Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual comemorou entrega do primeiro Cão-Guia

2014-01-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foi há 15 anos que a Escola de Cães-Guia para Cegos de Mortágua fez a entrega do primeiro cão-guia formado naquela instituição. A “Camila” tornou-se um símbolo da Escola, marcando o início de uma aventura e de um percurso que teve desafios e dificuldades, mas que com trabalho, persistência e coragem, é hoje uma realidade consolidada e uma referência a nível nacional

A data foi assinalada no passado dia 25, com várias iniciativas, que tiveram uma elevada participação da comunidade local, além de utilizadores de cães-guia, sócios, amigos, empresas e entidades oficiais. (Presidente da Câmara, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, Diretor Distrital de Segurança Social).

Entre os convidados encontravam-se o Presidente da Federação Francesa de Cães-Guia, Paul Charles, e a Diretora do Centro de Seleção e Reprodução de Cães-Guia de França, Christiane Gras.

As cerimónias tiveram início com a inauguração do novo canil, uma infraestrutura que foi financiada com o apoio do programa BPI Capacitar e da Câmara Municipal. Um espaço que vai permitir à Escola continuar a crescer e a responder ainda mais eficazmente à lista de espera de novos utilizadores. O BPI fez-se representar pelo Dr. Tiago Marques, coordenador do Prémio BPI Capacitar, pelo Diretor de Área, Dr. Fernando Gaspar, e pela Gerência do Balcão de Mortágua.


As cerimónias prosseguiram depois no Resort do Montebelo Aguieira, onde realizou-se um Jantar Solidário que juntou 420 pessoas, vindas de vários pontos do país, uma adesão muito significativa, que demonstra bem o reconhecimento público mas também o carinho que as pessoas nutrem pela instituição.

Após recordar a entrega do primeiro cão-guia, o Presidente da Direção da ABAADV, Dr.João Fonseca, convidou todas as duplas formadas em 2013 (15 no total), a receberem um diploma de utilizador, um gesto que a Associação pretende que se torne num evento anual.

Augusto Hortas, o primeiro utilizador de um cão-guia formado na Escola, usou da palavra, e deu testemunho dos benefícios que a “Camila” e depois a “Lua”, os seus dois cães-guia até ao momento, lhe trouxeram no dia a dia em termos de mobilidade e autonomia. Mas também da relação de amizade, companheirismo e confiança, que se estabelece entre o utilizador e o seu cão- guia.

“Município vai continuar a apoiar este projeto”
- Presidente da Câmara, José Júlio Norte

O Presidente da Câmara Municipal, Eng.José Júlio Norte, convidado a usar da palavra, destacou a dimensão nacional da Escola de Cães–Guia. “Este projeto honra-nos, orgulha-nos e leva o nome de Mortágua por todo o país. Estarmos todos aqui é a demonstração de que gostamos desta Escola, amamos esta Escola e partilhamos o seu bom exemplo”.
Referiu que o caminho não foi fácil, mas valeu a pena: “Saber que estes utilizadores vão ter uma vida melhor, mais qualidade de vida e felicidade, é a compensação do trabalho e esforço que diariamente é feito na instituição”.
José Júlio Norte enalteceu o apoio que os empresários e a população local têm dado ao projeto, afirmando no entanto que a conjuntura económica atual não é favorável ao mecenato e a uma maior contribuição das pessoas, tendo, por isso, sensibilizado o Direto Distrital de Segurança Social para que faça chegar essa mensagem à tutela, na medida em que se trata de um projeto de âmbito nacional.
O Presidente da Câmara evocou dois nomes, o de Júlio Paiva, “que abraçou este projeto de alma e coração”, e de Afonso Abrantes, ex-Presidente da Câmara, lembrando o seu apoio pessoal e institucional ao projeto desde o início.
E reafirmou que a atual Câmara Municipal irá continuar a apoiar este projeto, como sucedeu ao longo destes 15 anos.“ O Município é um parceiro neste projeto e vai continuar a apoiar no que estiver ao seu alcance”.

Também o ex-Presidente da Câmara, Dr.Afonso Abrantes, usou da palavra, afirmando que a Escola de Cães-Guia foi dos projetos mais importantes que se edificaram no concelho, sendo hoje uma referência quando se fala de Mortágua, partilhando a distinção que recebeu com todos os Mortaguenses.

O Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, Dr.Telmo Antunes, congratulou-se com o trabalho desenvolvido pela Associação e mostrou-se muito sensibilizado com os testemunhos que ouviu. “Foi um dia que meu encheu o coração, ouvi aqui testemunhos notáveis de amizade, carinho e amor que os utilizadores sentem pelo seu cão-guia, pelo seu trabalho e dedicação”.
E deixou a garantia. “Vamos continuar a honrar os nossos compromissos e procurar reforçar o apoio que é dado pela Segurança Social, para que esta casa prossiga o excelente trabalho que tem levado a cabo”. Uma mensagem que fará chegar à tutela, afiançou.

Na cerimónia, a ABAADV agraciou várias pessoas, instituições e empresas com o titulo de Sócio Honorário e de Sócio Benemérito.


Com título de Sócio Honorário foram agraciados o ex-Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, assim como Júlio Paiva, que foi o mentor humano e técnico do projeto, a pessoa que sonhou e acreditou na existência de uma estrutura deste género em Portugal, numa altura em que o nosso país era um dos poucos na Europa que não possuía esta valência de apoio à comunidade invisual. Uma homenagem justa e merecida a um “grande amigo de Mortágua”.

Foram ainda agraciados com o mesmo titulo a Escola Beira Aguieira, que é sócia fundadora, e a Federação Francesa de Cães-Guia, que desde o início apoiou a Escola a nível técnico (formação dos primeiros Educadores de cães-guia e fornecimento de cachorros). A Federação Francesa aproveitou a ocasião para fazer a entrega de um donativo de 20 mil euros à ABAADV.

Com o título de Sócio Benemérito foram agraciados: Maria Manuela A.S.R.Fonseca, Gualter Ângelo Mendes, António Lourenço Ferreira, Amândio Pereira Lopes, os Amigos Portugueses da Comuna de Shengen (Luxemburgo), nas pessoas de Fernando Soares e Manuel Fernandes dos Reis, BPI - Banco Português de Investimento e Clube do Atascanço. Os Amigos Portugueses da Comuna de Schengen fizeram também a entrega de um donativo no valor de 800 euros.


Seguiu-se um desfile de moda em que os principais protagonistas foram os cegos acompanhados dos seus cães- guia. O desfile contou com a colaboração das lojas comerciais Koala, New Look, Rosys, todas de Mortágua, e da loja Rubrika, de Viseu. A iniciativa contou com a presença da modelo Fátima Preto e do cantor Darko (ex-Fingertips), que apadrinhou um cachorro nascido na escola.

O jantar teve fins solidários, revertendo uma parte do valor de inscrição para a Associação, e foi abrilhantado com a atuação do grupo de Mortágua “Paralelos do Ritmo”.

A Escola de Cães-Guia de Mortágua é única no pais, tendo sido fundada no âmbito de um Projeto Comunitário (Horizon) a que se candidatou a Escola Profissional Beira Aguieira. A esta juntou-se a Câmara Municipal de Mortágua, a Direção Regional de Educação do Centro e a ACAPO (Associação de Cegos e Ambilíopes de Portugal). Em 2000 a Escola deu lugar à atual Associação – a ABAADV, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos.
Desde 1999 a Escola já entregou gratuitamente 140 cães-guia, que estão distribuídos de norte a sul do país.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade