Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Workshop divulgou benefícios terapêuticos da Aromaterapia

2013-12-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Iniciativa promovida pela Unidade de Cuidados na Comunidade

Realizou-se no passado dia 11, no auditório da Biblioteca Municipal, um Workshop sobre os benefícios da “Aromaterapia nos Cuidados de Saúde Primários”. A iniciativa, promovida pela Unidade de Cuidados na Comunidade/Centro de Saúde de Mortágua, e colaboração do Município, contou com a presença de 40 participantes, entre profissionais de saúde e público em geral.
O workshop foi dirigido pela Dra. Raquel Costa, especialista em Aromaterapia, que deu a conhecer alguns óleos essenciais biológicos e as suas propriedades em termos de saúde e bem-estar.

Aquela especialista falou das características dos óleos essenciais e dos seus benefícios a nível físico, mental e emocional, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Ao mesmo tempo que decorria a palestra, os participantes puderam sentir vários aromas dentro da sala, nomeadamente verbena e menta, que têm uma função de estimulante e ao mesmo tempo purificadora do ar.

Segundo explicou Raquel Costa, os óleos essenciais podem ajudar na cura individual e são mensageiros da energia vital até ao inconsciente. “Os benefícios são imensos e cada óleo essencial tem um determinada função, de acordo com as suas propriedades. E assim nós podemos ter uma ação analgésica, anti-inflamatória, antimicósica, antibactericida, antiespamódica; temos outros que vão equilibrar situações depressivas, relaxar, melhorar sensações de tristeza e irritabilidade. Mas todos eles vão conduzir a um bem-estar e reequilibro do próprio organismo”.
Alguns óleos essenciais têm um campo de utilização abrangente, produzindo uma panóplia de benefícios, como é o caso da Lavanda (Lavandula Officinalis), que possui propriedades tranquilizantes, analgésicas, antissépticas, reguladora cardíaca, diuréticas, desintoxicantes, antidepressivo, anticonvulsivo, bactericida, imunoestemulante, sedante e cicatrizante, entre outras.

Dentro de cada espécie há ainda subespécies, cada uma com efeitos diferentes. “A Lavanda Spica é muito boa para tratar queimadeiras, para problemas de pele. Já a Lavanda augustifolia é muito boa para tratar problemas do sistema nervoso. Não quer dizer que também não seja boa para a pele, mas a outra é melhor”, explica Raquel Costa.

A Árvore do Chá (Melaleuca Alternifolia), por sua vez, tem propriedades anti-infeciosas, antissépticas, anti-inflamatório, antiviral, cicatrizante, bactericida, citofilático, estimulante, sudorífero, tonificante, além doutras.

A Menta (Mentha Arvensis) tem propriedades de analgésico, anti-inflamatório, estimulante, tonificante, sendo recomendada, por exemplo, para dores de cabeça, entorse, pernas cansadas, queimadura solar, febre, má digestão, alívio do cansaço.

No final da sessão os participantes experimentaram uma técnica que combina óleos essenciais e toque terapêutico, proporcionando uma sensação de grande relaxamento.

Neste workshop pretendeu-se fazer uma abordagem geral da Aromaterapia e da sua utilização, sendo uma área muito vasta de estudo e aplicação prática. “Nós aqui falámos de 3 ou 4 óleos essenciais, mas nós temos cerca de 200 óleos que trabalhamos de forma terapêutica elevada”, explicou Raquel Costa.

Os óleos essenciais são usados desde tempos longínquos, sendo bem conhecida a sua utilização nas antigas civilizações Egípcia, Romana, Suméria, Grega, com finalidades medicinais ou como produto de beleza natural e até como afrodisíacos.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade