Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Sarau Cultural marcou encerramento da Semana da Leitura

2014-03-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Semana da Leitura em Mortágua, que decorreu de 17 a 21 de março, encerrou no passado dia 21, Dia Mundial da Poesia, com a realização de um Sarau Cultural. Este ano a 8º edição da Semana da Leitura, por indicação do Plano Nacional de Leitura, teve como mote a Língua Portuguesa, que celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos.

O evento, que teve lugar no Centro de Animação Cultural, contou com a participação de alunos de todos os níveis de ensino, desde o Pré-Escolar, 1º, 2º, 3º Ciclo e Secundário, além de alunos da Escola Profissional Beira Aguieira, Professores e Auxiliares de Ação Educativa. A Biblioteca Municipal também se associou ao Sarau, como às várias atividades que assinalaram a celebração da Semana da Leitura.

No início do Sarau foram dados alguns números que ilustram a presença e expansão da Língua Portuguesa a nível global: o português é falado por 244 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a 4ª língua mais falada, atrás do mandarim, do espanhol, do inglês. Falado nos cinco continentes, é língua oficial de cinco países: Angola (19,8 milhões de hab.), Brasil (194,9 milhões de hab.), Cabo Verde (496 mil hab.), Guiné-Bissau (1,5 milhões de hab.), Moçambique (23,3 milhões de hab.), Portugal (10,6 milhões de hab.), São Tomé e Principie (165 mil hab.) e Timor Leste (1,1 milhões de hab.)

Por outro lado, temos mais quase 10 milhões de falantes de português, incluindo os 4,8 milhões de emigrantes portugueses e três milhões de brasileiros. A Língua Portuguesa é ainda falada em locais por onde os portugueses passarem ao longo da História, como Macau, Goa (India),e Malaca (Malásia).

Ao longo do Sarau registaram-se vários momentos de leitura, com interpretação de textos de Fernando Pessoa, Bernardo Soares (heterónimo de Fernando Pessoa), Alexandre O´ Neill, Sofia de Melo Breyner, entre outros  

A jovem Rafaela aceitou o desafio de ler um poema de D. Dinis, intitulado “Ai Flores, Ai Flores do verde pino”, escrito em português arcaico.

Dois estudantes da Escola Profissional Beira Aguieira leram poemas de autores de Cabo Verde e São Tomé e Principie, donde são originários.

“Em português nos desentendemos”, os alunos “brincaram“ com os diversos “falares” portugueses, como açoriano, madeirense, algarvio, alentejano, mostrando assim toda a riqueza, variedade e plasticidade da Língua Portuguesa.

Os Professores e Funcionários também colaboraram no espetáculo, interpretando o texto “Perguntas à Língua Portuguesa”, da autoria de Mia Couto. No final cantaram o poema “Não há machado que corte a raiz ao pensamento”, de Carlos de Oliveira, e a canção “Canta, Amigo, Canta”, de António Macedo.

No final do Sarau, o Presidente da Câmara, José Júlio Norte, felicitou todos aqueles que estiveram envolvidos na organização do Sarau Cultural, e afirmou que “iniciativas como estas são importantes para incentivar cada vez mais os jovens para a leitura”. Referiu ainda que os computadores, os tablets, as redes sociais, sendo importantes, não devem substituir o “papel” da leitura. Dirigiu palavras especiais para os alunos da turma do 2ºA, do Centro Educativo, por serem os campeões na requisição de livros na biblioteca escolar, tendo já requisitado 550 livros desde o início do ano letivo. Um feito que lhes valeu uma prenda (um livro), entregue no final do Sarau.

O Presidente do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, saudou a dedicação e esforço de todos os que participaram na Semana da Leitura, envolvendo toda a comunidade educativa e a parceria com a Biblioteca Municipal.

Tratou-se de uma verdadeira festa da leitura, sublimando todas as suas dimensões e virtudes, como fonte de saber, aprendizagem, conhecimento, mas também como veículo de interação, partilha, amizade e felicidade.

Feira do Livro

Ao longo da semana decorreram várias atividades de promoção do livro e da leitura. Uma delas foi a Feira do Livro, que esteve patente no polivalente da Escola Secundária, com livros para todas as idades. A Feira recebeu a visita de crianças do Pré-Escolar ao 9º ano, tendo sido proporcionados momentos de leitura dinamizados pela turma do 11º A.

A Biblioteca Municipal contou às crianças do Pré-Escolar a história “O peixinho que descobriu o mar”, de José Eduardo Agualusa.

Os alunos do 6º ano leram poemas em vários espaços públicos, nomeadamente Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, Biblioteca Municipal e Intermarché.

 

Biblioteca Municipal decorou montras com textos literários

A Biblioteca Municipal procedeu à decoração de montras com imagens e excertos de obras de autores portugueses, como Sofia de Melo Breyner, Natália Correia, Luís de Camões, Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Almeida Garret, Florbela Espanca, entre outros.

Algumas montras estavam ilustradas com textos de histórias e objetos relacionados com a atividade de dinamização da leitura levada a cabo pela Biblioteca Municipal no âmbito do Projeto Sobe, projeto de promoção da literacia em simultâneo com a Saúde Oral.

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade