Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



EXPOMORTÁGUA foi um sucesso. Mais de 100 expositores e cerca de 15 mil visitantes passaram pelo certame

2014-06-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A primeira edição da EXPOMORTÁGUA realizada nos dias 6, 7 e 8 de junho, constituiu um enorme sucesso, estimando-se que cerca de 15.000 pessoas visitaram o evento, promovido pelo Município de Mortágua. A Expomortágua foi inaugurada no passado dia 6, pelas 14 horas, com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Prof. Doutor Francisco Gomes da Silva, da Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Engª. Adelina Martins, e Entidades Municipais, entre outros convidados.

 Dedicada às temáticas da Floresta, Energia, Ambiente e Turismo, a EXPOMORTÁGUA contou com a presença de mais de 100 expositores, a maioria constituída por empresas ligadas à atividade florestal, como a produção, exploração, comercialização de madeiras, recolha de biomassa florestal e produção de pellets.

Numa área da feira destacava-se a exposição de máquinas e equipamentos pesados utilizados na recolha, rechega, transporte e transformação de madeira, bem como na recolha e transformação de biomassa florestal. Para além da exposição dos equipamentos, houve empresas que realizaram ações de demonstração, dando a conhecer algumas novidades tecnológicas, como uma máquina de corte e destroçamento de matos com controle remoto.

Havia também stands dedicados à produção de pellets e venda de equipamentos de queima de material lenhoso e pellets para aquecimento doméstico, assim como stands especializados no comércio de material e equipamento de segurança e proteção individual.

 Estiveram ainda presentes empresas de prestação de serviços técnicos de apoio à área florestal, Associações e Federações de produtores florestais.

A área do Ambiente e das Energias Renováveis tinha também um lugar de destaque na Feira, através de empresas de equipamentos a pellets e empresas fornecedoras de soluções técnicas e de engenharia nas áreas da energia solar, térmica, eólica, climatização.

O comércio de árvores e plantas de jardim, a produção de cogumelos, era outra das áreas associadas à Floresta e ao Ambiente.

Estiveram ainda presentes Instituições de Ensino Superior com cursos ou áreas de investigação ligados à Agricultura e Floresta, Associações de Desenvolvimento Local e Regional, Escolas de Ensino Profissional, Empresas de Formação e Consultoria, Instituições Bancárias, entre outras.

No Turismo estiveram representadas empresas e associações que têm potenciado as condições naturais existentes no concelho, a nível da floresta e rio, para os chamados desportos de natureza ou de aventura, como sejam a promoção de passeios pedestres, canoagem, BTT, Todo-o-Terreno. É de lembrar, por exemplo, que os estradões florestais do concelho foram durante vários anos o palco da realização do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).

No espaço da feira estiveram aliás expostos alguns carros que habitualmente correm no Rali de Mortágua, a contar para o campeonato nacional.

A EXPOMORTÁGUA, sendo um evento de cariz económico na sua essência, é também um espaço aberto a todo o público, de todas as idades, ao convívio e lazer das famílias, onde se pode desfrutar da gastronomia, de divertimentos, de animação.

No espaço da feira as crianças podiam divertirem-se com insufláveis, trampolim, pinturas faciais e modelagem de balões, triciclos ou desportos mais radicais, como a escalada. A Escola de Cães -Guia e os Bombeiros Voluntários de Mortágua asseguraram o serviço gastronómico e de Bar, respetivamente.

A animação também não faltou, com um concerto da Filarmónica de Mortágua e Coral Juvenil Silvia Marques, no sábado à noite, e um Festival de Folclore concelhio na tarde de domingo, com atuação do Rancho Folclórico “Os Unidos” de Mortágua, “Os Camponeses do Freixo” e Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores.

Uma zona da Feira estava reservada aos artesãos e produtores locais, com venda de trabalhos em madeira, tecido, bijuteria, costura criativa, pintura, e produtos à base de mel.

O Município fez-se representar na Feira com um stand de informação turística e com o Ninho de Empresas.

Apesar da instabilidade atmosférica, os três dias foram de grande afluência de público. Mas foi no segundo e sobretudo no terceiro dia que se registaram as enchentes de visitantes. A atestar essa enorme afluência está o facto de toda a zona envolvente ao Loteamento Municipal, onde decorreu o evento, e as vias de acesso (Gândara, EN234 e 334-1 ) se encontrar lotada de viaturas.

Uma aposta ganha e já se pensa na próxima edição

O balanço final do evento não podia ser mais positivo, tendo sobretudo em conta que foi uma primeira experiência: “Acho que ficámos todos agradavelmente surpreendidos com a adesão de expositores e de visitantes, que superou todas as expectativas iniciais. Foi notoriamente uma aposta ganha, uma conquista de Mortágua e dos Mortaguenses, que traduz de forma exemplar a máxima “o homem sonha e a obra nasce”. Estão todos de parabéns, o Município, os Munícipes, os Expositores”, refere o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte.

Para o sucesso, explica, contribuiu também o local escolhido para acolher o evento: “a EXPOMORTÁGUA tem aqui uma localização e um enquadramento muito favorável, talvez não haja no concelho outro local com estas condições, tão perto do centro da Vila, com amplo espaço para os expositores, bons acessos, zonas de estacionamento”.

Para além da troca de informação e promoção, o evento constituiu-se como uma mais-valia em termos económicos: “Sabemos que algumas empresas concretizaram negócios, outras estabeleceram contactos com potenciais clientes, e de uma forma geral todas puderam promover os seus produtos e serviços, o que vai ao encontro dos objetivos da Feira, ou seja, a dinamização económica do concelho e da região e a criação de oportunidades”.

Terminada a primeira edição, já se pensa no futuro: “Agora é preciso continuar, pensar já na próxima edição, procurando melhorar aspetos que porventura não estiveram tão bem, até porque já temos uma referência. Vamos agora fazer uma avaliação geral do evento, o nosso objetivo é que ano para ano seja cada vez melhor, até porque temos a ambição de que a EXPOMORTÁGUA se torne numa referência a nível nacional”, afirma José Júlio Norte.

E aproveita para dirigir uma palavra de agradecimento a todos os expositores, de uma forma particular aos expositores do concelho, "que aderiram em grande número e contribuíram em muito para o sucesso desta primeira edição”

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade