Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Exposição “500 anos do Foral Manuelino de Mortágua”, no Centro de Animação Cultural

2014-06-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Integrada nas comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino a Mortágua, foi inaugurada, no Dia do Município, uma exposição alusiva ao tema, constituída por trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

A mostra, patente no Centro de Animação Cultural, é mais uma das iniciativas para assinalar os 500 anos da outorga do Foral, concedido a 8 de janeiro de 1514. A exposição surgiu de um desafio lançado pelo Município ao Agrupamento de Escolas, com o objetivo de assinalar os 500 anos, ao que professores e alunos responderam com um trabalho coletivo de apreciável qualidade.

Os trabalhos foram elaborados pelos alunos ao longo do ano nas disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Visual e de História, sendo que parte dos trabalhos (patentes no rés-do chão do Centro de Animação Cultural) são dedicados especificamente ao tema dos 500 anos do Foral.

Nesse espaço deparamo-nos com um retrato de D. Manuel I, a reprodução da iluminura da Carta de Foral, bem como reproduções do Pelourinho e de alguns dos principais monumentos do concelho, trabalhos de história.

Ao centro encontra-se uma peça magnífica intitulada “Infinito”, uma instalação artística construída em madeira e que surpreende logo o publico, pela sua dimensão e estética.

Nos andares superiores podemos encontrar outro tipo de trabalhos, como a perfomance Cor Pop e trabalhos sobre Direitos Humanos, Desenhos com Linhas Retas, Desenho de Observação, Perspetiva Rigorosa, Reprodução de uma Obra de Arte, “Brincar com o Movimento”.

Na área central vamos encontrar mais uma interessante instalação artística, intitulada “Amo-te”, que reflete a necessidade humana de partilhar sentimentos, de querermos alguém ao nosso lado.

Muitos dos trabalhos, como as instalações artísticas, os trabalhos relacionados com a mecânica da transmissão e transformação do movimento, são feitos em madeira, sendo mais uma forma de valorizar um produto endógeno de Mortágua.

Cumpre felicitar os Alunos e Professores envolvidos, pela qualidade dos trabalhos, pela criatividade e imaginação demonstradas, produzindo verdadeiras “obras de arte”.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade