Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Exposições de artigos alusivos ao Natal e artes decorativas no Centro de Animação Cultural

2013-12-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Inseridas na celebração da quadra natalícia, o Centro de Animação Cultural acolhe várias exposições em simultâneo, distribuídas pelo átrio da receção, piso inferior e superior.

Na sala de Exposições está patente uma mostra/venda de artigos natalícios e de artesanato, dinamizada pelo Centro de Actividades Ocupacionais da Assoc. da Sobrosa e Assoc. Popular Gandarense.

Os artigos expostos são o resultado das actividades formativas desenvolvidas pelas respetivas Associações.

No caso da Associação Gandarense, a mostra é constituída sobretudo por presépios e artigos decorativos relacionados com a temática do Natal.

Na mostra do Centro de Actividades Ocupacionais da Sobrosa, patente no andar superior, podemos encontrar artigos de bijuteria, de decoração e utilidade doméstica, confecionados exclusivamente com tecido. Ambas exposições abriram ao público no passado dia 8, prolongando-se até ao dia 5 de janeiro.


No átrio de entrada está patente uma exposição da autoria do casal António e Lia Coelho, residentes na povoação do Coval, concelho de Mortágua. António Coelho expõe presépios e casas de xisto. “Começou com um casal amigo que me ofereceu uma peça feita com este tipo de material, precisamente pela altura do Natal. E dei comigo a pensar que também era capaz de fazer e comecei a entreter-me com estas coisas. As primeiras peças não eram ainda muito perfeitas, mas com o tempo fui aperfeiçoando a técnica”, conta António Coelho. A matéria-prima para trabalhar é a pedra de xisto, proveniente da zona do concelho e da serra do Caramulo. As peças meticulosa e pacientemente construídas são fruto da sua imaginação: “Agora estou a fazer um espigueiro”, adianta.

Lia Coelho dá a conhecer os seus trabalhos fabricados em couro e outros com recurso à reciclagem de papel e técnica do guardanapo.
São ambos autodidatas, sendo estas atividades artesanais uma forma de ocupação dos seus serões e de dar asas à sua criatividade. A exposição abriu ao público no passado dia 4 e vai prolongar-se até ao dia 5 de janeiro.

Todas as exposições referenciadas funcionam no mesmo horário: segunda a sexta-feira das 14h00 às 17h30; sábados das 20h00 às 21h30 e domingos das 15h00 às 19h00 e das 20h00 às 21h30.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade