Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Comemoração do Dia Mundial da Floresta

2014-03-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta, os alunos do 5º e 6º ano da Escola Básica 2.3 de Mortágua, assistiram a uma ação de demonstração das várias forças que intervém na prevenção, vigilância e combate aos incêndios florestais.

A iniciativa foi promovida pelo Grupo Disciplinar de Ciências Naturais do 2 º Ciclo, da Escola Básica 2.3, em colaboração com o Gabinete Técnico Florestal do Município de Mortágua.

Estiveram presentes viaturas e equipas dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, SEPNA (Serviço de Projeção da Natureza e Ambiente ) e GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro), estes últimos integrados na GNR.

Antes do início da ação de demonstração, foram distribuídos folhetos aos alunos, elaborados pelo Gabinete Técnico Florestal do Município, contendo informação e ilustração sobre cuidados a observar na floresta para evitar a eclosão dos incêndios.

Depois, divididos em pequenos grupos, os alunos puderam conhecer as atividades (valências) que desenvolvem e tipo de equipamento que utilizam as várias forças de intervenção em fogos florestais.

Os Bombeiros trouxeram uma viatura de combate a incêndios florestais, recentemente adquirida, e que teve aqui a sua primeira saída do Quartel. Os alunos ouviram explicações sobre as funcionalidades do veículo, material de sapador e equipamento de proteção individual para fogos florestais e urbanos. No final, os alunos foram convidados a entrar na cabine, uma experiência que terá sido marcante para todos.

A equipa de GIPS fez uma exposição acerca do equipamento de 1ª intervenção utilizado no combate ao fogo, bem como do equipamento individual de proteção, sistemas de comunicação rádio e diverso material utilizado em casos de emergência, nomeadamente kits de sobrevivência, kits de primeiros socorros, o “camelback” (reservatório de água por causa da desidratação), o “fire shelter” (espécie de abrigo que protege numa situação de cerco pelas chamas).

Alguns jovens experimentaram o equipamento de proteção individual, como farda, “cogla”, capacete, luvas e óculos.

No caso do SEPNA, os alunos podiam conhecer as várias áreas de intervenção deste corpo especializado da GNR, que é muito diversificado, abrangendo tudo o que está ligado à proteção do ambiente. Desde competências de prevenção de incêndios florestais (queimadas fora de época, por exemplo), investigação e validação de incêndios florestais nas situações originadas por negligência, fiscalização de ações de mobilização de solos para plantação ou reflorestação, fiscalização de crimes ambientais, proteção da Flora e da Fauna. Entre o equipamento exposto estava um semirrígido, que é utilizado em ações de fiscalização, salvamento, controle ambiental (descargas ilegais, poluição de águas).

Concelho de Mortágua tem 22 mil hectares de floresta

Os alunos assistiram ainda a uma palestra que visou sensibilizá-los para a importância da floresta para o ambiente e para a vida humana. O Eng. Luís Filipe e do Gabinete Técnico Florestal do Município e o Engº João Silva da Associação de Produtores Florestais de Mortágua, foram os oradores.

Usando uma linguagem simples e pedagógica, aqueles dois responsáveis abordaram as múltiplas funções da floresta, desde as mais vitais, como fonte de oxigénio, purificação da água, alimentação, habitat dos animais, passando pela fruição da sombra, o descanso e lazer.

Referiram ainda a função económica da floresta, como geradora de riqueza e emprego, constituindo a matéria-prima de muitos dos produtos que usamos diariamente, incluindo os cadernos que os alunos utilizam nas aulas.

Focaram em particular a importância da floresta no concelho de Mortágua, com os seus 220.000 hectares. Para os alunos compreenderem melhor essa dimensão, usaram uma comparação: “é o equivalente a 22 mil campos de futebol”. Um enorme “pulmão verde”, que contribui para o ar puro que se respira, para a retenção do dióxido de carbono e para um ambiente saudável, lembraram.

Os jovens foram incentivados a transmitir os conselhos aos adultos, tendo-lhes sido dito que também cabe a eles ser “vigilantes da floresta” e que está nas suas mãos tudo fazer para que a floresta continue hoje e no futuro a dar-nos todos os seus benefícios. No final da apresentação, os jovens entoaram em coro a mensagem: “Nós Protegemos a Floresta!”.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade