Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Nelo Winter Challenge na Aguieira

2014-03-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 Mais de 600 canoistas competiram na Aguieira

 

Mortágua e a Albufeira da Aguieira foram palco no passado dia 1 de março da Nelo Winter Challenge, uma competição internacional de canoagem organizada pelo Nelo Kayaks, em colaboração com a Federação Portuguesa de Canoagem.

Esta primeira etapa da competição (a segunda realiza-se em Pontevedra, Espanha, nos próximos dias 8 e 9 de março), contou com a presença de 620 atletas, entre portugueses e estrangeiros.

Um total de 15 países participaram na competição. Além de Portugal, estiveram presentes atletas das seleções da Rússia, Hungria, Lituânia, Letónia, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Inglaterra, França, Espanha, entre outras.

Entre os participantes estavam alguns campeões europeus e medalhados olímpicos, incluindo os nossos olímpicos portugueses, Fernando Pimenta e Emanuel Silva.

A prova de nível internacional contou ainda como I Controlo nacional de 2000 metros, de seleção para a Equipa Nacional Cadete e apuramento para o Campeonato Nacional de Fundo da presente época Desportiva.

 Esta prova, foi marcada por condições atmosféricas muito desfavoráveis, com chuva e vento durante todo o dia, o que dificultou as prestações desportivas dos atletas.

Durante a manhã realizou-se o contra relógio de 2000 metros, com a presença de mais de 600 atletas, com Fernando Pimenta (CNPLima) a ser o atleta mais rápido do dia, ao terminar a sua prova com o tempo de 07:51.40, seguido do Russo Ilya Medvedev com o tempo de 07:57.43 e de José Ramalho(CFVCondense), segundo português, com o tempo de 07:58.32. 

Nas Canoas Seniores, Martin Fuksa, da Républica Checa foi o vencedor com o tempo de 08:57.84, seguido de Oleg Shurinkin da Russia e de Dan Drahokoupil também Checo. Helder Silva( CNPrado) foi o melhor Português ao terminar em quarto com o tempo de 09:17.37. 

No setor Feminino, Danuta Kozák, Campeã Olimpica em Londres 2012, foi a mais rápida ao completar os 2000 metros com o tempo de 09:00.68. Teresa Portela(SLBenfica) foi segunda com o tempo de 09:11.29, embora tenha sido desclassificada para efeitos do Controlo Nacional, por irregularidades na ordem de largada.Ana Varela de Espanha fechou o pódio com o tempo de 09:11.73.

No escalão de Júnior destaque para João Cordeiro Silva da AN Amorense que foi terceiro, atrás de dois atletas Noruegueses, para Márcia Aldeias do CN Marecos que venceu no setor Feminino com o tempo de 09:42.61 e ainda para Arménio José (ARCOR) que venceu em C1 com o tempo de 09:33.58.

Já durante a tarde e ainda com condições atmosféricas bastante adversas realizaram-se as competições de 200 metros num sistema knock Out. Mais uma vez Portugal esteve em grande destaque com Teresa Portela(SLBenfica) a vencer no K1 Sénior Feminino, frente a Anastasiya Nevskaya e Carla Perez. Nos homens, Emanuel Silva (SCPortugal) foi o melhor português ao terminar a final de K1 Sénior na sétima posição, numa prova que teve como vencedor o espanhol Saul Craviotto Ribero. 

Nas Canoas Seniores, Helder Silva foi o mais forte, ao vencer a final de C1 frente a Andrey Kraitor e Ilya Shtokalov. A Nelo Mar Kayaks premiou ainda os vencedores absolutos das duas competições, com Portugal a garantir o primeiro lugar nas principais categorias, com Teresa Portela (SLBenfica), Emanuel Silva (SCPortugal) e Hélder Silva (CNPRado) a serem os vencedores.

O tempo de chuva e vento não fez jus ao bom clima português de inverno e prejudicou o rendimento dos atletas, mas ainda assim bem melhor do que as condições atmosféricas que se fazem sentir no norte e leste da Europa.

André Santos, responsável da Nelo Kayaks, referiu-nos que esta competição “marca o arranque da época a sério”, servindo de preparação e encontro dos atletas em ambiente competitivo e para os técnicos nacionais tirarem notas sobre o estado de rendimento dos principais atletas. Esta foi a primeira vez que a Aguieira recebeu o evento. “Foi com o objetivo de descentralizar e mostrar que temos em Portugal vários locais excelentes para a competição da canoagem. Aqui na Aguieira, como em Montemor, no Douro, no Alentejo”. 

No final da competição realizou-se um jantar, no Resort do Montebelo Aguieira, durante o qual foram entregues prémios aos melhores classificados em cada categoria. O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Felix, o responsável da Mar Kayaks, Manuel Ramos, o Presidente da Visabeira Turismo, José Arimateia, foram alguns das pessoas que marcaram presença na cerimónia. Entre o passado mês de dezembro e abril, cerca de três centenas de atletas, na sua grande maioria estrangeiros, tem reservas efetuadas no centro de treino da Nelo, na Aguieira. Permanecem em média duas semanas, havendo casos de seleções que fazem mais de uma estadia, em épocas diferentes do ano.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, o centro de estágio da Aguieira veio dar mais visibilidade e ajudar a promover externamente as condições da Aguieira para a prática deste tipo de desporto. Atualmente o nome de Mortágua é conhecido e falado em muitas partes do mundo porque existe este centro de treino da Aguieira”. Os atletas vêm para treinar mas também deixam mais-valias no concelho e na região: “Durante a estadia fazem compras no comércio local, fazem visitas à região, geram receitas turísticas”, salienta.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade