Estrutura vai acolher iniciativas empresariais
O concelho de Mortágua vai ter a funcionar no próximo ano uma estrutura destinada a acolher e a apoiar a instalação e/ou desenvolvimento de pequenas e médias empresas, facultando-lhes não só instalações físicas mas também um conjunto de serviços de apoio, a nível administrativo e técnico. A empreitada de construção do Ninho de Empresas foi adjudicada no passado dia 3 de Agosto, à empresa Scropolumba, pelo valor de 671.372 euros. O prazo de construção é de 12 meses.
Trata-se de uma estrutura vocacionada para a “incubação” de iniciativas empresariais (daí a expressão Ninho de Empresas), apoiando o arranque e/ou o desenvolvimento de iniciativas na área empresarial e que terá uma forte vocação para as novas áreas do empreendorismo, como as Novas Tecnologias.
Este espaço será sobretudo importante para os jovens empresários, com capacidade criativa e empreendedora, que queiram desenvolver uma actividade empresarial, mas debatem-se com a falta de instalações (adequadas) ou incentivos para se lançarem nesse objectivo. No Ninhod e Empresas encontrarão uma base de apoio para a constituição e/ou desenvolvimento da sua empresa, individualmente ou em grupo, beneficiando de custos de funcionamento mais vantajosos, nomeadamente em termos de aluguer de escritórios, secretariado, etc. Esta incubadora de empresas poderá por exemplo ser extremamente importante para recém-licenciados que queiram iniciar um projecto de cariz empresarial.
Este projecto da autarquia insere-se num programa mais vasto de “Promoção e Apoio à Iniciativa Empresarial”, tendo como objectivo a fixação e atracção do investimento empresarial. O Concurso de “Ideias, Empresas e Empresários”, já lançado, e a expansão da zona industrial, são outras duas decisões já tomadas nesse âmbito.
|