Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



527 idosos do concelho viveram típico Arraial Minhoto

2005-09-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Um dia de grande animação


Tão depressa os idosos do concelho não vão esquecer o Passeio efectuado no passado dia 8 à região do Minho. Tratou-se do segundo passeio anual organizado pela Câmara Municipal, no âmbito da sua iniciativa “Viver Mais. Viver Feliz”, a qual tem na animação sócio-recreativa da população idosa, uma das suas várias vertentes, através da descoberta de novos lugares, o convívio e o contacto com novas realidades, diferentes do seu quotidiano habitual.
Com partida às 7 da manhã, junto à Câmara Municipal, os 527 participantes foram distribuídos por 10 autocarros, cada um deles previamente identificado com o nome das povoações, o que tornou fácil e rápido o seu encaminhamento, sem perdas de tempo. Seguiu-se rumo a Viana do Castelo para uma visita ao Santuário de Santa Luzia, onde os idosos puderam observar e admirar a grandiosidade e beleza daquele monumento de estilo bizantino, situado no topo da serra e que oferece uma vista aérea deslumbrante para a cidade de Viana e o estuário do Rio Lima. Infelizmente neste dia a manhã apresentou-se com bastante névoa, o que não permitiu a melhor visibilidade, mas a beleza do local só por si, justifica e recomenda uma visita.

Daqui partiu-se em direcção ao destino principal da viagem, a Quinta da Malafaia, situada em Antas, concelho de Esposende. Este espaço de animação é divulgado como sendo “o maior arraial minhoto do País, a maior e melhor festa de Portugal”. Chegados à hora de almoço, os idosos acomodaram-se num dos salões e dirigiram-se aos enormes assadores donde iam saindo sardinhas, acompanhadas de broa, enquanto noutro ponto era servido arroz de feijão com costeletas na brasa e frango de churrasco. O aviso da casa era para comer e beber sem limite, à discrição. Após o almoço veio a animação, na eira, primeiro com a actuação do Rancho Folclórico de S.Pedro de Rates que convidou os idosos a dançarem o Vira e a participarem numa malhada. Sucederam-se depois, no palco, vários artistas que brindaram os idosos com cantigas populares, bem conhecidas e do seu especial agrado. Um grupo de baile animou também o ambiente, incitando toda a gente a dançar. As desgarradas ou cantigas ao desafio, foi um dos momentos mais apreciados, com os homens a “puxarem” pelo cantador e as mulheres pela cantadeira. As Marchas Populares foram outro dos momentos bastante animados. Os idosos desfilaram arcos vistosamente enfeitados, a fazer recordar as marchas alfacinhas.

O programa de animação não tinha interrupções e estava cheio de surpresas. A meio da tarde, foi anunciado que havia ainda caldo verde, rojões e pataniscas, azeitonas e tremoços, nessa altura já alguns idosos se tinham rendido a tanta fartura de comida, até por razões de saúde. Uma explosão de alegria era o que estava anunciado para o final, com uma largada de balões. Foi um final em apoteose. Para trás ficava um dia que os idosos vão reter na memória durante muito tempo e certamente com muita vontade de voltar. Torna-se difícil expressar em palavras os momentos de felicidade que se viveram durante toda uma tarde.

O Presidente da Câmara esteve presente, almoçou com os idosos e participou em todos os momentos da animação até ao fim, deixando-se também contagiar pelo ambiente de festa e alegria que os idosos irradiavam.
Teodósio Rey, Animador e Relações Públicas daquele espaço, confidenciou a sua surpresa pela forma tão entusiástica e participada com que o grupo vindo de Mortágua viveu o programa, realçando ao mesmo tempo a proximidade do presidente da Câmara com os idosos do seu concelho.“Ficámos surpreendidos com a forma tão entusiástica como os idosos participaram desde o primeiro ao último minuto da festa. Viu-se também que o Presidente da Câmara está muito próximo destas pessoas, pela forma como era solicitado e como ele próprio participou no meio deles em toda a animação, ao mesmo tempo sempre preocupado para que nada lhes faltasse. Reparei também que há um carinho e atenção constante das pessoas que os acompanham, que presumo sejam funcionários da Câmara. Foi uma surpresa para nós, mas muito positiva”, sublinhou aquele responsável.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade