Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



Taça de Portugal XCM. Maratona BTT de Mortágua reuniu cerca de 700 atletas

2014-04-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 13, a 7ª Maratona BTT de Mortágua, numa organização conjunta do Velo Clube do Centro e Município de Mortágua. A maratona deste ano teve a particularidade de contar para a Taça de Portugal XCM, 2ª prova do calendário nacional.

À partida, instalada junto à Praça do Município, alinharam 663 atletas, dos quais 326 para Taça de Portugal (atletas federados) e 337 para a Promoção (não federados).

A prova da Taça de Portugal tinha dois percursos, 75km para as mulheres (categoria Elites e Master), e 89km para os homens ( Elites Sub/23, Master 30, 40, 50 e 60). A prova de Promoção tinha também dois percursos, a meia-maratona de 45 km e a maratona de 75 km, ambas divididas em várias classes.

Na classificação geral da XCM 89km, o primeiro lugar foi para Ruben Almeida, da equipa Pedalsempre/Movenoticias/Solintellysys, com o tempo de 3h44m57s. Nuno Inácio, da equipa Soniturismo/Bike World, e Renato Flórido da equipa BTT Seia, fecharam o pódio. Tratou-se de uma prova dura, com uma subida à serra de Linhar de Pala e um acumulado de 2600 metros. Os últimos concorrentes chegaram à meta após mais de 5 horas a pedalar.

No setor feminino (75Km) a mais rápida foi Maaris Meier, natural da Estónia, a correr pela equipa Saertex Portugal/Edaetech, com o tempo de 3h35m34s, seguida de Tânia Neves, da Galitos Ciclismo / Teka/ Blackjack, e Celina Carpinteiro da BTT Loulé/ BPI.

Na categoria Promoção 45km, masculinos, o vencedor foi Daniel Ribeiro da equipa Viseu 2001, com 1h54m.20s, seguido de Armando Figueiredo da equipa Escola de Ciclismo Bruno Neves, e Luís Junho da equipa Clube de Praças da Armada. No setor feminino a vitória foi para Natália Silva da equipa Viriato Racing, seguida de Andreia Lopes da equipa C.S.OTA/Anipura/Oxi Nutrit.

Na Promoção 75km, Hélio Videira foi o vencedor, com 3h29m.55s, seguindo de Filipe Melo Ribeiro, da mesma equipa, e José Aurélio, da equipa Batistas Foudation Team. No setor feminino, Elisabete Rouxinol da equipa Nightingale Team, foi a mais rápida, com 4h48m.39s, seguida de Márcia Salvador da equipa Ass Team Giant.

É de destacar a excelente prestação dos Paraciclistas (atletas surdos), tendo sido Ricardo Gomes o mais rápido, da equipa UCVNF/Soniturismo/Bike World, com 4h.05m.24s, seguido de Fábio Luiz, Anipura/ OXI/ Nutricion/Blackjack, e Ivo Pereira, da equipa Rodinhas /Santos Silva.

Por equipas o primeiro lugar foi para equipa do BTT Seia, seguida do BTT Loulé e da Saertex Portugal/Edaetech.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, o diretor da Federação para a área do BTT, Alexandre Domingos, o Presidente da Direção do Velo Clube do Centro, Pedro Silva, o Presidente da União de Freguesias, Vitor Pina, o Presidente da Junta de Freguesia de Pala, Horácio Rosa, procederam à entrega dos troféus, que contemplaram os três primeiros classificados da geral, por escalão e por equipas.

No final da prova, o Presidente da Câmara Municipal destacou a “brilhante organização” levada a cabo pelo Velo Clube do Centro, na pessoa de Pedro Silva e de toda a sua equipa, que assumiu este ano o desafio e a responsabilidade acrescida de receber uma prova da Taça de Portugal. “Tivemos aqui um grande evento de afirmação e promoção do concelho, com quase 700 atletas vindos de norte a sul do país, desde o Algarve ao Minho, e não temos dúvidas de que deixámos uma boa imagem em todos os participantes. Os atletas mostraram-se satisfeitos, gostaram da receção, dos trilhos, da organização, e não ouvimos críticas ou reparos, o que é muito positivo. Isso significa que para o ano, muito provavelmente, voltarão a participar na Maratona de Mortágua”.

E manifestou a disponibilidade do Município em continuar a apoiar este e outros eventos desportivos que promovem o concelho.

Pedro Silva, Presidente do Velo Clube do Centro, agradeceu o apoio do Município de Mortágua e demais patrocinadores, bem como a colaboração de muita gente que trabalhou na retaguarda durante vários meses e sem a qual não teria sido possível o êxito alcançado.

 Ruben Almeida, vencedor da maratona XCM, conhece bem estes trilhos de Mortágua: “A primeira maratona que eu fiz foi aqui em Mortágua, em 2006. Já participei várias vezes e até ganhei uma maratona há uns 3 ou 4 anos”. Sobre a prova, afirmou: ”os trilhos estavam muito bem limpos, tudo muito bem assinalado, as zonas de perigo, as viragens a tempo, acho que era quase impossível alguém perder-se. Uma organização muito boa, espetacular mesmo”.

Elisabete Rouxinol, vencedora da promoção 75 km, também não poupou elogios à prova de Mortágua: “o percurso era lindíssimo, tinha subidas mas também descidas fabulosas onde apanhávamos muita velocidade, single tracks um pouco técnicos, mas muito engraçados. Estão de parabéns”. Uma opinião partilhada por Carlos Lima, “aqueles troços à beira rio parecia um cross, muito bonito. Adorei o percurso, dos melhores que já fiz”.

Daniel Ribeiro, vencedor na Promoção 45 km, destacou: “em termos de trilhos estava espetacular, paisagens fantásticas também. As marcações estavam excelentes, não houve qualquer confusão, estava tudo muito bem organizado”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade