Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Nova ligação Viseu - Coimbra é determinante para o desenvolvimento da região”, refere Presidente da Câmara Municipal

2014-02-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Relatório de grupo de trabalho classifica-a como “infraestrutura de elevado valor acrescentado” no âmbito da aplicação dos fundos comunitários 2014-2020.


O relatório elaborado pelo grupo de trabalho para as “Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado”, a pedido do governo, definiu uma lista de projetos prioritários de obras públicas a executar no período entre 2014-2020, no âmbito da aplicação do novo quadro de fundos comunitários.

A construção de uma nova ligação entre Coimbra e Viseu é um dos projetos eleitos, surgindo em segundo lugar no ranking das obras prioritárias no que concerne às rodovias, prevendo-se um investimento estimado em 600 milhões de euros.

O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, José Júlio Norte, considera que o novo quadro comunitário representa uma oportunidade única e porventura derradeira para concretizar uma obra que “é determinante e estruturante para o desenvolvimento da região e do país”, assente em dois pólos de referência, Viseu e Coimbra. “Já pensávamos que era uma obra metida na gaveta, mas ainda bem que surgiu este relatório e esperamos que o governo siga as suas recomendações. Defendo que o investimento público é crucial para animar a economia na atual conjuntura, mas só com um investimento inteligente e seletivo, que de facto tenha um impacto positivo ao longo de sucessivas gerações”.
Sendo uma infraestrutura da maior importância para o desenvolvimento da região, o Presidente da Câmara destaca a sua importância em particular para o concelho de Mortágua. “Possuímos um conjunto de empresas que são essencialmente exportadoras, na área farmacêutica, cerâmica, das madeiras, dos pellets, e que precisam de boas acessibilidades e canais de distribuição rápidos”.

Segundo o autarca, a construção da nova ligação “é um fator primordial para que a região possa ser mais competitiva, coesa e atrativa”, conseguindo desse modo captar e fixar investimento e pessoas. “A existência de boas acessibilidades são fundamentais para o seu desenvolvimento e este para a criação de emprego, o qual, por sua vez, é um fator de atração de população, nomeadamente de quadros qualificados. É um circulo virtuoso, mas se um desses fatores não existir ou não funcionar bem, como é o caso das acessibilidades a nível da região, tudo o resto fica comprometido”.

José Júlio Norte refere que os autarcas devem-se unir em torno da possibilidade criada com este relatório e não olhar apenas para os seus concelhos, exigindo que passe por este ou aquele local, que mais convém a um ou outro município. “Já se perdeu muito tempo à volta deste processo da autoestrada Viseu-Coimbra, que conheceu avanços e recuos. O importante é que a obra se concretize de uma vez por todas e que possamos colher os benefícios dai resultantes”.

Numa altura em que os concelhos do interior do país se vêm confrontados com a saída de pessoas, o encerramento de serviços públicos essenciais, a construção da nova ligação, afirma, “é um dos poucos mecanismos que poderá ajudar a minimizar os custos da interioridade e contribuir para o reforço da posição geoestratégica da região a nível nacional e internacional”.
E acrescenta: “o facto do projeto constar desta lista como obra prioritária já é uma vitória, mas o que nos tranquilizará será a garantia do Governo de que a obra é mesmo para fazer e a definição do respetivo calendário de execução”.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade