Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Um Olhar sobre as Origens”

2014-04-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O projeto “Um Olhar sobre as Origens” organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Restaurante McDonald’s® de Viseu e Câmaras Municipais, pretende dar a conhecer os tesouros dos locais e das gentes do Distrito de Viseu.

No período de 7 a 24 de Abril, cabe ao Município de Mortágua mostrar, no IPDJ, a dinâmica dos seus jovens numa exposição, que inclui uma mostra de trabalhos artesanais e artes plásticas que desenvolvem e alguns das atividades realizadas pelas associações culturais e desportivas.

Estiveram presentes nas inaugurações no IPDJ e Macdonalds de Viseu, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Oliveira e o Vereador, Serafim Oliveira, o Diretor Regional do Centro do IPDJ, José Cardoso e o franquiado do restaurante McDonald’s de Viseu, Rui Moiteiro.

Na sessão de abertura, o Eng.º Rui Moiteiro destacou mais uma vez a relevância do projeto e reforçou a vontade de “ contribuir para dar a conhecer os valores culturais do nosso distrito”.

Por sua vez o Dr. Paulo Oliveira colocou o enfoque na juventude “…dando visibilidade ao trabalho desenvolvido por jovens artistas do concelho”.

O Dr. José Cardoso, felicitou o Município de Mortágua pela rápida adesão ao projeto e pela opção de apostar “num olhar para o presente e para o futuro criando uma nova janela de oportunidade para os jovens artistas expostos”.

Rute Gonzalez, Renato Rodrigues, Tiago Rodrigues, Inês Gonçalves, Helena Lobo, Paula Lobo, Rosalinda Pereira, são os artistas expostos. As artes e ofícios representados vão desde a pintura à escultura, passando pela fotografia e artesanato. A olaria em barro vermelho, característica de Mortágua, faz-se representar pela New Terracotta.

Mortágua não pode também deixar de mostrar a arte da escrita, expondo obras de Jorge Gonzalez, Úrsula Portugal e Cláudio Cordeiro, bem como uma coletânea de poesia de jovens mortaguenses. Também consta desta mostra um livro ilustrado pela pequena Francisca Gouveia.

De seguida deslocaram-se para o Macdonalds, onde por sua vez, são apresentadas 22 imagens alusivas ao património cultural, paisagístico e turístico do concelho.

Os visitantes foram brindados, à chegada, com uma atuação musical na voz de Inês Vicente e viola de Ricardo Vicente. A exposição foi encerrada com um momento musical de Sofia Portugal na voz e Ricardo Vicente no piano .

Durante este período o IPDJ de Viseu organiza, em colaboração com o Museu Grão Vasco, o Centro de Coordenação Cultural da CMV e o Teatro Viriato, uma visita cultural à cidade de Viseu que terá como destinatários cerca de 50 jovens mortaguenses. No próximo dia 15, os jovens irão fazer uma visita guiada a vários locais emblemáticos da cidade.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade