Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Espetáculo “Livro aberto, sorriso desperto” encerrou um ano de atividades de promoção da saúde oral aliada à leitura

2013-12-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Centro de Animação Cultural foi palco no passado dia 29 da Gala “Livro aberto, sorriso desperto”, que marcou o culminar de um ano de atividades dedicadas à promoção da saúde oral junto da população escolar, desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do concelho, no âmbito do Projeto Sobe, do Programa Nacional da Promoção da Saúde Oral.

O Projeto SOBE é uma iniciativa conjunta da Direção Geral de Saúde, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares, constituindo-se como uma iniciativa inovadora, dinâmica, útil, facilitadora da aprendizagem e promotora da universalização dos cuidados efetivos de saúde oral.

As crianças foram os protagonistas do espetáculo, interpretaram músicas, leram poemas, representaram histórias, tendo como mote a temática da Saúde Oral. Foram exibidos vídeos com depoimentos dos profissionais de saúde que colaboraram nas atividades, que decorreram na Biblioteca Municipal e Centro Educativo. Os profissionais consideraram a iniciativa “interessante”, “inovadora”, “cativante para as crianças”, e “um exemplo a seguir”, destacando a interação das crianças e os benefícios de se conseguir sensibilizar, em simultâneo, para hábitos de saúde oral e hábitos de leitura. A Direção Geral de Saúde e a Coordenadora das Bibliotecas Escolares, enviaram mensagens de congratulação pela iniciativa.

A Gala, organizada pela Biblioteca Municipal, serviu também para fazer a entrega do troféu “Trinca-Livros” às crianças que contaram histórias na Biblioteca, aos médicos dentistas que colaboraram nas atividades, aos autores do livro “As mil cores do sorriso da Maria” e ao Agrupamento de Escolas.
Foram também entregues diplomas de participação a todas as crianças e pais que assistiram às “Conversas com dentes contentes”, na Biblioteca Municipal.
Coube ao Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, e Vereadores do Executivo, proceder à entrega do galardão, de caráter simbólico. O Presidente da Câmara enalteceu o extraordinário trabalho realizado pela Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do Concelho, que se articularam em torno desta causa comum, a prevenção da saúde oral desde tenra idade, e agradeceu a colaboração dos médicos dentistas do concelho que aderiram ao projeto.

O final do espetáculo foi de verdadeira festa, com a entrada em cena da mascote - o Trinca-Livros. As crianças subiram ao palco para cantar o tema “Acorda”, que faz parte do CD “E se a minha escova cantasse?, lançado pelo Projeto SOBE.

Médicos dentistas de Mortágua colaboraram nas atividades

Associando-se ao Projeto SOBE, a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do concelho desenvolveram ao longo do ano várias atividades que visaram promover a saúde oral junto das crianças do Pré-Escolar e Ensino Básico (1º e 2ºCiclo), aliando esse objetivo à promoção da literacia.
A Biblioteca Municipal idealizou um projeto sobre saúde oral inovador, dirigido às crianças que frequentam aquele espaço e complementando as ações promovidas pelas bibliotecas escolares do concelho. O objetivo foi estimular nas crianças hábitos de higiene oral, através de visitas e palestras de profissionais da área da odontologia, leitura de contos, teatro de fantoches e jogos educativos sobre o tema.
A criação de uma mascote – o Trinca-Livros – foi a primeira iniciativa deste projeto, tendo sido apresentada à comunidade escolar e população em geral.

“Conversas com dentes contentes” foi a designação dada a uma das atividades desenvolvidas. A Biblioteca Municipal convidou os médicos dentistas com consultório em Mortágua a visitar a Biblioteca e o Centro Educativo para falarem às crianças sobre saúde oral. Nestas sessões, os profissionais deram dicas sobre como fazer a higienização dos dentes, cuidados diários a tomar e a importância de uma boca saudável. No final de cada sessão era lida e representada uma história sobre a temática.

Outra atividade intitulou-se “De pequenino se lava o dentinho”, consistindo na leitura de contos relacionados com a temática da saúde oral. A Biblioteca Municipal preparou duas histórias, contadas a todas as crianças do Pré-Escolar.

O “Trinca-Livros em acão” foi outra das atividades dinamizadas. Com base no que ouviram nas sessões, as crianças elaboraram trabalhos que foram utilizados na decoração da sala de atividades da Biblioteca e dos cenários das histórias.


O projeto SOBE distribuiu kits com diversos materiais pedagógicos pelas crianças da Escola Básica e a Imprensa da Universidade de Coimbra ofereceu à Biblioteca Municipal 40 exemplares do livro “ As mil cores do sorriso da Maria”, escrito e ilustrado por profissionais de saúde.

Como corolário das atividades já realizadas, o Centro de Animação Cultural acolheu uma Exposição de trabalhos elaborados pelas crianças no âmbito do Projeto SOBE - Saúde Oral - Bibliotecas Escolares, e da atividade "Trinca-Livros em Ação" dinamizado na Biblioteca Municipal.

O Projeto SOBE ganhou o prémio do Concurso "The World Dental Hygienist Awards" 2013, na categoria de projetos da Sunstar Foundation for Oral Health Promotion.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade