Um dia de grande animação
Tão depressa os idosos do concelho não vão esquecer o Passeio efectuado no passado dia 8 à região do Minho. Tratou-se do segundo passeio anual organizado pela Câmara Municipal, no âmbito da sua iniciativa “Viver Mais. Viver Feliz”, a qual tem na animação sócio-recreativa da população idosa, uma das suas várias vertentes, através da descoberta de novos lugares, o convívio e o contacto com novas realidades, diferentes do seu quotidiano habitual.
Com partida às 7 da manhã, junto à Câmara Municipal, os 527 participantes foram distribuídos por 10 autocarros, cada um deles previamente identificado com o nome das povoações, o que tornou fácil e rápido o seu encaminhamento, sem perdas de tempo. Seguiu-se rumo a Viana do Castelo para uma visita ao Santuário de Santa Luzia, onde os idosos puderam observar e admirar a grandiosidade e beleza daquele monumento de estilo bizantino, situado no topo da serra e que oferece uma vista aérea deslumbrante para a cidade de Viana e o estuário do Rio Lima. Infelizmente neste dia a manhã apresentou-se com bastante névoa, o que não permitiu a melhor visibilidade, mas a beleza do local só por si, justifica e recomenda uma visita.
Daqui partiu-se em direcção ao destino principal da viagem, a Quinta da Malafaia, situada em Antas, concelho de Esposende. Este espaço de animação é divulgado como sendo “o maior arraial minhoto do País, a maior e melhor festa de Portugal”. Chegados à hora de almoço, os idosos acomodaram-se num dos salões e dirigiram-se aos enormes assadores donde iam saindo sardinhas, acompanhadas de broa, enquanto noutro ponto era servido arroz de feijão com costeletas na brasa e frango de churrasco. O aviso da casa era para comer e beber sem limite, à discrição. Após o almoço veio a animação, na eira, primeiro com a actuação do Rancho Folclórico de S.Pedro de Rates que convidou os idosos a dançarem o Vira e a participarem numa malhada. Sucederam-se depois, no palco, vários artistas que brindaram os idosos com cantigas populares, bem conhecidas e do seu especial agrado. Um grupo de baile animou também o ambiente, incitando toda a gente a dançar. As desgarradas ou cantigas ao desafio, foi um dos momentos mais apreciados, com os homens a “puxarem” pelo cantador e as mulheres pela cantadeira. As Marchas Populares foram outro dos momentos bastante animados. Os idosos desfilaram arcos vistosamente enfeitados, a fazer recordar as marchas alfacinhas.
O programa de animação não tinha interrupções e estava cheio de surpresas. A meio da tarde, foi anunciado que havia ainda caldo verde, rojões e pataniscas, azeitonas e tremoços, nessa altura já alguns idosos se tinham rendido a tanta fartura de comida, até por razões de saúde. Uma explosão de alegria era o que estava anunciado para o final, com uma largada de balões. Foi um final em apoteose. Para trás ficava um dia que os idosos vão reter na memória durante muito tempo e certamente com muita vontade de voltar. Torna-se difícil expressar em palavras os momentos de felicidade que se viveram durante toda uma tarde.
O Presidente da Câmara esteve presente, almoçou com os idosos e participou em todos os momentos da animação até ao fim, deixando-se também contagiar pelo ambiente de festa e alegria que os idosos irradiavam.
Teodósio Rey, Animador e Relações Públicas daquele espaço, confidenciou a sua surpresa pela forma tão entusiástica e participada com que o grupo vindo de Mortágua viveu o programa, realçando ao mesmo tempo a proximidade do presidente da Câmara com os idosos do seu concelho.“Ficámos surpreendidos com a forma tão entusiástica como os idosos participaram desde o primeiro ao último minuto da festa. Viu-se também que o Presidente da Câmara está muito próximo destas pessoas, pela forma como era solicitado e como ele próprio participou no meio deles em toda a animação, ao mesmo tempo sempre preocupado para que nada lhes faltasse. Reparei também que há um carinho e atenção constante das pessoas que os acompanham, que presumo sejam funcionários da Câmara. Foi uma surpresa para nós, mas muito positiva”, sublinhou aquele responsável.
|