edição da Festa da Juventude / Feira das Associações, também conhecida por festa das “Tasquinhas”. Este primeiro dia não contou com a ajuda de São Pedro, uma chuva miudinha, mas teimosa, afetou a afluência normal de visitantes, que não estavam avisados para este contratempo, uma vez que a tarde tinha sido de sol.

Com a previsão de bom estado do tempo para os próximos dias, espera-se um panorama diferente e uma boa afluência às 34 tasquinhas com gastronomia tradicional.

O cartaz de espetáculos, a par da gastronomia e do ambiente acolhedor, é outro dos bons motivos para visitar Mortágua ao longo da semana. As bandas de Mortágua têm o seu lugar no programa. Ontem à noite coube à Banda Smooking Beer a abertura dos espetáculos de palco, com música em português e temas originais.

Depois subiu ao palco a mais recente revelação da música portuguesa, a jovem Kika, de apenas 17 anos de idade. Apesar da sua juventude, Kika mostrou ter uma voz bastante segura e madura e irradiou simpatia perante o público, maioritariamente jovem.

Uma atuação onde não podiam faltar os seus grandes sucessos, “Guess It´s Alright” e “Can`t Feel Love”, entre outros, além de um cover de Rihanna e outro dos Eurythmics.

Kika foi descoberta por RedOne, produtor em projetos de artistas como Lady Gaga, Michael Jackson, Jennifer Lopez, Enrique Iglésias, entre outras personalidades do mundo da música.

Após o sucesso alcançado pelo single de avanço, seguiu-se um percurso meteórico, que teve este ano o seu ponto alto com a atuação no Rock in Rio. “Foi muito surpreendente, porque tinha um bocadinho de receio que as pessoas não estivessem dentro da minha atuação. Acho que acabaram por gostar e eu também gostei muito da experiência. Era muita gente, foi uma coisa que me agradou muito e adorava voltar a cantar para um público tão vasto”.

A estudar no 12º ano, Kika diz que os estudos são uma prioridade. “Acho que é fundamental, quero ser uma pessoa bem informada, uma pessoa culta, e portanto gostava de tirar um curso e tendo essa oportunidade não vou recusar”. Até agora tem conseguido conciliar: “acho que é mesmo uma questão de gestão do tempo, por vezes é mais fácil usar a desculpa de que não temos tempo”, diz.

Mas quer continuar a cantar e a dar concertos, porque “a música é uma coisa que gosto de fazer e que me faz muito feliz”.

O programa prossegue hoje à noite com a atuação da banda mortaguense Scape e Dengaz (Hip-Hop), seguindo-se na quinta-feira Richie Campbell (Reggae), antecedido pela atuação da Banda Blemish, de Mortágua.

Sexta feira é a vez da atuação da Filarmónica de Mortágua, seguindo-se o concerto de Paulo Gonzo. No mesmo dia realiza-se ainda o 14º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua e o Torneio de Petanca.

No sábado, último dia das festas, decorre o V Torneio de Tiro aos Pratos e à noite é a vez da cantora brasileira Adriana Lua subir ao palco. Pelas 21horas realiza-se a XXIII Gala Internacional de Folclore.

Edição deste ano conta com várias novidades

 Este ano, além das tasquinhas, dos espetáculos, os visitantes podem contar com algumas novidades, a começar pela Feira de Artesanato, a decorrer junto à zona do estacionamento, em frente à Praça do Município.

Ali estão patentes trabalhos da autoria de artesãos e criadores locais, ligados a várias áreas (escultura, pintura, trabalhos em pedra, madeira, tecido, entre outras técnicas), além de produtos locais (pão, mel, Bolo de Cornos, licores, entre outros).

A Feira de Artesanato está aberta durante toda a semana das festas, entre as 14h00 e as 2h00. A entrada é livre.

Outra das novidades desta edição da Festa da Juventude/Feira das Associações é o “passaporte”, que tem tido uma enorme recetividade das pessoas. Trata-se de um pequeno livrinho (tipo passaporte) contendo diversa informação para apoio ao visitante, como seja mapa com a localização de cada tasquinha e a sua ementa diária, um registo de presença por tasquinha e uma secção para autógrafos dos artistas, e abrindo com uma mensagem do Presidente da Câmara, a saudar todos os visitantes.

O passaporte é distribuído gratuitamente e está disponível no Posto de Informação Turística do Município, instalado junto ao recinto das festas.

Finalmente há a destacar a animação na área das tasquinhas e da Praça do Município, com música, exibições de zumba e flash mobe. E mesmo ao lado da Feira de Artesanato há um espaço para as crianças divertirem-se, com insufláveis e triciclos.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade