Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Maratona BTT “Descoberta da Irmânia” reuniu cerca de 250 atletas

2013-11-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Prova integrou as vertentes Promoção e Competição

Realizou-se no passado dia 24 a 5ª edição da Maratona BTT “Descoberta da Irmânia”, organizada mais uma vez pelo Centro Cultural e Recreativo da Marmeleira.

A edição deste ano contou com a participação de cerca de 250 corredores, entre as categorias Promoção e Competição.
Os corredores tinham ao seu critério dois percursos distintos, a Meia-Maratona (40 km) e a Maratona (70km). As categorias de Promoção (atletas não federados) e Competição (atletas federados) estavam ainda subdivididas por faixas etárias (Elite/Sub23, Juniores, Master A, B e C, Betetista/Cicloturista).

O percurso estava desenhado maioritariamente sobre pisos de terra, percorrendo estradões agrícolas e single-tarcks, conciliando zonas técnicas com zonas rápidas. Incluiu passagem nas localidades de Mortágua, Vale de Açores, Caparrosinha, Almaça, Ferradosa, Galhardo, Lourinha, Cerdeira e a Marmeleira, como não podia deixar de ser.

Este ano e pela primeira vez, a prova da Irmânia Integrou também a 10ª e última etapa do Campeonato Regional XCM (setor competitivo).

O centro nevrálgico da prova, ao contrário do que tem sido habitual em anteriores edições, foi a zona das Piscinas/Pavilhão Municipal, onde funcionou o secretariado, padock, partida e chegada dos atletas, entrega de prémios.
Esta mudança de localização, de caráter excecional, deveu-se ao facto das instalações do Centro Cultural da Marmeleira, local onde habitualmente está instalada a logística da prova, estarem a sofrer obras de remodelação. “Nós ainda tentámos empurrar a prova para o final do mês, na expectativa de que as obras pudessem estar concluídas, mas não foi possível. Neste tipo de provas toda a logística tem que estar concentrada, daí o termos pedido à Câmara a cedência das instalações municipais, sobretudo por causa dos balneários, e ao Agrupamento de Escolas a cedência da cozinha e refeitório”, explicou-nos Carlos Santos, Presidente da Direção do Centro Cultural da Marmeleira.
Por esse mesmo motivo, adiantou, também o traçado da prova não se alargou tanto para sul, nomeadamente para a freguesia de Cercosa e para Penacova, como já aconteceu em anos anteriores. “Mas naturalmente no próximo ano a prova voltará a ter início e final da Marmeleira, como tem sido tradição”, asseverou.

Para a organização, o balanço final é muito positivo. “A adesão foi muito boa, tendo em conta que havia outras provas na região, doutro modo a adesão até seria maior. Entendemos que um intervalo entre os 200 e os 400 atletas é aquele que está dentro das capacidades da nossa estrutura, nomeadamente em termos logísticos”, referiu Carlos Santos.Os participantes mostraram-se bastante agradados com o figurino do traçado, destacando alguns locais de grande beleza natural.

No final da prova foram entregues troféus aos 3 primeiros classificados de cada categoria, masculinos e femininos. O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, o Presidente da Junta de Freguesia da Marmeleira, Alberto Rosa, o Presidente da Direção do C.C. da Marmeleira, Carlos Santos, o ciclista profissional Hugo Sancho, natural da Marmeleira, foram algumas das entidades e pessoas que participaram neste ato de consagração dos vencedores.

A equipa da casa, Anicolor, esteve representada nesta prova, com mais de duas dezenas de atletas, nos vários escalões, e conseguiu excelentes resultados. Gonçalo Matos venceu na categoria Promoção Júnior/Cadete; Xavier Silva e Filipe Alves foram 1º e 2º na prova de Juniores, respetivamente; Filipe Lopes foi 3º na Promoção Master A (70 km) e Luís Abrantes foi 3º em Master B (40 km). É de registar ainda a boa prestação de outros atletas do concelho, como a vitória de Valter Rosa, da equipa Labialfarma, na categoria Promoção Master A (70km). Houve ainda atletas que competiram a título individual, maioritariamente na categoria Promoção.
Uma referência ainda para dois outros atletas de Mortágua, mas a correrem pela equipa Avança/Moreira Congelados. Bruno Casimiro foi segundo na prova de Elites/Sub-23 e manteve o segundo lugar na classificação final do Campeonato Regional, enquanto Alexandre Casimiro foi terceiro na categoria Master A.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia da Marmeleira, União de Freguesia de Mortágua, Almaça, Cortegaça e Vale de Remigio, Agrupamento de Escolas, GNR e Bombeiros Voluntários de Mortágua. além de empresas do concelho. É de referir também a prestimosa colaboração de muitas pessoas, da Associação e da freguesia, que ajudaram nomeadamente no controle dos cruzamentos e nos abastecimentos.

O Presidente da Câmara congratulou-se com o êxito da prova e destacou a exemplar organização, ficando demonstrado mais uma vez que “Mortágua já é uma referência no BTT”.

Deixou ainda um agradecimento, na pessoa do seu Presidente, a toda a Direção do Centro Cultural da Marmeleira, pelo grande esforço desenvolvido para que a prova não deixasse de ser realizada, dados os condicionalismos que impediram a sua realização na Marmeleira, “mas deram as mãos e conseguiram o resultado que está à vista, um grande êxito”.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade