Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Espetáculo “Livro aberto, sorriso desperto” encerrou um ano de atividades de promoção da saúde oral aliada à leitura

2013-12-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Centro de Animação Cultural foi palco no passado dia 29 da Gala “Livro aberto, sorriso desperto”, que marcou o culminar de um ano de atividades dedicadas à promoção da saúde oral junto da população escolar, desenvolvidas pela Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do concelho, no âmbito do Projeto Sobe, do Programa Nacional da Promoção da Saúde Oral.

O Projeto SOBE é uma iniciativa conjunta da Direção Geral de Saúde, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares, constituindo-se como uma iniciativa inovadora, dinâmica, útil, facilitadora da aprendizagem e promotora da universalização dos cuidados efetivos de saúde oral.

As crianças foram os protagonistas do espetáculo, interpretaram músicas, leram poemas, representaram histórias, tendo como mote a temática da Saúde Oral. Foram exibidos vídeos com depoimentos dos profissionais de saúde que colaboraram nas atividades, que decorreram na Biblioteca Municipal e Centro Educativo. Os profissionais consideraram a iniciativa “interessante”, “inovadora”, “cativante para as crianças”, e “um exemplo a seguir”, destacando a interação das crianças e os benefícios de se conseguir sensibilizar, em simultâneo, para hábitos de saúde oral e hábitos de leitura. A Direção Geral de Saúde e a Coordenadora das Bibliotecas Escolares, enviaram mensagens de congratulação pela iniciativa.

A Gala, organizada pela Biblioteca Municipal, serviu também para fazer a entrega do troféu “Trinca-Livros” às crianças que contaram histórias na Biblioteca, aos médicos dentistas que colaboraram nas atividades, aos autores do livro “As mil cores do sorriso da Maria” e ao Agrupamento de Escolas.
Foram também entregues diplomas de participação a todas as crianças e pais que assistiram às “Conversas com dentes contentes”, na Biblioteca Municipal.
Coube ao Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, e Vereadores do Executivo, proceder à entrega do galardão, de caráter simbólico. O Presidente da Câmara enalteceu o extraordinário trabalho realizado pela Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do Concelho, que se articularam em torno desta causa comum, a prevenção da saúde oral desde tenra idade, e agradeceu a colaboração dos médicos dentistas do concelho que aderiram ao projeto.

O final do espetáculo foi de verdadeira festa, com a entrada em cena da mascote - o Trinca-Livros. As crianças subiram ao palco para cantar o tema “Acorda”, que faz parte do CD “E se a minha escova cantasse?, lançado pelo Projeto SOBE.

Médicos dentistas de Mortágua colaboraram nas atividades

Associando-se ao Projeto SOBE, a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do concelho desenvolveram ao longo do ano várias atividades que visaram promover a saúde oral junto das crianças do Pré-Escolar e Ensino Básico (1º e 2ºCiclo), aliando esse objetivo à promoção da literacia.
A Biblioteca Municipal idealizou um projeto sobre saúde oral inovador, dirigido às crianças que frequentam aquele espaço e complementando as ações promovidas pelas bibliotecas escolares do concelho. O objetivo foi estimular nas crianças hábitos de higiene oral, através de visitas e palestras de profissionais da área da odontologia, leitura de contos, teatro de fantoches e jogos educativos sobre o tema.
A criação de uma mascote – o Trinca-Livros – foi a primeira iniciativa deste projeto, tendo sido apresentada à comunidade escolar e população em geral.

“Conversas com dentes contentes” foi a designação dada a uma das atividades desenvolvidas. A Biblioteca Municipal convidou os médicos dentistas com consultório em Mortágua a visitar a Biblioteca e o Centro Educativo para falarem às crianças sobre saúde oral. Nestas sessões, os profissionais deram dicas sobre como fazer a higienização dos dentes, cuidados diários a tomar e a importância de uma boca saudável. No final de cada sessão era lida e representada uma história sobre a temática.

Outra atividade intitulou-se “De pequenino se lava o dentinho”, consistindo na leitura de contos relacionados com a temática da saúde oral. A Biblioteca Municipal preparou duas histórias, contadas a todas as crianças do Pré-Escolar.

O “Trinca-Livros em acão” foi outra das atividades dinamizadas. Com base no que ouviram nas sessões, as crianças elaboraram trabalhos que foram utilizados na decoração da sala de atividades da Biblioteca e dos cenários das histórias.


O projeto SOBE distribuiu kits com diversos materiais pedagógicos pelas crianças da Escola Básica e a Imprensa da Universidade de Coimbra ofereceu à Biblioteca Municipal 40 exemplares do livro “ As mil cores do sorriso da Maria”, escrito e ilustrado por profissionais de saúde.

Como corolário das atividades já realizadas, o Centro de Animação Cultural acolheu uma Exposição de trabalhos elaborados pelas crianças no âmbito do Projeto SOBE - Saúde Oral - Bibliotecas Escolares, e da atividade "Trinca-Livros em Ação" dinamizado na Biblioteca Municipal.

O Projeto SOBE ganhou o prémio do Concurso "The World Dental Hygienist Awards" 2013, na categoria de projetos da Sunstar Foundation for Oral Health Promotion.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade