Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua Karaté Shukokai Do promoveu “Treino de Natal Solidário”

2013-12-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Mortágua Karaté Shukokai Do promoveu no passado dia 15 um Treino de Natal Solidário, cuja inscrição simbólica consistiu na entrega de um bem alimentar.

O evento decorreu no Pavilhão Municipal e juntou cerca de 30 participantes, entre karatecas, familiares, simpatizantes e comunidade em geral.

Tratou-se de um evento realizado no âmbito da campanha “KaratÉxemplo” promovida pela Federação Nacional de Karate, através da qual se pretende promover, interna e externamente, os valores associados à prática de Karaté enquanto prática desportiva, marcial e educativa. São valores como o respeito, a sinceridade, o esforço, o autocontrolo, a ponderação, a responsabilidade, entre outros.

A campanha “KaratÉxemplo” está integrada no Plano Nacional da Ética e Fair-Play no Desporto, promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, que visa divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva em geral.

O “Treino de Natal Solidário” inseriu-se nesta campanha do “KaratÉxemplo”, tendo sido homologado pela Federação Nacional de Karaté, que autorizou a utilização do “logo” da campanha, nomeadamente nos cartazes e flyers de divulgação do evento.
O único requisito para participar neste evento solidário era trazer um bem alimentar, e muitas pessoas até trouxeram mais do que um produto. Arroz, massa, leite, óleo, latas de feijão, latas de conservas, alimentos lácteos para crianças, foram alguns dos produtos deixados pelos participantes É de referir que a maioria dos participantes nunca tinha experimentado esta arte marcial, tendo aqui a sua primeira “aula” informal e aprendido alguns exercícios básicos que são dados na iniciação.

O Sensei Rui Paiva, orientador técnico da Secção, lembrou que o Karaté tem na sua matriz um conjunto de valores éticos, sendo esta iniciativa uma forma de despertar esses valores junto dos praticantes e comunidade em geral. “Esses valores por vezes estão um pouco adormecidos ou correm mesmo o risco de se perderem, e o Karaté pode e deve ser utilizado como veículo social para despertar esses valores”.
Por outro lado, adiantou, esta iniciativa aberta à comunidade, incluindo não-praticantes, constituiu também uma oportunidade de divulgar o conceito e a filosofia do Karaté, junto da comunidade local, e dessa forma também atrair mais jovens para a Secção e para esta arte marcial.

O Instrutor Arnaldo Ferreira, na qualidade de praticante mais antigo em atividade, agradeceu a presença de todos, bem como o apoio do Município, não só neste evento em particular como na atividade regular da Secção ao longo do ano. E lembrou que o Karaté representa uma mais valia na formação ética e de caráter de crianças, jovens e adultos, incutindo valores que ajudam a descobrir o caminho de cada ser humano dentro das suas limitações e possibilidades.

Ana Pardal, 12 anos de idade e karateca há seis anos, foi uma das participantes: “ Achei uma boa iniciativa, porque estamos a ajudar pessoas que precisam de alimentos”.
O Pª. Francisco Tomás veio de Angola para Portugal em 2002, em serviço pastoral, mas já era praticante de karaté desde os 9 anos e destaca: “O Karaté tem uma forte vertente de formação, ajuda a formar a personalidade, o caráter, a encarar as coisas de uma forma mais positiva, é muito mais do que um desporto”.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, marcou presença no final do evento e enalteceu a Secção de Karaté pela sua iniciativa, considerando-a um “bom exemplo” do que o desporto é capaz de fazer e mobilizar, como abraçar causas sociais.

Felicitou ainda todos os participantes, afirmando que devem sentir-se orgulhosos do seu gesto, porque a solidariedade é um dos atos mais nobres do ser humano. E realçou o papel que a Secção de Karaté tem desempenhado ao longo dos seus 25 anos de existência na formação de centenas de jovens e menos jovens do concelho, contribuindo para uma formação mais sólida e integral.

Os bens recolhidos vão ser entregues aos Serviços Sociais da Autarquia, que depois os irá fazer chegar a famílias necessitadas do concelho. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal e do IEBA - Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais, sediado em Mortágua.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade