Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Inaugurado Parque Temático de Vale de Mouro. Um exemplo de recuperação e valorização do património rural.

2014-08-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Foi inaugurado no passado dia 9 o Parque Temático de Vale de Mouro, um projecto concebido e desenvolvido pela Associação local que consistiu na recuperação e transformação de uma antiga casa de eira num espaço com finalidades turísticas, sendo um exemplo de divulgação e preservação do património rural.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, e o Presidente da Direcção da Assoc. Cultural Recreativa de Vale de Mouro, José Carlos Rodrigues, descerraram uma placa alusiva a este acontecimento marcante na vida da aldeia, vivido em ambiente de festa e união fraterna.

Presentes na inauguração estiveram ainda o Presidente da Assembleia Municipal, os Vereadores do Executivo Municipal, o Presidente da junta de Freguesia de Espinho, e praticamente todo o povo da aldeia, incluindo nesta altura do ano os emigrantes que estão a passar férias.

A casa serviu antigamente de palheiro e curral. Os terrenos e as casas ( há ainda uma outra casa, mais pequena, por recuperar), foram doados por três famílias (Fonseca, Fernandes e Gouveia), cujo nome está gravado em várias pedras colocadas à volta da casa, como forma de agradecimento.

Construída em pedra de xisto, distribui-se por rés-do-chão e 1ºandar. O rés-do-chão e uma parte do 1º andar integra o núcleo museológico, onde podemos encontrar objectos ligados aos ciclos do azeite, mel, cereais e pão, resina, e a outras actividades agrícolas. Há também móveis e louças antigas e a recriação de uma cozinha e de um quarto como eram no início do século passado.

A parte habitável, digamos assim, mantém as características rústicas, mas não faltam as comodidades dos tempos modernos, desde logo, água canalizada, electricidade, casa de banho, mas também frigorifico, microondas, fogão a gás, televisão.

Por todos os cantos da casa encontram-se espalhados objectos decorativos ou utilitários a recordar a vida rural e doméstica desses tempos de outrora.

No exterior, além da eira, em pedra de xisto, podemos ainda encontrar quatro espigueiros, mesas e bancos em pedra, além de uma malhadeira (máquina de malhar cereal).

Para além da casa principal, foram também restaurados os muros de xisto envolventes ao parque e construído um novo acesso, em cubo de granito.

O Presidente da Câmara Municipal dirigiu algumas breves palavras após o acto inaugural e enalteceu "o trabalho, a dedicação, a carolice e persistência da Associação e do povo de Vale de Mouro, que acreditaram no projecto e lutaram com todas as suas forças para concretizá-lo". Salientou também o apoio sempre demonstrado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Espinho, reconhecendo o papel que tiveram neste projecto o seu antecessor no cargo, Dr.Afonso Abrantes, e o Sr. Alfredo Carvalho (ex-Presidente da Junta de Freguesia).

Estes espaços, referiu, vêm complementar a oferta turística já existente no concelho, lembrando que “temos muitas aldeias com património que pode ser recuperado para fins turísticos, incluindo algumas escolas que foram desactivadas, e que podem ser uma mais-valia na atracção de visitantes. Da parte da Câmara Municipal há toda a disponibilidade e interesse para apoiar os projectos de recuperação que venham a aparecer”, frisou.

E destacou a importância destes projectos no sentido de criar uma rota turística no concelho, que inclua por exemplo as Quedas de Água das Paredes, o Parque Temático de Vale de Mouro, a Marmeleira, a Tojeira, os percursos junto às ribeiras, a Albufeira, ou seja, uma rota turística que vai da serra ao rio.

O Presidente da Câmara referiu-se também ao projecto de recuperação do antigo lagar de azeite, situado na aldeia e propriedade da Junta de Freguesia, adiantando que a Câmara está disponível para colaborar com a Junta na recuperação e reactivação daquele espaço.

A terminar, o Presidente da Câmara fez um agradecimento ao povo de Vale de Mouro “por terem dado este contributo para o desenvolvimento da povoação e do concelho”.

Seguiu-se uma visita livre pela casa, que suscitou muita admiração nas pessoas, pelo rigor da recuperação, os materiais expostos, que são uma memória viva e actual do que era a vida há um século atrás.

A inauguração foi também valorizada com exposições de trabalhos de artesanato (Susana Ferreira -(Vale de Mouro) e de antiguidades (Orlando Gonçalves - Vale de Remigio), que estavam patentes no exterior.

A população e convidados foram obsequiados com um almoço, constituído por sopa, porco no espeto e bebidas variadas, que conjugado com a animação musical, a cargo do grupo Los Sameros, criou um ambiente marcado pelo convívio e boa disposição.

O espaço já se encontra disponível para quem quiser passar um fim de semana ou alguns dias, bastando contactar a Associação. Brevemente irá também ser criado um site de divulgação do Parque Temático. “Já temos algumas pessoas que demonstraram interesse em passar cá uns dias”, referiu o Presidente da Direcção da Associação, José Carlos Rodrigues.

O Presidente da Direcção realçou a colaboração graciosa das pessoas de Vale de Mouro, a nível das obras de recuperação (vigamentos e cobertura), limpeza do terreno, doação de objectos antigos), e contou que “a adesão da população foi aumentando conforme a própria obra foi ganhando forma e as pessoas foram-se apercebendo da sua finalidade”.

O Parque integra ainda uma outra casa, mais pequena, que poderá eventualmente ser transformada numa loja de produtos locais. Com o objectivo de melhorar anda mais as condições do parque, a Associação vai também colocar relva nalgumas zonas.

Resta-nos deixar o convite para que visite este espaço, que é uma memória viva doutros tempos, usos e costumes.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Alunos de Mortágua participaram nos cursos de verão da Universidade Júnior2022-07-27
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade