Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Federação Minha Terra e Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional debateram Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)

2014-03-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, da qual faz parte a ADICES, reuniu com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, numa sessão de trabalho em que se debateu o modelo de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), no âmbito da preparação da estratégia para os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período 2014-2020.

A Sessão de trabalho decorreu  no passado dia 06 de março nas instalações da ADICES em Santa Comba Dão e contou ainda com a presença de outros Grupos de Ação Local (GAL).

No encontro, acolhido pela ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, as associações presentes na reunião partilharam informação relativa aos resultados alcançados com a implementação da abordagem LEADER nos seus territórios, e ao modelo de governação dos Grupos de Ação Local (GAL), relativamente ao funcionamento das estruturas e equipas, modelos de candidaturas e aprovação de projetos. A articulação com outros atores dos territórios e a compatibilização com outros mecanismos de financiamento foram outros temas abordados.

As associações presentes destacaram ainda a forte relação dos GAL com os territórios de intervenção e a importância da consolidação das parcerias existentes, que são a base do trabalho realizado, bem como a transversalidade e complementaridade das intervenções. Elementos que contribuem para a eficácia da Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) e para os resultados alcançados, e que deverão ter continuidade no futuro.

Esta sessão de trabalho visou corresponder ao interesse do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional em aprofundar o conhecimento relativo ao movimento de desenvolvimento local, abordagem LEADER e funcionamento dos GAL na sua intervenção nos territórios.

A reunião contou com a presença de representantes das associações ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, ADDLAP – associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva, ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão, AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria e ADICES – Associação de Desenvolvimento Local.

A Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local é uma entidade privada de interesse público sem fins lucrativos, que agrega e representa 53 associações de desenvolvimento local (ADL), de todo o país, e dinamiza uma plataforma de cooperação alargada, no domínio das intervenções promotoras de um desenvolvimento integrado, conducente à melhoria de qualidade de vida no espaço rural português.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade