Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Empreendedorismo nas Escolas. Projeto “Salty Spoon” venceu Concurso Municipal de Ideias de Negócio

2014-05-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Em sessão pública realizada no passado dia 28, no Centro de Animação Cultural, foi conhecido o projeto vencedor do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, integrado no projeto de “Empreendedorismo nas Escolas – Educação Empreendedora”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em parceria com o Município de Mortágua e Agrupamento de Escolas.

 O concurso contou com a participação de 10 equipas do Agrupamento de Escolas de Mortágua, do Ensino Secundário, envolvendo um total de 24 alunos de seis turmas e quatro professores (coordenadores dos projetos). A ideia da equipa Salty Spoon, desenvolvida pelos alunos João Gouveia e Carolina Silva, ambos do 11ºA, e que teve como professor orientador a Prof. Fátima Potró, venceu o concurso.

O Júri do concurso era constituído por três pessoas: Eng. Serafim Oliveira, Vereador da Câmara Municipal de Mortágua, Prof.ª Maria José Pinto, do Agrupamento de Escolas, Eng. André Ribeiro, empresário (Endiprev).

O projeto vencedor consiste numa colher de cozinha que contém um sensor que mede o nível de sal na preparação da comida, permitindo assim dosear exatamente a quantidade adequada ao prato a cozinhar.

Segundo os promotores, a ideia surgiu da necessidade de controlar o consumo de sal na alimentação dos portugueses, uma vez que estes consomem o dobro do sal diário recomendado, que é de 5 gramas. Como grandes vantagens, apontam que a sua ideia permite uma maior eficácia na adição de sal, vai facilitar a confeção das refeições, tornando-as mais saudáveis, sendo uma mais valia para as pessoas que têm problemas cardíacos, entre outros.

Como “pontos fortes” da viabilidade do seu negócio, referem que se trata de um produto inovador, com uma excelente relação qualidade-preço e que exige um investimento reduzido.

“Nós fizemos uma pesquisa e não encontrámos nada de igual no mercado”, conta João Gouveia.

Carolina Silva, coautora da ideia, diz que este produto pode ser vendido em supermercados, lojas de venda de instrumentos de cozinha, bem como ser promovido em eventos médico-farmacêuticos e junto dos melhores chefes de cozinha.

Como prémio por terem vencido a fase municipal, cada um vai receber um leitor MP4.

Depois da fase municipal segue-se a fase regional, a realizar no dia 8 de junho, na Figueira da Foz, em que vão competir com projetos de 19 concelhos que integram a CIM da Região de Coimbra. Os dois jovens não querem criar falsas expectativas, até porque o mais importante já foi conseguido. “Temos ainda uma semana para tentar melhorar alguns aspetos do projeto e vamos empenhar-nos o máximo” possível”, adianta João Gouveia.

Todas as equipas receberam um certificado de participação, numa prova em que o júri não teve tarefa fácil para escolher um vencedor, dada a qualidade das ideias apresentadas.

 Foram 11 os projetos a concurso e 10 os selecionados, em virtude do Regulamento, mas todos eles tendo como denominador comum muita criatividade, imaginação e originalidade. Ideias como uma escova que ao mesmo tempo é um estojo para pasta de dentes e elixir, recarregável e ideal para quem viaja, uma cadeira que permite a pessoas portadoras de deficiência usarem a piscina, sandálias feitas com base em madeira de eucalipto e com vários padrões, um casaco com painéis fotovoltáicos maleáveis na zona dos ombros que capta energia solar e a transforma em energia calorifica, passando por novas utilizações culinárias para a “Lampantana”.

Para além da apresentação das ideias a concurso e divulgação da ideia vencedora, a sessão contou com dois momentos culturais protagonizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua que apresentaram as provas de Música e de Teatro com que participaram na edição deste ano do concurso interescolas “Escolíadas - 2014”.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Dr. Rui Parada, em nome da comunidade escolar, felicitou todos os alunos, professores e funcionários envolvidos neste projeto, e saudou o Município por ter lançado este desafio ao Agrupamento. Endereçou os parabéns a todas as equipas participantes e realçou a “elevadíssima qualidade” dos trabalhos apresentados.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, no encerramento da sessão, felicitou todos os jovens participantes e afirmou que “todos eram vencedores”, pois todas as equipas apresentaram brilhantes ideias e surpreenderam pela sua criatividade, qualidade das apresentações e inovação dos projetos. Agradeceu também ao Agrupamento de Escolas, aos professores e funcionários envolvidos, parceiros do Município neste projeto, destacando o “trabalho de equipa”.

O Presidente da Câmara deixou uma mensagem de motivação aos jovens: “Peço-vos que continuem com o mesmo pensamento, a ser imaginativos e empreendedores, porque isso é fundamental para vencer no mundo em que vivemos”, disse.

“Foi demasiado importante o que aconteceu hoje aqui”, referiu já a finalizar a sua intervenção, dizendo ainda que o Município está disponível para ajudar os jovens na concretização das suas ideias.

 Esta ação envolveu um total de 170 alunos do Ensino Secundário e Profissional do Agrupamento de Escolas que foram sensibilizados para o empreendedorismo, além de 4 professores que receberam formação nesta área, dinamizada pela GesEntrepeneur, parceira na implementação do projeto.

O projeto permitiu aos jovens desenvolver capacidades e competências ao nível da criatividade, imaginação, iniciativa, partilha de ideias, mas também o espírito de grupo e de cooperação, constituindo-se como um experiência real na área do empreendedorismo.

Ao projecto “Salty Spoon” desejamos toda a sorte, com a certeza de que Mortágua estará muito bem representado na fase regional e contará com o apoio de todos nós.

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade