Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



2º Encontro de Geminação

2005-08-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Mortágua e Wormeldange fortalecem laços de amizade e intercâmbio

Dando continuidade ao processo de geminação iniciado em Junho do ano passado, realizou-se entre os dias 18 e 21 de Agosto, o 2º Encontro de Geminação entre os municípios de Mortágua e de Wormeldange (Luxemburgo). Uma delegação da Comuna de Wormeldange, constituída por 79 pessoas, deslocou-se a Mortágua para participar na geminação. O Município de Wormeldange esteve representado pelo seu Burgomestre Ernest Demuth e pelo Vereador Jean Paul Cloos. A delegação integrou ainda representações dos Bombeiros de Wormeldange, dos Bombeiros da Cidade do Luxemburgo, da Filarmónica, dos Escuteiros, e da União Desportiva Portuguesa em Wormeldange. No dia 18, dia da chegada, pelas 18 horas, realizou-se uma Sessão de Boas-Vindas aos irmãos luxemburgueses, no Centro de Animação Cultural. Durante a permanência, foi organizado um programa destinado a dar a conhecer o concelho e a região onde se insere a “comunidade de origem” mortaguense emigrada em Wormeldange. Foram visitados, nomeadamente, a Barragem da Aguieira, o Cabeço do Senhor do Mundo, a Escola de Cães-Guia, o Campo Experimental de ervas aromáticas e medicinais da CABA, situado em Vila Nova, Sociedade Agrícola Boas Quintas, Parque Verde de Vale de Açores, as cidades de Coimbra e da Figueira da Foz. Decorrendo a geminação em plena semana festiva em Mortágua, com a realização da Feira das Associações, os visitantes puderam também integrar-se na festa, jantar e assistir aos espectáculos, como convidados especiais do evento.
No dia 19 realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal uma reunião de trabalho conjunta para definir pontos de interesse comum a desenvolver em futuros intercâmbios. Realizaram-se também encontros de trabalho bilaterais entre responsáveis das associações congéneres de Mortágua e de Wormeldange, com o mesmo objectivo. Como resultado desses contactos foram já adiantadas algumas iniciativas a desenvolver numa e noutra localidade, envolvendo as associações, para que os laços de amizade e de cooperação já existentes não terminem aqui, e antes pelo contrário, se fortaleçam cada vez mais. No dia 21, no Centro de Animação Cultural, teve lugar a assinatura do acto de geminação, concluindo-se assim formalmente o processo. Antes desta cerimónia, a Banda Filarmónica de Mortágua e a Filarmónica Harmonie de Wormeldange deram um concerto a que assistiram muitos emigrantes de Mortágua naquele país.
A alegria e emoção dos nossos emigrantes por verem mais próximos os dois municípios ficou bem patente, vendo deste modo correspondido um forte desejo e concretizado um sonho. Longe da vista mas perto do coração, os dois municípios conhecem hoje melhor a realidade social das duas comunidades, às quais ligam fortes laços de convivência e integração sócio-económica e cultural. Este processo de conhecimento mútuo e de fortalecimento de relações entre poderes locais e cidadãos, tem vindo, em parte, a ser impulsionado pela forte dinâmica da grande comunidade mortaguense que reside em Wormeldange e que este município soube acolher e integrar de forma exemplar.
Saliente-se que cerca de 30% da população residente no município de Wormeldange é portuguesa e, de entre esta, a maioria é natural do concelho de Mortágua.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade