Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município entregou diplomas aos restaurantes que participaram no Fim de Semana da Lampantana

2013-11-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Presidente da Câmara destacou o acréscimo de visitantes e os benefícios para a economia local.

Numa sessão realizada no passado dia 8, o Município de Mortágua procedeu à entrega dos diplomas de participação aos restaurantes que se inscreveram na quarta edição do Fim de Semana da Lampantana, que decorreu nos dias 1, 2 e 3 de novembro. Este ano o evento gastronómico contou com a participação de dez restaurantes que promoveram este prato típico de Mortágua: “A Lanchonete”; “A Mó”; “A Roda”; “Aldeia Sol”; “Fazenda”; “Floresta”; “Montebelo Aguieira”; “O Nosso Lar”; “Orlando”; “Teu Amigo”.

Todo o Executivo Municipal fez questão de estar presente na entrega do diploma a cada restaurante que participou no evento. O Presidente da Câmara agradeceu a participação de todos os restaurantes e felicitou-os pelo trabalho, dedicação e esforço desenvolvidos nestes três dias, ao mesmo tempo mostrando-se satisfeito pela forte adesão registada, que se traduziu num novo recorde de refeições servidas.
E aproveitou o momento para lançar o desafio aos restaurantes do concelho no sentido da promoção doutras iniciativas na área gastronómica, nomeadamente visando a dinamização do setor naquelas épocas do ano em que o movimento comercial é mais baixo. “Acho que podemos fazer algo mais no sentido de enriquecer a nossa gastronomia, até porque temos outros produtos tradicionais. Para isso precisamos da colaboração de todos e o Município cá estará para acolher e apoiar novas ideias e iniciativas”, disse.

Número de doses servidas teve um crescimento de 40%


Esta sessão serviu também para fazer uma avaliação final do evento e auscultar as opiniões dos restaurantes aderentes, bem como para acolher eventuais sugestões.
Ficou-se a saber que durante os três dias do evento foram servidas 1971 doses de Lampantana, constituindo um novo recorde. Este número será até ligeiramente superior, atendendo a que alguns clientes não preencheram o cupão e há que acrescentar o número de doses que foram vendidas por encomenda, para consumo nas casas. Em comparação com a edição anterior houve um crescimento de 40%.
É de salientar que praticamente todos os restaurantes tiveram um aumento, significativo, de doses vendidas, em relação ao ano anterior. Alguns restaurantes solicitaram o reforço das caixas de vinho e dos cupões, dado que não estavam à espera de tamanha adesão.


Estes números ganham ainda maior significado, se tivermos em conta a redução da duração do evento de quatro para três dias, a eliminação do feriado de Dia de Todos os Santos, além naturalmente da conjuntura económica que o país vive.

À semelhança dos anos anteriores, o Município ofereceu o vinho tinto que acompanhou as refeições, produzido pela Sociedade Agrícola Boas Quintas, de Mortágua, e engarrafado com um rótulo especial alusivo ao evento. O Município apoiou também ao nível da divulgação do evento, nomeadamente através do seu site oficial, newsletter, agenda municipal, outdoors, publicidade na Comunicação Social, elaboração de cartazes, desdobráveis, faixas de identificação dos restaurantes aderentes. Alguns restaurantes desenvolveram também a suas próprias iniciativas de divulgação, nomeadamente através da sua própria newsletter, convite pelo correio e facebook.


Por cada dose de Lampantana foi distribuído um cupão, que permitiu avaliar não só a quantidade de doses servidas, como ainda a proveniência dos clientes (concelho ou fora do concelho), a forma como tomaram conhecimento do evento e a sua opinião acerca do prato e do serviço.
Relativamente à origem dos clientes, concluiu-se que 67% dos clientes eram residentes no concelho de Mortágua (61% em 2012) e que 32% eram clientes provenientes de outros concelhos (39% em 2012).

Relativamente à opinião sobre a ementa e os restaurantes, o preenchimento dos cupões revela que a maioria dos clientes classificou a ementa, os restaurantes e o serviço nos itens de Excelente e Bom.
É de salientar, também, que de ano para ano os restaurantes têm tido a preocupação de melhorar a apresentação do prato e do serviço. Vários restaurantes tiveram a iniciativa e o cuidado de “embelezar” a mesa, utilizando copos, guardanapos e toalhas especiais, nestes dias em que decorreu o IV Fim de Semana da Lampantana.

A análise dos cupões revelou ainda que a maioria dos clientes já tinha conhecimento da Lampantana (73%), o que indica que o principal motivo é mesmo saborear este prato, que já tem uma forte tradição na gastronomia local.

O balanço final da quarta edição é francamente positivo, podendo mesmo dizer-se que superou as expectativas.
Houve um aumento de cerca de 30 a 35 % de visitantes no concelho e o evento contribuiu para uma melhoria substancial dos negócios. É de referir que, indiretamente, este evento beneficiou e dinamizou outros agentes económicos, nomeadamente, os talhos e as padarias locais, constituindo-se numa mais-valia para a economia local.

No final da sessão procedeu-se ao sorteio do prémio previsto no Regulamento, extraído entre os cupões distribuídos aos clientes. O prémio, uma caixa de vinho da serie especial Lampantana, saiu a um cliente do concelho de Santa Comba Dão.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade