Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



“Feira de Usos e Costumes de Outrora” na Praça do Município

2014-04-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 27, na Praça do Município, a VIII Feira de Usos e Costumes de Outrora, uma iniciativa do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores. O evento contou com a presença de vários grupos folclóricos que apresentaram os produtos tradicionais da sua região, desde doçarias, petiscos, queijos, enchidos, licores, passando pelo artesanato e brinquedos tradicionais.

Na banca do Rancho Folclórico de Vale de Açores destacavam-se as doçarias de confeção caseira, como filhoses, sonhos, pão de ló, coscorões, leite creme, Bolo de Cornos (também conhecido por Bolo 24 horas), além do pão de trigo. “As pessoas almoçam e depois vêm aqui comer uma fatia de bolo, beber um licor, que ajuda à digestão, e há pessoas que levam bolos inteiros para casa, porque são caseiros e diferentes daqueles que se fazem nas pastelarias”, referiu-nos Maria José, elemento do grupo.

Quem fosse à feira podia lá almoçar, tendo à sua escolha três pratos da gastronomia tradicional: Lampantana, Rojões com migas e Bacalhau à Lagareiro.

Na banca do Rancho Folclórico da Marmeleira podia-se adquirir produtos da terra, desde feijão verde, cebolinho, espinafres, coentros, salsa, limões, e pão de mistura (o chamado triga-milho), além de animais vivos, como galinhas, patos e coelhos.

O Rancho Folclórico de Gouveia trouxe os produtos típicos da Serra da Estrela, o queijo, os enchidos, o mel e as compotas caseiras, as mantas de burel e chinelos de lã usados pelas gentes serranas para se protegerem do frio. Na banca do Grupo Regional da Pampilhosa do Botão (Mealhada) pontificavam as bôlas (de sardinha, carne, bacalhau), além da broa de milho, pão de trigo, bolos diversos e produtos agrícolas.

Na banca do Rancho Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra, era a doçaria que se evidenciava, com coscorões, velhoses, bananins, bolinhos de amêndoa, “Encantos do Mondego” feitos com chila. Tudo para acompanhar com variados licores, de hortelã-pimenta, folha de figueira, tangerina, café, entre outros, que serviam como digestivo após a refeição.

Na Feira havia também lugar para os brinquedos tradicionais que antigamente faziam as delícias da pequenada nas suas brincadeiras de rua, construídos em madeira e com engenho manual (a pandeireta, o carrinho de mão, a pomba, o ciclista, o rodízio de vento), e jogos tradicionais (o pião, a rela). Algumas pessoas disseram-nos que levavam esses objetos para ensinar aos filhos e netos como se praticavam esses jogos antigamente.

A partir das 15 horas a música e a dança tradicional animaram o espaço da Feira, com a atuação do Grupo de Cavaquinhos do Caramulo e Rancho Folcórico de Danças e Cantares de Vale de Domingos (Águeda) Ao longo do dia centenas de pessoas passaram pela Feira, fosse para almoçar, comprar produtos ou simplesmente apreciar o ambiente rural e rico de tradições.

Estas iniciativas ajudam a promover os produtos tradicionais e regionais, ao mesmo tempo contribuem para a divulgação e preservação do nosso património cultural e imaterial, seja a nível da gastronomia, trajes, danças e cantares.

A Câmara Municipal colaborou na organização do evento, como habitualmente.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade