Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua comemora Dia do Município e os 500 anos do Foral Manuelino

2014-05-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mortágua celebra no dia 29 de maio o Dia do Município, feriado municipal, no mesmo dia em que se assinala a festividade religiosa de Nª Sra. da Ascensão, que em Mortágua tem o seu ponto alto na romaria ao Santuário do Cabeço do Senhor do Mundo, uma das mais concorridas do concelho.

Do programa comemorativo destaca-se a Sessão Solene, com início às 15 horas, que contará com intervenções do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal.

A Sessão servirá também para fazer a entrega de Medalhas de Bons Serviços a Funcionários do Município que completaram 20 anos de serviço e agraciar empresas do concelho com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.

Este ano as empresas agraciadas são a Endiprev e a Cortagri, duas empresas distinguidas com o Prémio PME Excelência 2013, atribuído pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas).

A Endiprev, fundada em 2009, trabalha na área de energia, sendo especializada no diagnóstico de avarias de todo o tipo de sistemas electromecatrónicos e na operação, manutenção, comissionamento e inspeções de Parques Eólicos.

A Cortagri, Cortegaça Agrícola L.da, criada em 1997, dedica-se ao desenvolvimento de atividades pecuárias, agrícolas e silvícolas, sendo líder nacional do setor da cunicultura industrial.

 500 anos da outorga do Foral Manuelino a Mortágua

Este ano comemoram-se também os 500 anos da outorga do Foral a Mortágua por D. Manuel I, que confirmou a autonomia e jurisdição municipal. Ao longo do corrente ano o Município vai promover várias iniciativas que visam assinalar esta efeméride.

No Dia do Município vão ter lugar vários momentos a evocar esse acontecimento marcante na história do concelho e das suas gentes. Maria do Céu Ferreira, responsável da Chronospaper, e Sónia Santos, conservadora e restauradora, irão apresentar uma palestra subordinada ao tema “O restauro do Foral de D. Manuel I”. O Prof. Doutor Saul Gomes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, irá fazer uma apresentação do Foral Manuelino de Mortágua.

No mesmo âmbito realiza-se a abertura da Exposição “500 anos do Foral Manuelino de Mortágua”, constituída por trabalhos realizados por alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua, que estará patente no Centro de Animação Cultural, e o lançamento de uma atividade de Geocaching, intitulada “Caça ao tesouro – geocaching – 500 anos do Foral de D.Manuel I”.

Proceder-se-à a ainda ao descerramento de uma placa comemorativa dos 500 anos do Foral Manuelino, no Pelourinho de Mortágua, recentemente restaurado, símbolo da jurisdição municipal em séculos passados.

 Inauguração do Parque Urbano das Nogueiras

Para além dos atos solenes, o Dia do Município será ainda assinalado pela inauguração do Parque Urbano das Nogueiras. Com uma localização privilegiada, tendo ligação direta à Praça central da Vila, o novo Parque inseriu-se num projeto integrado de valorização e atração do centro urbano, que contemplou outras intervenções urbanísticas, como a requalificação do Largo de São Domingos e a melhoria das acessibilidades.

Possuindo uma área de cerca de 6000m2, é mais um espaço de lazer e bem-estar ao dispor da população, estando dotado de amplos relvados, árvores de várias espécies, um parque infantil e uma zona de estacionamento. O investimento foi executado pela própria Autarquia.

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade