Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



XXV Encontro de Cantadores de Janeiras decorreu na Freguesia do Sobral

2014-01-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 11, no Salão Paroquial da Freguesia do Sobral, o XXV Encontro de Cantadores de Janeiras, numa organização do Teatro Experimental de Mortágua.

O evento contou com a participação dos seguintes grupos: Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Irmânicos” da Marmeleira - (Escola de Música), Grupo de Cordas de Mortágua e Teatro Experimental de Mortágua.

O primeiro grupo a atuar foi o Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Irmânicos”, que cantou temas alusivos à vinda dos Reis Magos e à adoração ao Menino Jesus e temas de Boas Festas e saudação.

Seguiu-se o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, que interpretou cantares ao Menino, cantares de Reis, cantares de Boas Festas e uma aclamação ao Menino Jesus.

O Grupo de Cordas de Mortágua, por sua vez, interpretou temas clássicos e populares que integram o seu repertório, e acompanhou instrumentalmente o TEM na interpretação do tema “Aleluia”, que habitualmente encerra o Encontro de Janeiras. Este tema é uma adaptação na letra de uma conhecida canção israelita (Hallelujah, no original) que venceu o Festival da Eurovisão de 1979.
A Professora Soraia Marques, do Grupo de Cordas de Mortágua, fez questão de compor e oferecer a partitura do tema ao Teatro Experimental de Mortágua.

O Presidente da Direção do TEM, António João, agradeceu a presença dos grupos e fez a entrega de uma lembrança simbólica alusiva ao Encontro, a cada um deles. Agradeceu ainda a colaboração da Comissão Fabriqueira da Paróquia do Sobral, pela cedência das instalações, e o apoio da Câmara Municipal.

O Presidente da Câmara, que assistiu ao desenrolar do evento, dirigiu no final algumas palavras, começando por enaltecer a dedicação e persistência do TEM em manter esta tradição há 25 anos, contribuindo para a preservação desta ancestral tradição portuguesa. Evidenciou ainda, com satisfação, o facto do Encontro de Janeiras conseguir juntar em palco diferentes gerações, jovens e menos jovens, mostrando que tradição e modernidade não têm que ser opostos, mas podem complementar-se.
A terminar, destacou a ação do TEM na promoção da cultura e muito especialmente do teatro em Mortágua, deixando ao mesmo tempo a garantia que o Grupo pode contar com a amizade e o apoio da Câmara Municipal e do seu presidente.

No concelho de Mortágua mantém-se viva a tradição do cantar das Janeiras, havendo associações e grupos organizados que fazem questão de manter o costume de ir porta-a-porta a desejar um Bom Ano, recebendo em troca dinheiro e chouriças. No final das Janeiras é habitual fazer-se um convívio com o produto recebido.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade