Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Caminhada contra o Cancro reuniu cerca de 200 participantes

2014-05-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

“Caminhando Contra o Cancro”, assim se designou a ação realizada no passado dia 18, que juntou cerca de 200 participantes, de vários grupos etários, numa iniciativa promovida pela Grupo de Voluntariado Comunitário da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo de Mortágua.

À chegada à Praça do Município, local de concentração, cada participante fez a sua inscrição e recebeu um kit composto por t-shirt com a mensagem “ o que nos liga”, uma garrafa de água e uma peça de fruta.

Os participantes vieram preparados a rigor, com fato de treino, sapatilhas, bonés para proteger do sol, mas acima de tudo com muita vontade e entusiasmo em se associarem a uma boa causa, que é de todos, porque o cancro é uma doença que não acontece só aos outros. Quase todos nós conhecemos um familiar, um amigo, alguém, que sofreu ou sofre da doença. A prevenção é o melhor remédio para evitar esta doença, o que passa por ter um estilo de vida saudável, o que inclui uma alimentação cuidada, prática regular da atividade física, abstinência de substâncias que afetam o equilíbrio do organismo (álcool, tabaco e outras), além de uma vida tranquila, longe do stress.

Antes de se dar início à caminhada, os participantes foram convidados a fazer alguns exercícios de aquecimento, ao ritmo de música de dança e sob a orientação da Mafalda Pardal.

Pelas 11 horas deu-se a partida, para um percurso de 12 km, com passagem por diversas localidades: Gândara, Vila Meã, Vila Gosendo, Vila Nova, Barril, Coval e términus no Parque Verde, onde teve lugar um convívio, constituído por lanche partilhado.

A iniciativa constituiu-se como uma ação de sensibilização e prevenção do cancro através da prática do exercício físico. “ O que se pretende é mobilizar a população, a comunidade em geral, para aderir a estas iniciativas de prevenção do cancro”, referiu-nos Irina Rocha, responsável da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Delegação da Região Centro). Segundo esta responsável, “o exercício físico é um dos fatores mais importantes na prevenção de qualquer tipo de doença , incluindo do cancro”. Um estilo de vida sedentário, pelo contrário, aumenta o risco de doenças, sendo fundamental “tornar a população mais ativa através da prática de atividades físicas”. Nesse sentido, adianta, nada melhor do que uma caminhada, “que é acessível a toda a gente, a todas as idades, é um exercício que praticamente todas as pessoas, independentemente do seu estado de saúde, conseguem fazer.”

Além da chamada de atenção para a importância da prevenção do cancro, a iniciativa teve também fins solidários, permitindo a angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma vez que o valor integral da inscrição (5 euros por pessoa) reverteu na totalidade a favor daquela instituição.

Esta ação contou com a inestimável colaboração de várias entidades do concelho, públicas e privadas, que se quiseram associar ao evento, como Município de Mortágua, União de Freguesias, Agrupamento de Escuteiros, Centro de Saúde, Bombeiros Voluntários, GNR, além de pessoas que colaboraram a título individual. . As empresas Águas de Penacova, Ecomarché, Padaria Estrela de Mortágua, ofereceram água, fruta e biscoitos, respetivamente.

A responsável da Liga Portuguesa Contra o Cancro aproveitou para agradecer a grande envolvência das entidades locais e a forte adesão da comunidade local, dirigindo também palavras de agradecimento ao Grupo de Voluntariado Comunitário de Mortágua: “Sempre que solicitamos a sua colaboração, há sempre uma grande disponibilidade, somos sempre bem recebidos, estão sempre prontos a apoiar as iniciativas que são desenvolvidas”, afirmou.

Mais uma vez a comunidade mortaguense está de parabéns, mostrando que é uma comunidade solidária, generosa, rica de valores e afetos.  

De salientar que neste mesmo dia realizaram-se outras caminhadas, promovidas pela Assoc. de Macieira -Tarrastal e Rancho Folclórico “Os Unidos”. Por sua vez a Associação de Quilho organizou um Passeio de BTT.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade