Município e Agrupamento de Escolas de Mortágua
apresentaram candidatura ao programa do Ministério da Educação
No próximo ano lectivo, as crianças do concelho de Mortágua que frequentem os 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico, já terão acesso à aprendizagem do Inglês, nos termos de uma candidatura apresentada em parceria pela Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Mortágua, e que prevê o funcionamento de 10 turmas. Os alunos terão a disciplina 90 minutos por semana em regime extra-curricular.
Esta candidatura insere-se na decisão do Governo de generalizar o ensino daquela língua universal aos primeiros anos de escolaridade, já no próximo ano lectivo, medida que abrangerá 2 mil escolas. O ensino do Inglês, segundo o Governo, será depois gradualmente alargado à totalidade das escolas do 1ºCiclo do Ensino Básico até 2009.
O Ministério da Educação faz depender a atribuição de apoio financeiro a esses projectos à celebração de protocolos entre Municípios e Escolas ou Agrupamentos de Escolas.
Refira-se, que a Câmara Municipal de Mortágua, de algum modo, até se antecipou a esta medida do governo, pois no seu Plano de Actividades para 2005, na área da Educação, já previa o projecto de introdução da aprendizagem do Inglês para as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho.
Segundo um estudo europeu, divulgado em Fevereiro, as crianças portuguesas estão entre as europeias que iniciam mais tarde a aprendizagem obrigatória de uma língua estrangeira (apenas no 2ºCiclo do Ensino Básico, por volta dos 10 anos), enquanto metade dos europeus aprende um idioma estrangeiro desde a primária. Em países como a Grécia, Itália, Finlândia ou Suécia esta aprendizagem inicia-se aos sete anos, e em Malta e Holanda aos cinco.
|