Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Bastonário da Ordem dos Médicos visitou Centro de Saúde de Mortágua

2014-03-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. José Manuel Silva, efetuou no passado dia 6 uma visita à Unidade de Cuidados de Saúde Primários Juiz de Fora / Centro de Saúde de Mortágua, no âmbito de uma presidência aberta pelas unidades de saúde da região.

À chegada, o Bastonário foi recebido pela Coordenadora da UCSP de Mortágua, Dra. Filipa Bernardo, pelo pessoal médico, de enfermagem e administrativo daquela unidade de saúde. Após os cumprimentos, o Bastonário teve oportunidade de visitar as instalações, tendo-se inteirado das necessidades e constrangimentos existentes, mas também da dinâmica de funcionamento e projetos que estão a ser desenvolvidos. A acompanhar a visita estiveram ainda o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Paulo Oliveira, em representação do Município, o Presidente da Secção Regional da Ordem dos Médicos, Dr. António Cortes, e o Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondegoo, Dr. António Morais.

Após a visita às instalações, realizou-se uma reunião de trabalho, com a presença dos vários profissionais do Centro de Saúde. A Coordenadora da UCSP Juiz de Fora, apresentou alguns indicadores demográficos do concelho e relativos ao atendimento no Centro de Saúde, nomeadamente quanto a consultas de agudos e consultas de atendimento complementar. Os dados revelam uma população envelhecida e com poucos hábitos de prevenção, que recorre sobretudo à consulta de agudos. Segundo informou a Coordenadora, o Centro de Saúde tem 11077 utentes inscritos, dos quais 9767 com médico de família e 2210 sem médico de família, apoiados por 5 médicos e 7 enfermeiros.

A Dra. Filipa Bernardo revelou a aposta do Centro de Saúde na melhoria contínua e excelência dos serviços prestados à população, apostando cada vez mais na prevenção e na mudança cultural, no sentido de que os utentes recorram às consultas programadas e à vigilância regular da sua saúde, em detrimento das consultas de agudos, bem como a aposta numa maior ligação do Centro de Saúde à comunidade.

O Bastonário gostou do que ouviu, louvando o empenho e esforço da equipa em melhorar os cuidados de saúde à população e a organização do Centro de Saúde. Enalteceu em especial a preocupação com a sensibilização das pessoas para a mudança de mentalidades e de comportamentos, no sentido da prevenção e promoção da saúde. “O que esta equipa está aqui a fazer é absolutamente essencial e no interesse das pessoas”.

Segundo o Bastonário, é preciso uma "revolução cultural" ao nível dos cuidados de saúde. "As pessoas ainda estão habituadas a ir ao médico só quando têm uma doença aguda, quando a doença já evoluiu de forma muito desfavorável. O paradigma dos cuidados de saúde primários tem vindo a mudar, no sentido do acompanhamento programado das pessoas, procurando que elas se mantenham saudáveis. Falta as pessoas perceberem o quão favorável lhes é o terem consultas regulares para tentar evitar que a doença se agrave ou para tentar manter a saúde”.

No entendimento do Bastonário, é importante que as pessoas olhem para o centro de saúde “como um centro de prevenção e não tanto como um centro de tratamento de doenças agudas”. E disse a terminar: “Fico satisfeito como médico, como Bastonário, mas sobretudo como pessoa e cidadão, por ver que há este empenho, esta determinação, esta vontade dos colegas em organizar o Centro de Saúde doutra maneira, agora é preciso que todas forças as vivas do concelho se empenhem nessa mudança cultural, que é boa para todos”.

Em representação do Município, o Vice-Presidente da Câmara, Paulo Oliveira, felicitou o esforço e a dinâmica de trabalho de toda a equipa do Centro de Saúde, pessoal médico, de enfermagem e administrativo. Referiu que “o Município está sempre de porta aberta e sempre disponível para colaborar com o Centro de Saúde, com o objetivo comum de melhorar os cuidados de saúde proporcionados à comunidade”.

Afirmou que o Centro de Saúde tem hoje uma equipa jovem, dinâmica e ambiciosa, que está a fazer um trabalho notável, mas não esqueceu os médicos mais antigos que ainda estão ao serviço e que têm sido o motor de socorro nas grandes dificuldades, mostrando uma grande dedicação e disponibilidade, ajudando a minimizar o problema da falta de médicos.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade