Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Semana das Profissões em Mortágua

2014-03-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Alunos do Ensino Básico e Secundário ouviram testemunhos de profissionais de diferentes áreas

Está a decorrer em Mortágua mais uma edição da “Semana das Profissões”, dirigida à comunidade escolar. Trata-se de uma iniciativa do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, uma parceria entre a Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas e Adices, que tem como objetivo principal promover o sucesso escolar e apoiar os jovens na sua orientação escolar e profissional.

Durante toda a semana estão a decorrer várias ações, no sentido de proporcionar aos alunos informação e esclarecimento sobre diferentes áreas, privilegiando o contacto direto com os profissionais.

A Semana das Profissões teve início no dia 10 com a ação “Painéis de Profissionais”.

Perante uma plateia de alunos do 8º,9º e 12º ano, profissionais de diferentes áreas falaram da sua atividade profissional, em termos das suas características, funções, condições de acesso, saídas profissionais.

Para além dos aspetos práticos ou funcionais do seu trabalho, os profissionais referiram-se também aos aspetos pessoais e subjetivos, como o gosto, a satisfação, a realização pessoal e profissional, que lhes são proporcionados pela área que escolheram.

Os profissionais, sugeridos pelos próprios alunos, foram os seguintes: Jornalista, Médica, Engenheiro Biomédico, Militar (Grupo de Intervenção em Operações Especiais), Secretária Administrativa de empresa.

Na abertura da Semana das Profissões, o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, lembrou aos estudantes, futuros profissionais, que o mercado de trabalho é hoje muito diferente do que era no passado. “Os tempos mudaram. No tempo em que eu me formei, as pessoas terminavam um curso e sabiam que tinham um emprego garantido. Hoje as coisas estão mais difíceis, o mercado de trabalho é mais seletivo, competitivo e exigente, do que no passado”.

Por isso, enfatizou, “só os melhores, os mais competentes, os mais qualificados, chegarão ao topo”. Afirmou que os jovens devem seguir os seus sonhos, mas também devem olhar à realidade do mercado de trabalho, estar informados sobre a situação de cada área e “adaptar as suas opções em função das perspetivas do mercado de trabalho”. Sobre a importância destas ações, deixou a certeza: “Daqui a alguns anos, vão-se lembrar do que aqui foi dito e refletir antes de tomar qualquer decisão concreta”.

O Presidente da Câmara afirmou que os jovens pertencem à “geração do facebook”, mas alertou para o tempo que os mesmos passam nas redes sociais: “Não estou a dizer que não devem utilizar o facebook e outras redes sociais. A questão é o tempo que lá passam”, deixando-lhes o repto: “vivam a vida real, aprendam a trabalhar em equipa, porque estão a perder uma parte importante da vossa vida”.

O Presidente do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Dr. Rui Parada, sublinhou os objetivos desta iniciativa, que é proporcionar aos jovens mais informação e apoiá-los na sua orientação profissional, “de modo a que possam escolher melhor e decidir com bases mais sólidas”.

Para alguns dos profissionais presentes nos “Painéis” foi o regresso à escola onde estudaram e fizeram a sua formação básica. Foi o caso de Marisa Rodrigues, natural de Mortágua e antiga aluna na E.B.2.3 de Mortágua, atualmente Jornalista e Produtora de Informação na SIC.

Contou que começou por frequentar um curso técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade numa Escola Profissional da região, a que se seguiu a Licenciatura em Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Coimbra. Um estágio de seis meses na SIC foi a porta aberta para uma carreira que já tem 9 anos.

“Eu não posso dizer que sempre quis ser Jornalista. Na altura tinha muitas dúvidas, não sabia se havia de seguir Direito ou Psicologia”, revelou. A paixão pelo Jornalismo surgiu ao longo do curso profissional de Comunicação. “Era um curso muito prático e foi aí que percebi que era o que eu gostava e o que eu queria seguir”.

Carla Gabriel, também natural de Mortágua, foi outra das profissionais que deixou o seu testemunho. Licenciou-se em Turismo, trabalhou como consultora de viagens, mas há alguns anos atrás regressou à sua terra natal para trabalhar numa empresa ligada à engenharia (Endiprev).

Apesar de não ser a sua área de formação, contou que o seu trabalho não é muito diferente do que fazia antes como consultora turística. “É também trabalhar com recursos humanos, marketing, contactar com clientes, organizar viagens ao estrangeiro, obter vistos, dar apoio logístico às equipas que estão no terreno”.

“É um trabalho bastante desafiante e estimulante, não há um dia igual, cada dia é um desafio novo”, contou. Além disso, há um grande espirito de equipa: “As pessoas conhecem-se, algumas foram até colegas de escola e agora somos colegas de empresa”.

Cátia Duarte, natural de Mortágua, falou da sua experiência como médica. Atualmente desempenha funções de Assistente Hospitalar de Reumatologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, sendo também coinvestigadora na Clinica Universitária de Reumatologia e Assistente Convidada de Reumatologia da Faculdade de Medicina.

Esta profissional referiu que o trabalho de um médico é muito exigente e que por vezes tem-se de prescindir de Natal, fim de ano, feriados, noites, e fazer muito trabalho de casa, mas “quem corre por gosto não cansa”. E deixou aos jovens o conselho para não escolherem Medicina pela questão financeira, “porque não se ganha assim tanto como se diz”, e “é necessário ter vocação”.

Uma vocação que exige um grande respeito pelo ser humano, capacidade de comunicação, ser metódico e persistente, e ter a capacidade de lidar com o imprevisto, entre outras qualidades.

Além disso, acrescentou, é uma área em que tem de estar-se sempre a aprender e a atualizar. “Os doentes não nos chegam como os estudamos nos livros das Universidades. Não há dois doentes iguais, os tratamentos estão sempre a evoluir, temos de fazer muita pesquisa. A nossa formação não para no dia em que saímos da Faculdade”.

No final deixou alguns conselhos úteis aos jovens. “Não desistam perante as dificuldades, trabalhem para serem bons alunos e bons profissionais, independentemente da área que venham a seguir, e comecem já a pensar nisso”.

Além dos “Painéis de Profissionais, a Semana das Profissões inclui a realização doutras ações.

Uma Visita de Conhecimento aos Laboratórios Basi, situados no Parque Industrial de Mortágua, Mesas Redondas de divulgação dos Cursos Centífico-Humanísticos e Profissionais, uma Sessão de Demonstração do “Pense Indústria - Nova Geração”, todas dirigidas aos alunos do 8º e 9º ano, e finalmente uma Sessão sobre “Técnicas de procura ativa de Emprego” para os alunos do 12ºano.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade