 O Centro de Animação Cultural foi palco no passado dia 28 do tradicional Concerto de Natal, abrilhantado pela Filarmónica de Mortágua, Coral Juvenil Silvia Marques (Classe Infantil e Coral Juvenil), Orfeão Polifónico de Mortágua e Grupo de Cordas de Mortágua.
Como tem sido habitual ao longo de cada edição, o auditório encheu-se de público, para assistir a um espetáculo que é mais do que um evento cultural, sendo sobretudo uma tradição e um momento de festa imbuído do espírito da quadra, dos valores da fraternidade e partilha.
A primeira atuação da noite coube à Classe Infantil do Coral Juvenil Silvia Marques, dirigido pelo Maestro Ricardo Vicente. As crianças interpretaram temas infantis e natalícios (Vai Nevar, Broas de Mel, Rudolfo, Dançando à volta do pinheiro, É Natal), encantando os adultos com as suas vozes afinadas e coreografias bem ensaiadas.
Seguiu-se no alinhamento o Coral Juvenil, que apresentou temas populares portugueses (Tia Anica) e brasileiros (Na Bahia tem), temas de Rock (Bhoemian Rapsody dos Queen e Hard days night dos Beatles) e de Natal (White Christmas).
O Orfeão Polifónico de Mortágua, dirigido pelo Maestro Pedro André Rodrigues, apresentou temas populares natalícios de várias regiões do país (Beira Baixa, Alentejo, Algarve), além de um tema popular da Andaluzia (Ya Viene la Vieja) e o tema Gabriel´s Oboe, da banda sonora do filme “A Missão”, assinado pelo compositor Ennio Morricone.
O Grupo de Cordas, dirigido por Soraia Marques, interpretou grandes clássicos, como Nabuco, da Ópera de Verdi, Sole Mio (tema popular napolitano), mas também temas mais modernos, como Yesterday dos Beatles.
A Filarmónica de Mortágua, dirigida por Ricardo Vicente, abriu a sua atuação com o tema épico “Pilatus: mountain of dragons”, do compositor norte-americano Steven Reineke, seguindo-se temas natalícios, como “All I want for Christmas”, celebrizado pela cantora Mariah Carey, Happy Christmas (War is over), de John Lennon.
O espetáculo terminou com um medley de Natal intitulado “It`s Christmas”, composto por Warren Barker, tocado pela Filarmónica e Grupo de Cordas, e cantado pelo dois grupos corais. Neste medley não faltaram temas bem conhecidos do público, como Jingle Bells, Joy to the World, Silent Night, We wish you a merry Christmas, entre outros.
Uma nota para a apresentação do espetáculo, que esteve a cargo da dupla de jovens Silvia Santos e Micael Tavares, que mostraram talento e profissionalismo na arte de comunicar e entreter o público, animando a plateia nas pausas entre cada atuação.
Como é da praxe, antes do número final, procedeu-se à entrega de ramos de flores aos Maestros e a Maestrina.
O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, convidado a subir ao palco para dirigir algumas palavras, afirmou que o ano não podia ter terminado da melhor maneira, com um concerto maravilhoso, uma casa cheia e um público feliz.
Referiu ainda que o Município, apesar das contingências orçamentais, vai continuar a apoiar o trabalho das associações na formação dos jovens, porquanto se trata de um investimento no futuro. E aproveitou o momento para desejar um bom ano de 2014 a todos os presentes.
|