Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Exposição “Sentir a Terra - “Trilhos da Alma”

2004-05-31
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Integrada no programa comemorativo do Dia do Municipio, abriu ao público no passado dia 20 de Maio, a Exposição “Sentir a Terra - Trilhos da Alma”. Trata-se de mais uma exposição inserida no ciclo temático “Sentir a Terra”, que vem sendo associada ás comemorações do Dia do Município desde há três anos. Em comum, têm o facto de mostrarem testemunhos do passado, nos mais diferentes aspectos: históricos, culturais, económicos, sociais, tradições, etc. A primeira exposição intitulou-se “Abrindo o Baú”, a segunda “Sentir a Terra - Actividades e Vivências Tradicionais” e finalmente esta última, dedicada ao tema da espiritualidade.

Nesta exposição está patente uma grande quantidade e variedade de testemunhos de âmbito espiritual do povo, produto de vivências ligadas à Religião, à Superstição e Tradição. Apesar da religião cristã ser dominante na nossa sociedade, não podemos negar que as crendices, as superstições e outros rituais tradicionais tiveram e continuam a ter um lugar importante no imaginário do nosso povo. Nos séculos passados, essas práticas e rituais paralelos à religião eram proibidos e condenados, o que não impediu que persistissem através da própria religião, perpetuando-se por via oral.

Estão ali expostos testemunhos materiais, como objectos de culto (crucifixos, oratórios, colchas de procissão, santinhos, pagelas, imagens, altar de Páscoa, colecções de Santo António, presépios, véus, roupas de comunhão, amortalhados), mas também documentais e outros, como sejam rezas e ditos populares e ervas com supostos poderes curativos.

Merece particular atenção a colecção de crucifixos, alguns deles bastante antigos, bem como algumas imagens de santos, verdadeiras relíquias.

Trata-se, em suma, de uma exposição muito original, interessante e rica, ao mesmo tempo uma agradável surpresa para a maioria dos mortaguenses que concerteza não imaginariam no concelho todo este património e riqueza espiritual.

Ao mostrar estes saberes e vivências do passado, mais ou menos longínquo, transmitidos de geração em geração, este ciclo temático constitui também um contributo para a preservação da nossa identidade local.

Data: 20 de Maio a 6 de Junho

Horário: Seg. a Sexta das 14h00 ás 17h30

Sáb. e Dom. das 20h00 ás 23h00


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade