Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Workshop “Conta-me Um Conto” na Biblioteca Municipal

2014-03-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Está a decorrer na Biblioteca Municipal o Workshop “Conta-me Um Conto”, dinamizado pela formadora e atriz Ilda Teixeira, da Companhia de Teatro Acert.

Promovido pelo Município, o Workshop está dividido em cinco sessões, a decorrerem entre 10 e 22 de março. Conta com 13 participantes, em representação das Associações do concelho.

O objetivo do Workshop é ensinar técnicas e ferramentas, utilizando o corpo, a voz, os gestos, a técnica do “clown” (técnica do palhaço), entre outras. “Vamos inventar histórias, contar histórias a partir de textos, de músicas, de objetos, mas também inserir o gesto e possivelmente utilizar marionetas”, relata Ilda Teixeira.

E ensinar as técnicas partindo de um universo muito básico, que é o universo do contador (a forma de fazer teatro mais simples que existe), em que uma pessoa está sentada num banco a contar simplesmente uma história.

Segundo a formadora, “todos nós somos contadores”. “Todos os dias ouvimos contar histórias e todos os dias contamos histórias. Normalmente contamos histórias que se passam no dia a dia, mas somos contadores. E a partir dessas histórias reinventamos a forma de contar, por vezes até reinventamos a história. Acho que faz parte do ser humano”, diz.

A maioria das pessoas tem essa capacidade inata, mas sente alguma inibição em se expor aos outros. “Nós fazemos um jogo que se chama “histórias para não pensar”, em que as pessoas têm de inventar rapidamente histórias sem pensar muito na lógica. É uma forma de pôr a cabeça a funcionar, uma espécie de aquecimento mental”, explica.

O que é fundamental “é o que se consegue fazer com o texto, como se consegue transmitir, que modelações se devem utilizar para conseguir fazer todas as personagens”. “Também tem a ver com a vontade que eu tenho de passar aquela história, de partilhá-la”, acrescenta.

Num contador de histórias, diz, “é muito importante o olhar, a forma como escutamos o outro e nos escutamos a nós próprios. E perceber o que se está a passar à nossa volta”. E depois há a escolha do texto e o ambiente que criamos para contar a história.

As plateias devem ser pequenas, 10, 20 pessoas no máximo, porque contar uma história exige uma relação de proximidade e de interação com o público.

No final da aprendizagem a ideia é fazer uma viagem pelo conto em que os participantes estão em diferentes sítios e as pessoas vão passando e ouvindo uma história, fazendo um circuito.

Este Workshop vai permitir à Biblioteca criar um grupo de contadores de histórias, para que possam eles próprios transmitir as técnicas e contar histórias em diferentes contextos.

Ilda Teixeira, atriz, formadora e encenadora iniciou a sua atividade no teatro amador em 1986, na região autónoma da Madeira, onde fez diversas formações relacionadas com o trabalho de ator e posteriormente com a encenação e direção artística.

Trabalhou no CITAC de Coimbra e mais tarde veio a integrar o Trigo Limpo – Companhia de Teatro ACERT, de Tondela, onde é atriz residente.

A par do seu trabalho de atriz é também formadora de Interpretação, técnica vocal movimento, técnicas de clown e escrita criativa tendo desenvolvido esta atividade de norte a sul de Portugal, em Buenos Aires – Argentina e em Maputo.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade