Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Jovem fadista, Mara Pedro, cantou e encantou o público de Mortágua

2014-01-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A jovem fadista Mara Pedro, de 15 anos de idade, cantou e encantou o público mortaguense, surpreendendo com a sua voz doce, serena e madura, que revela talento e sobretudo uma grande paixão pelo Fado.
As 120 pessoas que assistiram ao espectáculo, promovido pelo Município, no âmbito do programa cultural “Noites Quentes”, deixaram-se contagiar pela bela voz e simplicidade da pequena Mara, que interpretou músicas originais do seu repertório”, além de dois fados de Amália Rodrigues e um de Mariza.
Apesar da sua juventude e corpo franzino, Mara Pedro mostrou possuir já uma grande maturidade, como se viu quando desceu do palco e passeou a cantar por entre o público.
Para além da sua interpretação, um outro elemento destacou-se na sua apresentação visual, que porventura nem todos terão reparado. Os sapatos, que são uma verdadeira peça de arte, sendo uma criação exclusiva da empresa Maria Sé, de Braga. É inevitável a analogia com a famosa história da jovem Cinderela e a realização do seu sonho!.

Mara Pedro é natural de Viseu e começou a cantar Fado aos 4 anos de idade, como que por encantamento. Na família não havia ninguém com raízes fadistas. A responsável pela sua paixão pelo Fado foi a grande Ámália Rodrigues, que é a sua “diva” inspiradora e grande referência. Começou a cantarolar as suas canções, a imitá-la, e o “bichinho” do Fado ficou para sempre...
“Ouvi uma vez um fado dela, eu era uma criança, mas aquela melodia tocou-me, gostei muito. Então comecei a pedir CD`s de Ámália aos meus pais”. Tem duas colunas cheias de discos da artista, livros, e já viu os filmes em que ela entra. “Foi a ouvi-la que comecei a gostar de Fado e a cantar Fado. Sou o que se pode chamar uma verdadeira amaliana”. Em homenagem à sua inspiradora dedicou- lhe um fado intitulado “Amália Vive”.

Apesar de muito jovem, Mara Pedro já detém um caminho no fado, acumulando sucessivos prémios em concursos, nomeadamente como artista revelação. Nos 50 anos de carreira da fadista Maria da Fé, no Coliseu, Mara cantou o fado “Maria Lisboa”.
Em 2008 realiza o seu primeiro grande concerto na Feira de S. Mateus em Viseu. Em 2010 participa na gala de Filipe la Féria, no Casino do Estoril. Em 2011 recebe o prémio Anim´Arte, revelação na Música. Participou nos concursos Grande Prémio do Fado, do programa “Portugal no Coração”, da R.T.P., “Portugal Tem Talento” da SIC e uma “Canção Para Ti” da TVI, e desde então é presença assídua na Televisão.
Aos 12 anos edita o seu 1.º trabalho discográfico “Doce Fado”, com edição de autor, que rapidamente esgotou.
Aos 14 anos lança o seu segundo trabalho discográfico “Fado Alma do Mundo” que teve a sua apresentação no Teatro Viriato de Viseu, e com produção do argentino Daniel Adzemian.
O disco faz a fusão do fado tradicional com as sonoridades do Tango e do Flamenco.

Actualmente encontra-se a preparar o seu terceiro trabalho discográfico, uma produção do Mestre Custódio Castelo.

A jovem fadista já realizou concertos no estrangeiro, França, Suiça, Espanha. Para este ano tem agendados espectáculos em França, Alemanha e Estados Unidos da América.

Mara Pedro estuda no 10º ano, diz que sempre soube conciliar estudo, actuações e tempos livres, estando já habituada a viver com a pressão do tempo. Os pais apoiam incondicionalmente esta sua paixão pela Música e são os seus primeiros fãs.
E mesmo que venha a tirar um curso superior (Fisioterapia é uma hipótese), garante, nunca vai deixar de cantar Fado.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade