Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município cedeu viatura para o funcionamento da Unidade de Cuidados na Comunidade

2014-06-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) assinaram hoje (dia 20) um protocolo de cooperação que visa melhorar e reforçar os cuidados de saúde prestados à população do concelho, sobretudo da população idosa. Com base no protocolo, o Município adquiriu e cedeu em regime de comodato uma viatura que a partir de agora fica adstrita ao funcionamento da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Mortágua e sob a gestão do Centro de Saúde. Por sua vez, à ARS do Centro cabe disponibilizar os recursos humanos ao nível dos cuidados de saúde.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, e o Presidente da ARS do Centro, Dr. José Manuel Tereso, rubricaram o protocolo, numa cerimónia em que estiveram também presentes o Diretor Executivo do ACES do Baixo Mondego, Dr. António Morais, os Vereadores Paulo Oliveira e Serafim Oliveira, em representação do Centro de Saúde o Dr. Acácio Fonseca, e duas enfermeiras da equipa da UCC de Mortágua, Sandra Faia e Joana Ramos.

Após a assinatura do protocolo, procedeu-se à entrega formal da viatura, tendo o Presidente da Câmara entregue em mãos as chaves da nova viatura ao Presidente da ARS do Centro, o qual, por sua vez, entregou à equipa da UCC de Mortágua..

 A Unidade de Cuidados na Comunidade de Mortágua assegura cuidados continuados de saúde e de apoio social e psicológico às pessoas, no seu domicílio, constituindo um apoio integrado e de proximidade relativamente às necessidades de saúde das populações.

 

A Unidade integra equipas multidisciplinares, permitindo respostas integradas, coordenadas e diferenciadas em função das necessidades específicas de cada pessoa.

Entre as principais vantagens destaca-se a proximidade às populações, a complementaridade do apoio médico com o apoio social, o acompanhamento regular das situações de maior risco ou vulnerabilidade de saúde, o apoio às pessoas na fase de recuperação e reabilitação (pós-internamento, por exemplo).

A UCC intervém em todas as áreas dos cuidados continuados de saúde, desde a saúde materna, doenças crónicas, fisioterapia, reabilitação, cuidados de enfermagem, entre outras especialidades, atuando ainda na sensibilização para a prevenção e promoção de hábitos de saúde.

 Segundo o Presidente da Câmara, José Júlio Norte, a UCC constitui “uma resposta adequada e eficaz às necessidades da população na área da saúde, sobretudo da população mais idosa do concelho”, havendo muitas pessoas com dificuldades de mobilidade ou que estão acamadas, que não podem deslocar-se ao Centro de Saúde, pelo menos com a frequência desejada. Neste caso “é a UCC que vai ao encontro destas pessoas, fazendo um acompanhamento regular das situações e sobretudo prestando um apoio integrado, o que é muito importante”.

“O objetivo comum, do Município e da ARS Centro, é proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas do concelho de Mortágua”, refere.

O Presidente da Câmara realça “o espírito de diálogo e cooperação que tem pautado o relacionamento entre Município de Mortágua e ARS do Centro, no sentido de encontrar soluções e ultrapassar obstáculos, sobretudo nesta conjuntura difícil em que o país se encontra, em que os recursos financeiros são escassos, como sabemos”.

O Presidente da ARS do Centro sublinhou que a assinatura do protocolo é muito importante para que a UCC possa atingir os seus objetivos: “É um grande beneficio para o Centro de Saúde a disponibilidade desta viatura para prestar melhores serviços à população e fundamentalmente em termos de promoção da saúde. Porque entendemos que hoje não é só tratar o doente mas promover a saúde”.

Segundo o responsável da ARS Centro, um dos principais objetivos da UCC é esclarecer as pessoas, educar e promover para hábitos saudáveis de vida: “Há uma grande panóplia de critérios de intervenção da UCC, que representam um grande benefício para uma “nova saúde” que nós pretendemos para a população portuguesa e em especial de Mortágua”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade