Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Reportório Osório” subiu ao palco do Centro de Animação Cultural

2014-04-07
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O espectáculo “Reportório Osório” apresentou-se ao público de Mortágua no passado dia 2, integrado no tour nacional de lançamento do CD. “Canções do Umor”.

Tratou-se de mais um espectáculo promovido pelo Município, no âmbito do programa de animação cultural “Noites Quentes”, cuja temporada tem vindo a decorrer desde o passado mês de outubro

Reportório Osório conta com Luís Fernandes (Voz e Interpretação), Sónia Sobral (acordeão) e músicas da autoria de Luís Cardoso. É um espectáculo feito de canções e humor, em que o fio condutor são os problemas dos homens na suas relações com o sexo oposto.

Reportório Osório transforma, de forma irónica, o quotidiano das relações afectivas em canções. As personagens masculinas de Reportório Osório ganham vida própria em cada um dos temas. Há o Amândio (alguém que fica indefinidamente assim), o Augusto (que não sabe como sair da sua relação com a namorada), o Orlando (um homem criativo e de meias palavras), o Eugénio (um desgraçado vítima de exploração doméstica), o Gervásio (que chega sempre tarde a casa por causa das tainadas), o Ernesto (que é um homem modesto e honesto), o Jeremias (que tem os seus fetiches), o Felisberto (que afinal tinha tudo para ser feliz), entre outros.

Histórias quase sempre íntimas, do dilema ao dilúvio em poucas estrofes.

As letras e a teatralidade da interpretação dão um cunho humorístico ao espectáculo, que vive muito da interacção com o público.

“São histórias que nasceram da minha cabeça mas é algo da nossa observação do quotidiano, daquilo que passamos, vimos, sentimos, ouvimos, que nos contam. É cantar e contar historias de personagens que em qualquer momento podem ser um de nós”.

 Músico de formação, Luís Fernandes referiu que o principal desafio foi encontrar o fio condutor para as músicas que já existiam. Falar sobre os homens e das sua relações (ou ralações) com as mulheres foi esse fio condutor que uniu a lógica de todas as canções.

“Se há coisa que não falta aos homens são problemas e problemas sentimentais em particular”, conta. O resultado final é um produto de humor inteligente, subtil e irónico, que faz rir da desgraça masculina com “graça”

 Segundo Luís Fernandes, as pessoas podem reagir de diferentes maneiras ao espectáculo. “Há pessoas que procuram acompanhar essa ideia das histórias tenebrosas que ali estão a ser contadas, outras procuram encontrar a ironia dessas histórias tão desgraçadas.

 O espectáculo estreou em meados do ano passado e tem andado em digressão por várias salas do país, recebendo excelentes críticas. “Temos ficado entusiasmados com a receptividade do público nos sítios por onde temos passado”, conta.

 No final, o público aplaudiu de pé os intervenientes, reconhecendo a qualidade artística do espectáculo e agradecendo os bons momentos de diversão e boa disposição proporcionados ao longo de mais de uma hora.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade